Kanban vs Scrum, qual a melhor metodologia ágil para implementar na sua empresa?
Ambas ajudam a otimizar a eficiência e a eficácia do trabalho, mas têm abordagens distintas.
Para te ajudar nessa escolha, preparamos este artigo explicando melhor os métodos. Continue a leitura e confira:
- O que é método Scrum?
- O que é método Kanban?
- Principais diferenças entre Kanban e Scrum
- Vantagens e desvantagens do Kanban e Scrum
- Kanban vs Scrum: qual a melhor opção?
- Conte com o Scopi para implementar a metodologia ágil
O que é método Scrum?
O Método Scrum é uma metodologia ágil criada por Ken Schwaber e Jeff Sutherland em 1993, baseada nos estudos de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka. Eles analisaram o processo de trabalho de montadoras como a Honda, que utilizavam uma abordagem escalonada de produção.
O Scrum é amplamente conhecido e aplicado no desenvolvimento de software devido à sua praticidade.
A base do Scrum está na realização de feedbacks contínuos, buscando reduzir o tempo de desenvolvimento total de um projeto. A cada melhoria realizada durante a construção, o tempo de entrega final e as possíveis alterações são diminuídos. No método Scrum, esses feedbacks são feitos por meio dos Sprints.
Essa metodologia estabelece um processo de gerenciamento de projeto transparente e acessível a todos os envolvidos. Os painéis são claros e objetivos, abrangendo desde a criação do projeto até os prazos e pontos de melhoria.
O que é método Kanban?
A palavra “Kanban” tem origem japonesa e significa “placa visual” ou “sinal”. O Método Kanban foi desenvolvido e aplicado pela Toyota na década de 40 como um sistema de programação para fabricação just-in-time, mas só foi formalmente definido em 2007.
O Kanban consiste em um quadro com cartões de trabalho posicionados em colunas, representando tarefas priorizadas. Com essa organização, a equipe pode facilmente controlar as atividades, analisando pendências, possíveis atrasos, melhorias e o progresso do projeto desde o início até a conclusão.
O método Kanban pode ser resumido em três funcionalidades principais:
- Gerenciar o fluxo de trabalho: permite que gestores ou gerentes de projetos acompanhem o andamento da produção e identifiquem gargalos;
- Equilibrar processos: ajuda a monitorar o que já foi produzido e o que ainda falta, evitando a paralisação de atividades devido à ausência de outras tarefas finalizadas;
- Avaliar a capacidade produtiva da equipe: limita a quantidade de trabalho a ser realizado, garantindo um equilíbrio na carga de atividades.
Principais diferenças entre Kanban e Scrum
Abaixo montamos um quadro para destacar as principais diferenças entre Kanban e Scrum, mostrando como cada método aborda aspectos como estrutura, fluxo de trabalho, papéis, planejamento, estimativa, medição de progresso e adaptação às mudanças.
Aspecto | Kanban | Scrum |
Estrutura | Fluxo contínuo de trabalho | Sprints fixos (iterações) |
Fluxo de Trabalho | Quadro Kanban com colunas de estágios | Quadro Scrum e reuniões diárias |
Papéis | Sem papéis específicos | Product Owner, Scrum Master, Equipe |
Planejamento | Menos formal, ajustável | Planejamento e estimativa de Sprints |
Estimativa | Foco no tempo médio de conclusão das tarefas | Comprometimento com tarefas do Sprint |
Medição | Fluxo de trabalho e lead time | Gráficos de burn-down/up e revisões de Sprint |
Adaptação | Alta flexibilidade e melhoria contínua | Adaptações e melhorias após cada Sprint |
– Leia também: Gráfico de Gantt: conheça 5 benefícios de usá-lo na gestão de projetos
Vantagens e desvantagens do Kanban e Scrum
Ainda está na dúvida de qual metodologia escolher? Veja então algumas das principais vantagens e desvantagens do Kanban e Scrum:
Vantagens Kanban
- Flexibilidade: a metodologia permite alterações a qualquer momento, facilitando a adaptação às mudanças de prioridades e demandas do projeto;
- Foco na melhoria contínua: incentiva a análise e otimização constantes do processo de trabalho;
- Visibilidade do trabalho: fornece uma visão clara do progresso e status das tarefas;
- Redução de desperdício: ajuda a reduzir o desperdício e a garantir que a equipe se concentre nas tarefas mais importantes.
Desvantagens Kanban
- Menos estrutura: a falta de estrutura e papéis definidos pode levar a desafios de responsabilidade e coordenação;
- Dificuldade em prever o tempo de entrega: devido ao fluxo contínuo de trabalho, pode ser mais difícil prever quando as tarefas serão concluídas;
- Menos adequado para projetos com prazos rígidos.
Vantagens Scrum
- Estrutura e papéis claros: os papéis bem definidos e a estrutura do Scrum ajudam a garantir responsabilidades claras e coordenação eficaz;
- Previsibilidade: o uso de Sprints fixos e planejamento de Sprint ajuda a prever quando as tarefas serão concluídas;
- Melhoria iterativa: a abordagem iterativa do Scrum permite a incorporação de feedback e melhorias ao longo do projeto;
- Adequado para projetos com prazos e entregáveis específicos.
Desvantagens Scrum
- Menos flexibilidade: as mudanças no escopo do projeto podem ser mais difíceis de acomodar durante um Sprint em andamento;
- Sobrecarga administrativa: o Scrum pode exigir mais tempo em reuniões, planejamento e gerenciamento de processos;
- Risco de focar demais nos prazos: a ênfase nos prazos dos Sprints pode levar a uma pressão excessiva e a compromissos de qualidade.
Kanban vs Scrum: qual a melhor opção?
A escolha entre os métodos Kanban e Scrum vai depender das necessidades do seu projeto.
Por exemplo, digamos que seja um projeto de alta complexidade, com muitas mudanças e incertezas, logo, pode ser mais interessante optar pelo Kanban para manter a organização. Mas, caso seja importante ter prazos claros para as entregas, então talvez seja melhor optar pelo Scrum.
Em geral, se for necessário adaptabilidade e respostas rápidas, a melhor opção é o Kanban. Já quando é importante organizar as entregas de forma mais rígida, o Scrum pode ser a escolha mais adequada.
– Leia também: Metodologias de gestão de projeto: conheça os 6 principais modelos
Conte com o Scopi para implementar a metodologia ágil
Dentro do software de planejamento estratégico Scopi, você pode aplicar tanto o modelo Kanban, quanto o Scrum para organizar, planejar, delegar e executar todas as etapas do seu projeto, independentemente do tamanho do projeto. Pode também definir o esforço de cada ação e saber o quanto cada membro da equipe produziu
E mais: cada projeto pode estar vinculado a um objetivo estratégico. Assim, em um único lugar, você obtém a visão do todo e de todos, o operacional integrado ao estratégico.
– Leia também: Planejamento estratégico: entenda o que é, sua importância e como fazer