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Home > Gestão de performance: o que é e como fazer na sua empresa?

Gestão de performance: o que é e como fazer na sua empresa?

  • setembro 13, 2024
  • Marcos Kayser
Gestão de performance: o que é e como fazer na sua empresa?

Para que sua empresa alcance seus objetivos estratégicos com o máximo de eficiência e sustentabilidade é fundamental que ela tenha uma boa gestão de performance. Mas afinal, o que seria isso? Basicamente, a prática envolve o acompanhamento contínuo, a análise e a otimização de processos para garantir a melhoria contínua em sua organização.

Para te ajudar nessa missão, preparei este artigo para esclarecer dúvidas sobre o tema. Continue lendo e confira:

  •  O que é gestão de performance?
  • Importância da gestão de performance
  • Componentes da gestão de performance

 O que é gestão de performance?

Como adiantado acima, a gestão de performance pode ser entendida como um processo contínuo de avaliação e melhoria do desempenho de uma organização. Portanto, ela tem como objetivo garantir que todas as ações e metas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos do negócios, o que leva a resultados mais consistentes e satisfatórios.

Além de promover a melhoria contínua, a gestão da performance também ajuda a identificar pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa. Isso é conquistado através de práticas como definição de metas claras, gerenciamento de KPIs, entre outras. Falaremos mais sobre elas ainda neste artigo.

Importância da gestão de performance

Se a sua empresa busca sucesso a longo prazo, ter uma gestão de performance é indispensável, uma vez que ela ajuda a melhorar a eficiência dos processos e também colabora para criação de um ambiente de trabalho mais colaborativo e orientado para resultados.

Entre os principais benefícios conquistados destacam-se:

  • Alinhamento estratégico: Garante que todos os colaboradores estejam cientes dos objetivos da empresa e de como suas atividades contribuem para o sucesso geral;
  • Identificação de falhas: Ajuda a identificar problemas e gargalos nos processos antes que eles afetem o desempenho da empresa de maneira significativa;
  • Melhoria contínua: Promove a cultura de aprimoramento constante, onde os colaboradores e a empresa estão sempre buscando maneiras de se tornar mais eficientes;
  • Tomada de decisão baseada em dados: A gestão de performance utiliza dados e métricas para orientar a tomada de decisões, evitando a dependência de suposições ou impressões subjetivas.

– Leia também: Gestão de processos: o que é, importância e como padronizar o seu jeito de fazer

Componentes da gestão de performance

A aplicação da gestão de performance envolve uma série de componentes que devem ser colocados em prática para eficiência da metodologia. Veja a seguir quais são os principais passos para implementação dessa estratégia:

1. Definição de metas claras

O primeiro passo para uma gestão de performance eficaz é a definição de metas claras. Nossa sugestão é que essas metas sigam a metodologia SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido) para garantir que sejam bem compreendidas e orientem o comportamento e o esforço das equipes.

É importante destacar que o estabelecimento de metas claras ajuda a alinhar todos os colaboradores em torno dos objetivos estratégicos da empresa e serve como referência para a avaliação de desempenho.

Exemplo: Se o objetivo estratégico de uma empresa é aumentar a receita em 15% em um ano, as metas táticas e operacionais devem ser desdobradas para cada área. O departamento de vendas, por exemplo, pode ter uma meta de aumentar as vendas em 10% no primeiro semestre.

2. Monitoramento de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs)

Os indicadores-chave de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são métricas que permitem medir o progresso em direção às metas estabelecidas. Eles são essenciais para fornecer dados reais sobre o desempenho da empresa, dos departamentos e dos indivíduos. Assim como mencionado no tópico anterior, ressaltamos que esses indicadores precisam ser mensuráveis, relevantes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Exemplo de KPIs:

  • Taxa de conversão de leads em vendas;
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Tempo médio de resposta ao cliente;
  • Produtividade por colaborador.

Dica: Cada departamento deve definir seus KPIs com base nas metas que precisa atingir, garantindo que haja uma visão clara sobre o que está funcionando bem e onde há espaço para melhorias.

– Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto

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3. Feedback contínuo

A gestão de performance funciona com base em um feedback contínuo. Afinal, é através desse retorno que as empresas são capazes de realizarem ajustes rápidos sempre que necessário.

Em vez de esperar por avaliações formais anuais ou semestrais, o feedback contínuo garante que os colaboradores saibam em tempo real o que estão fazendo de maneira eficaz e o que precisa ser melhorado.

Para implementar o feedback contínuo indicamos que sejam realizados check-ins frequentes entre gerentes e colaboradores para discutir o progresso em relação às metas, os desafios enfrentados e os próximos passos.

– Leia também: Cultura de feedback nas organizações: o que é, importância e como criar

3. Capacitação

Um dos principais componentes da gestão de performance é o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Por isso, sua empresa deve estar sempre aplicando treinamentos e capacitações com o intuito de aprimorar as habilidades dos seus funcionários. Afinal, essa é a melhor forma de garantir que o seu capital humano esteja preparado para lidar com novos desafios e demandas do mercado.

4. Reconhecimento e recompensas

Quando os funcionários são reconhecidos por suas realizações, eles se sentem mais valorizados e tendem a manter ou melhorar seu desempenho. Além do reconhecimento verbal, as recompensas, sejam elas financeiras ou não, também podem ser utilizadas para incentivar o bom desempenho. Veja a seguir alguns exemplos de recompensas que podem ser implementadas na sua organização:

  • Bônus por atingimento de metas;
  • Promoções ou novas responsabilidades;
  • Reconhecimento público em reuniões ou eventos;
  • Benefícios adicionais, como dias de folga.

– Leia também: Remuneração estratégica: o que é, características, benefícios e tipos

5. Ajuste contínuo 

Ao implementar uma gestão de performance, é importante que você tenha em mente que a flexibilidade será fundamental em todo o processo. Afinal, na medida que as empresas crescem é comum que mudanças sejam percebidas, sejam internamente ou até no mercado, logo, os objetivos e as metas precisam ser ajustados para garantir que sua empresa não fique presa a metas irrelevantes para o cenário atual.

6. Ferramentas de suporte à gestão de performance

Finalmente, para garantir que todos esses componentes funcionem de maneira integrada e eficiente, é indicado que sua empresa tenha ferramentas de suporte. Softwares de gestão de performance, como o Scopi, permitem automatizar o acompanhamento de metas e KPIs, além de centralizar todas as informações em um único lugar, facilitando o acesso e a análise dos dados.

Veja algumas das funcionalidades do nosso software de planejamento estratégico:

  • Monitorar indicadores em tempo real: Dashboards personalizados permitem que você acompanhe o progresso de cada área da sua empresa.
  • Gerar relatórios automaticamente: Economize tempo e tenha informações atualizadas ao seu alcance.
  • Centralizar dados: Todo o planejamento estratégico, metas e indicadores em uma única plataforma, facilitando a gestão e a análise de performance.

A implementação de uma gestão de performance não precisa ser um desafio. Com uma ferramenta como o Scopi você pode garantir que sua empresa alcance seus objetivos de maneira eficiente e consistente.

Experimente o Scopi e veja como ele pode transformar a gestão de performance da sua empresa!

– Leia também: Planejamento estratégico: tudo o que você precisa para criar e por em prática o seu!

* Foto de destaque de Scott Graham na Unsplash

Picture of Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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