Canvas: como fazer e usar para modelar o seu negócio

O Business Model Canvas é uma ferramenta bastante utilizada por gestores. Ela permite visualizar elementos importantes do modelo de negócio, o que facilita o planejamento estratégico. E hoje em dia existem softwares que tornam a operação supersimples. 

Ficou a fim de conhecer as vantagens dessa metodologia? Então continue conosco para saber o que significa o modelo de negócio Canvas e como ele funciona na prática! Saiba mais detalhes!

O que é o Canvas?

O Business Model Canvas, ou painel de modelo de negócio, é um quadro estratégico composto pelos itens mais relevantes que constituem uma empresa. Basicamente, ele traz um esquema estratégico dos principais pontos de um plano de negócio, de uma maneira visual e bem fácil de entender.

São nove blocos que podem ser subdivididos em quatro questões-chave: Como / O quê / Para quem / Quanto. Com base nessas informações, você observa quais ações deverão ser desenvolvidas para atingir um objetivo dentro da empresa.

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A importância de utilizar o modelo de negócio Canvas

A ferramenta Canvas possibilita uma visão sistêmica do negócio. O esquema gráfico simplifica a visualização, de modo que qualquer pessoa consiga entendê-lo. Afinal, é bem mais fácil compreender um mapa ilustrado que um relatório cheio de termos técnicos, correto?

O grande benefício dessa abordagem é o envolvimento de todos os membros da equipe. Com um time motivado e engajado, você caminha rumo ao sucesso com mais rapidez. Inclusive, se houver dúvidas durante a jornada, basta consultar o Canvas para corrigir a rota rapidinho. 

Canvas: como fazer?

Agora que já explicamos o que é o Business Model Canvas e para que serve essa ferramenta, chegou a vez da implementação.

Olhando para o painel de negócios, você vai perceber que os blocos à direita correspondem aos elementos mais emocionais do modelo de negócio. Já os da esquerda são os aspectos estruturais e lógicos.

Sugere-se preencher o Canvas da direita para a esquerda. Isso porque é necessário conhecer primeiro o lado subjetivo e pessoal antes de partir para a parte concreta e coletiva das atividades.

Para montar e preencher o painel, os gestores do passado usavam uma folha A0 com post-its coloridos —correspondendo aos segmentos de clientes diferentes. Porém, atualmente, há softwares como o Scopi que permitem a construção do Canvas, com recursos para definir as cores dos quadros e movê-los.

Veja, a seguir, uma lista com os blocos que compõem o Business Model Canvas e entenda como montá-los completá-los:

Respondendo o “Como?”

Esta seção diz respeito ao passo a passo das tarefas, isto é, ao que deve ser feito para a equipe atingir um objetivo. O “como” depende diretamente do “o quê”, que detalharemos logo mais.

  • Atividades Chave:

Quais são as principais atividades para você entregar a proposta de valor? Vendas mais rápidas, serviços mais eficientes, eventos para aproximar público e marca?

  • Recursos Chave:

Quais são os recursos disponíveis para entregar a proposta de valor? Será necessário investir em equipamento, treinar pessoal ou desembolsar grana para uma campanha de marketing mais forte?

  • Parceiros Chave:

Há alguma parceria que possa ser estratégica para o seu negócio? Por exemplo, um fornecedor que consiga insumos mais baratos, ou que eleve a qualidade do produto final?

Respondendo o “O quê?”

Esse passo serve para entender o diferencial de sua empresa. Estamos falando daquilo que atrai os consumidores e os faz adquirir o produto ou serviço, em detrimento da concorrência.

  • Proposta de Valor:

Quais são os resultados e benefícios que o seu produto ou serviço gera? As pessoas se sentem mais felizes após consumi-lo? Elas suprem uma necessidade fundamental em suas vidas? Estão à procura de preço baixo, conveniência ou status e conquistam isso por meio do consumo?

Respondendo o “Para quem?”

Nesse ponto, deve-se ter uma compreensão de quem é seu público-alvo, ou seja, os consumidores que a empresa pretende conquistar. Lembre-se de que grupos variados têm demandas variadas, o que pode impactar todo o planejamento estratégico.

  • Segmentos de clientes:

Quem é o seu público-alvo (ou públicos-alvo, já que uma organização pode ter vários perfis em vista)? Estudantes universitários, pais de família, executivos? Considere estrato socioeconômico, localização geográfica e outras características do tipo.

  • Canais de distribuição:

Como o seu público-alvo adquire o seu produto ou serviço? Em supermercados, shoppings, lojas de rua ou pela internet?

  • Relacionamento com cliente:

Quais são os canais de relacionamento com o seu público-alvo? Além dos pontos de venda físicos (se houver), a marca está ativa nas redes sociais? Mantém uma linha telefônica para serviço de atendimento ao consumidor?

Respondendo o “Quanto?”

É preciso entender se a operação se paga. Às vezes, o momento pede contenção de gastos. Em outras ocasiões, pode haver um investimento mais robusto, contanto que traga bons resultados no longo prazo. A relação custo-benefício varia conforme as circunstâncias.

  • Fontes de receita:

Como o público-alvo paga para ter acesso ao seu produto ou serviço? Cartão de crédito, boleto bancário, PayPal, PIX, dinheiro em espécie? Algumas dessas alternativas demoram uns dias para entrar no fluxo de caixa e têm taxas de manutenção.

  • Estrutura de custos:

Quais são os principais custos para produzir e entregar seu produto ou serviço? Matéria-prima, energia elétrica, impostos, frete… Tudo conta!

Preenchendo adequadamente os quadros do Business Model Canvas, você terá uma compreensão bastante ampla do seu negócio. Com esse mapeamento visual, a empresa tenderá a não perder o foco.

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Que tal implementar o Canvas, então? O Scopi pode ajudar você. O software número 1 do planejamento estratégico no Brasil facilita a criação e agiliza a execução do seu modelo de negócio e integra num só lugar outras ferramentas importantes como SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi fazer gestão é mais fácil e eficaz.

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