Nós, seres humanos, temos tendência a buscar por princípios que orientem nossas ações. Pode parecer pretensioso, mas é próprio da nossa condição. Eles podem mostrar como melhorar a assertividade empresarial. Além disso, necessitamos deles para:
- Entender (ou inventar) a lógica do mundo
- Agir de uma forma que nos pareça racional
- Ficar bem com nós mesmos
Como essa tendência nos ajuda a melhorar nossa assertividade empresarial?
(Calma! Nós já vamos explicar o porquê você está lendo isso…)
Ter os princípios sempre em mente potencializa nosso alcance ao sucesso. No mundo empresarial, compreendê-los vai:
- Ajudar a avaliar riscos;
- Melhor se adaptar às mudanças;
- Fazer frente à concorrência;
- Potencializar o planejamento assertivo do caminho a ser trilhado para alcançar metas;
O mesmo vale para o mundo privado, mesmo porque, de acordo com o 3º princípio, tudo está interligado.
Os meus 4 princípios
Por mais que desejamos conquistar autonomia, devemos ter em mente que somos seres que pertencem a um mundo, com seus princípios, também considerados leis. Pensar ou acreditar nestes princípios nos ajuda ter uma noção de nossos limites e do campo de possibilidades disponível para nós criarmos e inovarmos, fazendo o mundo ser melhor. A realização de um sonho pode se tornar mais viável quando compreendemos esses princípios.
Então, vamos filosofar um pouco?
Primeiramente, vamos relembrar algo importante:
O que é o princípio? É o começo de tudo: eterno e imutável, sem o qual não existiria mundo. “É o alicerce da casa”. Uma espécie de chão que precisamos ter para ganhar sustentação. |
(É ISTO!)
Em termos práticos, tanto na vida profissional como na vida privada, entender os princípios ajuda-nos a avaliar riscos antes de escolhermos um caminho; facilita a adaptação à mudanças; reduz as frustrações; ganhamos tempo e mais chances de chegar onde queremos. Vamos a eles:
1º) Princípio da Incerteza
Afirma que tudo muda.
Tudo flui. Nada é para sempre. Tudo tem um fim. Nada é perene. Nós, seres humanos, somos exemplos vivos da efemeridade. Ontem fui criança, hoje adolescente, amanhã um velhinho que morre.
Dica: aproveitar a vida enquanto durar |
2º) Princípio da Diferença
Afirma que tudo tem o seu oposto.
“Toda moeda tem dois lados”, o que leva à multiplicidade. O frio existe porque há o quente. O mesmo aplicamos para o inverno e o verão. O bom e o mau. O doce e o salgado. O prazer e a dor. A vida e a morte.
Dica: aceitar ou tolerar a oposição |
3º) Princípio da Coerência
Afirma que tudo está interligado.
Uma coisa depende da outra. Todo efeito tem uma causa ou mais causas. Uma alteração na política de um país pode afetar a sua economia, que, por sua vez, pode afetar a economia mundial.
Dica: assumir as consequências de nossas omissões e nossos atos |
4º) Princípio da Relatividade
Diz que tudo é relativo a um contexto (inclusive estes princípios).
Qualquer coisa é válido e verdadeiro dentro de um contexto devidamente delimitado. Por exemplo, a cultura oriental tem “verdades” que não se aplicam à cultura ocidental.
Dica: aceitar que não há verdades absolutas |
Então, já havia pensado nestes princípios? Concorda com algum deles? A filosofia faz bem para a vida, por mais que pareça só teoria. Convido a ler o post Uma reflexão sobre o tempo, quem sabe você se anima a fazer também a sua lista de princípios, para ganhar tempo.
E se quiser saber mais sobre hábitos de como melhorar a assertividade empresarial, leia o guia com 15 características do empreendedor que preparamos especialmente para os leitores desse texto.
Um abraço e até mais!
Marcos Kayser
CEO da Scopi
O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.