5 filmes indicados ao Oscar que são exemplos de gestão

Acontece no próximo domingo (28/02), a maior premiação do cinema mundial: o Oscar. A edição deste ano traz filmes que abordam questões relacionadas a práticas de excelência de gestão. Os filmes indicados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas trazem à tona temáticas presentes no dia a dia das organizações reforçando o valor do desenvolvimento de um planejamento estratégico para alcançar os resultados. Abaixo, a relação destes filmes, selecionados pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade):

Spotlight: Segredos Revelados
Um dos favoritos ao prêmio de melhor filme do Oscar deste ano, Spotlight: Segredos Revelados, é baseado na história real de um grupo de jornalistas de Boston, que reúne documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Este grupo de jornalistas pode ser comparado a um grupo de inovação.

A grande aposta
Gerenciamento de crise é o grande tema trabalhado no filme indicado a cinco categorias do Oscar 2016. Ao abordar as questões que envolveram a crise econômica que abateu os EUA em 2008, a obra ressalta a importância da gestão para prever intempéries e momentos de adversidade nos negócios.

Divertida Mente
A animação indicada ao Oscar aborda, de forma lúdica e sensível, a influência das emoções no desenvolvimento pessoal de cada colaborador dentro de um negócio. Diante das novidades impostas à protagonista Riley, o filme trabalha a questão de formação de líderes e da preparação das equipes para assumir as responsabilidades quando o líder não está presente.

Joy: O nome do sucesso
Diante do desafio de superar uma adversidade, a protagonista Joy Mangano mudou a sua vida a partir de uma boa ideia. A trajetória de uma jovem empresária ressalta questões que abordam a importância da liderança, da gestão em momentos de crise, da capacidade de inovar e de um planejamento propositivo. Com períodos de dificuldades e de transformação da protagonista, o filme foi indicado na categoria de melhor atriz no Oscar deste ano.

Ponte dos espiões
A defesa de um espião russo é o ponto de partida para a trama do filme indicado a seis categorias do Oscar 2016. A história de um advogado norte-americano que assume o caso de um capturado pelo FBI, em plena Guerra Fria, aborda a importância das informações e do conhecimento para uma boa gestão e o gerenciamento de crises.

Fonte: FNQ (Fundação Nacional da Qualidade)

Categorias: ArtigoseBooks, InfográficosNotíciasVídeos.

Veja também:
– Por que 97% do seu planejamento estratégico é uma perda de tempo
– Planejamento Estratégico: início, meio e fim