10 Dicas de leitura para esquentar a gestão

Os Livros de gestão tem ganhado cada vez mais espaço nas livrarias, cada vez mais procurado por gestores e empreendedores para se manterem atualizados. Por essa razão, preparamos uma lista com 10 dicas de livros que vão melhorar a sua gestão:

1 – O mundo é dos incompetentes: 7 estratégias para acelerar a sua chegada ao topo – Brendan Reid – Ed. Benvirá

Como executivos considerados incompetentes conseguem conquistar cargos tão altos? Em algum momento da sua carreira, você certamente já se fez essa pergunta. Assim como Brendan Reid, autor deste livro que é uma das 10 dicas de livros que vão melhorar a sua gestão. Quando iniciou sua vida profissional, Brendan estava certo de que teria uma trajetória brilhante pela frente. Tinha boa formação acadêmica, era apaixonado pelo que fazia e, modéstia à parte, bastante talentoso. Para ele, como para a grande maioria de nós, o segredo do sucesso estava na inteligência, na dedicação ao trabalho e na busca constante por resultados. No entanto, depois de alguns anos, ele se viu completamente estagnado, enquanto seus colegas incompetentes ascendiam meteoricamente. Brendan resolveu parar de criticá-los e buscar entender por que aqueles espertinhos estavam se dando tão bem. Depois de anos de pesquisa, ele conseguiu definir sete estratégias nada convencionais, mas cruciais, para o sucesso profissional nunca seja passional com suas ideias, abrace as mudanças odiadas por todos, aprenda a promover seus projetos, evite a farsa da orientação para resultados, não faça parte do rebanho, procure grandes problemas para solucionar e nunca responsabilize os outros. Todas elas são explicadas em detalhes neste livro. Depois de defini-las, Reid entendeu, de uma vez por todas, que, se participasse do jogo-padrão, nunca teria chance de progredir. Em O mundo é dos incompetentes, ele sugere que você junte essas estratégias adversas ao seu talento e à sua inteligência. Este, sim, é o plano perfeito e fará de você um profissional imbatível!

2 – Contágio: por que as coisas pegam – Jonah Berger  – Ed. Leya

O que faz algo ser realmente um sucesso de público? Se você respondeu propaganda, pense de novo. Hoje as pessoas não dão mais tanta importância para anúncios, elas escutam opiniões. Mas por que falamos mais sobre certos produtos e ideias do que outros? Por que algumas histórias e boatos se espalham com mais facilidade? E o que faz um conteúdo on-line tornar-se viral? Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas. Ele estudou, por exemplo, por que artigos do The New York Times estão sempre na lista dos textos mais enviados por e-mail, ou por que alguns produtos geram boca a boca, e como a influência social define desde os carros que compramos às roupas que vestimos e os nomes que damos a nossos filhos. Neste livro, Berger revela a ciência secreta por trás do viral e da transmissão social. O autor apresenta seis princípios básicos que impelem todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas, de bens de consumo e iniciativas políticas a boatos no ambiente de trabalho e vídeos no YouTube.

3 – Vivendo com não elefantes: quando simplificar demais pode complicar a vida das empresas – Yves Moyen – Ed. Virgiliae

O mundo empresarial é cheio de armadilhas, uma delas é a tentativa de encarar tudo numa apresentação de PowerPoint. Sim, é preciso simplificar as situações para facilitar o entendimento e comunicação, mas muitas vezes o efeito é nefasto, acabam-se montando planos e estratégias ignorando a complexidade inerente da vida humana e empresarial. Nesta obra repleta de casos de sucesso e insucesso o autor apresenta o interessante conceito do DNA empresarial: Ideologia + Energia (Paixão e Ambição) + Valor (Inovação e Execução) + Ética. Mas se você quer saber o que são os não-elefantes, calma, apenas um jeito de alguns físicos falarem sobre a excessiva e incorreta simplificação do mundo. Com apêndice prático sobre o que fazer na próxima segunda pela manhã, além de um apanhado rico sobre a história do pensamento humano e das teorias de administração, este livro é um manual de para gestores.

4 – Sistemas colaborativos – Hugo Fuks e Mariano Pimentel – Ed. Campus

Neste livro, os conteúdos sobre sistemas colaborativos estão organizados de forma disciplinar. São analisados os sistemas que dão suporte ao trabalho em grupo, tais como redes sociais, sistemas de comunicação, ambientes virtuais colaborativos. São discutidos os aspectos sociais relacionados ao uso e também os aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento dos sistemas colaborativos. O objetivo educacional do livro é promover a competência em analisar e projetar sistemas colaborativos para o trabalho e a interação na sociedade conectada.

5 – Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias – Brian Burke – Ed. DVS

A gamificação surgiu como um meio de garantir essa vantagem, e as organizações estão começando a perceber essa importante ferramenta dentro de sua estratégia de engajamento digital. O livro Gamificar mostra como a gamificação poder ser usada não apenas para incentivar as pessoas a mudarem seus comportamentos e desenvolverem novas habilidades, mas também para estimular a inovação. Além disso, o ponto central dos objetivos da gamificação é o espaço em que se alinham os objetivos comerciais e aqueles dos “jogadores”. Como dois lados de uma mesma moeda, as metas dos participantes e das empresas podem até parecer dissimilares, mas, com frequência, representam a mesma coisa, só que expressa de maneiras distintas. A chave para o sucesso da gamificação é envolver as pessoas em um nível emocional, motivando-as a atingir seus próprios objetivos. Repleto com histórias de sucesso oriundas de todos os setores comerciais, o livro Gamificar representa um importante guia para empreendedores e líderes empresariais empenhados em iniciativas de gamificação. Essa obra explica de que maneira evitar armadilhas e introduzir as melhores práticas, garantindo a compreensão clara dessa nova e promissora estratégia de negócios.

6 – Construindo um negócios melhor com a utilização do método Lego Serious Play – Per Kristiansen e Robert Rasmunssen – Ed. DVS

Construindo um Negócio Melhor com a Utilização do Método Lego Serious Play oferece uma abordagem criativa para inovar e melhorar a performance profissional, focando na utilização do brincar para desbloquear o potencial humano nas organizações. Baseado em anos de pesquisa e escrito por Per Kristiansen e Robert Rasmussen – os dois Master Trainers originais para Lego Serious Play –, o livro mostra claramente como o método pode desenvolver times, pessoas, relacionamentos e, em última análise, melhorar os negócios. Por meio da fusão entre jogo e desenvolvimento organizacional, sistemas de pensamento e desenvolvimento estratégico, Lego Serious Play mostrou melhorar a qualidade das reuniões, acelerar processos de inovação, promover o crescimento de equipes e aumentar a qualidade da comunicação. Repleto de exemplos ilustrativos, o livro mostra como a construção com blocos de Lego libera a imaginação e o potencial que está normalmente inacessível pela mente lógica. Como explicam os autores, esta é uma abordagem inovadora do tipo “mãos na massa e mentes ligadas”. Ao longo do livro, eles exploram tanto a teoria quanto a implementação prática do Lego Serious Play, que pode aumentar a performance organizacional dramaticamente. O método provou ser bem-sucedido em organizações de todo tipo, no mundo todo. Ele tem sido utilizado por governos locais, organizações de serviços globais, grandes bancos, startups, organizações internacionais e indústrias, e tem o potencial de maximizar a sinergia entre os times de qualquer empresa.

7 – Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) – Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri van Geest – Ed. HSM

Nenhuma empresa poderá acompanhar o ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais, se não estiverem dispostas a realizar algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar. Os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, tais como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google (Ventures), GitHub, Quirky e 60 outras empresas, incluindo empresas de sucesso, como GE, Haier, Coca Cola, Amazon, Citibank e ING Bank e entrevistaram mais de 70 líderes globais e pensadores, para trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.

8 – Olhe mais além: uma abordagem comprovada sobre inovação, crescimento e mudança – Andy Stefanovich – Ed. DVS

O autor mostra que a verdadeira inovação é uma disciplina que deve ser incorporada às organizações, negando a ideia difundida de que se trata de um surto de criatividade ou de apenas insights eventuais. “Olhe Mais Além” mostra como o leitor pode cultivar e canalizar a inspiração se pensar de maneira diferente – e estimular outras pessoas a ter a mesma atitude. Concebido para ser um guia individual e organizacional de orientação prática, o livro enfatiza a etapa inicial do ciclo formado por inspiração, criatividade e inovação. Fundamentado em cinco princípios que desatrelam e desencadeiam a criatividade dentro das organizações, “Olhe Mais Além” explora: – A atmosfera (MOOD): As atitudes, os sentimentos e as emoções que criam o contexto para a inspiração e a criatividade. – A mentalidade: O alicerce intelectual e a capacidade inerente que cada um de nós tem para se inspirar e pensar de maneira diferente. – Os mecanismos: A utilização das ferramentas e dos processos de criatividade. – A mensuração: O desempenho qualitativo e quantitativo e a orientação para oferecer um feedback crítico. – O momentum: A defesa e a celebração contínuas da inspiração e da criatividade para gerar um ciclo autorreforçador que germina a inovação. Em conjunto, esses cinco pilares – originalmente chamados de cinco Ms – podem funcionar como uma ferramenta de diagnóstico e um guia para inspirar indivíduos, envolver e capacitar equipes e transformar organizações para que se tornem verdadeiros modelos de inovação.

9 – Desenhe sua estratégia de negócios: transforme decisões com o poder dos elementos visuais – Christione Chopyak – Ed. DVS

O livro de Christine Chopyak, mostra como empresas estão obtendo sucesso com o uso de ilustrações e cores em suas estratégias. A obra parte de estudos científicos que demonstram o poder da utilização de figuras, desenhos e gráficos em mobilizar os dois lados do cérebro e, com isso, aproveitar-se da imaginação para propiciar novas possibilidades de negócios – que, de outro modo, poderiam passar despercebidas. “Desenhe sua Estratégia de Negócios” irá ajudar o leitor a se tornar um mestre nos princípios da ilustração estratégica – um sistema comprovado para a visualização de ideias. Imagens e estratégias ganham vida nas salas de reuniões e conferências, de um jeito rápido, fácil e inteligente. De posse de apenas algumas canetas piloto e papel, o livro mostra como: – Usar figuras para reestruturar, reorganizar e repensar seu plano de negócios; – Estabelecer linhas comuns entre pessoas, processos e produtividade; – Criar novas possibilidades de negócios por meio das figuras e do compartilhamento de ideias; – Mapear seu progresso com benchmarks e objetivos; – Criar um mapa com um projeto de atividades que permita que a equipe veja o quadro geral – e, com isso, torne esse projeto mais bem-sucedido. O livro, voltado a pessoas acostumadas a desenhar ou não, está repleto de dicas inteligentes de desenho e estruturas simples que ajudam a liberar a criatividade para colocar ideias em prática. Desenvolvido por Christine Chopyak na “Alchemy: The Art of Transforming Business”, a obra propõe um modelo de negócios para que qualquer um consiga desenvolver ações específicas “visíveis”, ou seja, capazes de serem medidas, rastreadas e expandidas para outras áreas de uma empresa.

10 – Um novo jeito de trabalhar: para ser uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo – Laszlo Bock – Ed. Sextante

Um novo jeito de trabalhar apresenta os bastidores da gigante do Vale do Silício, compartilhando detalhes sobre os processos de recrutamento e seleção, a importância da cultura e as ferramentas de gestão e avaliação de pessoas. Também revela por que o Google é eleito ano após ano um dos melhores lugares para se trabalhar. Repleto de exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários, o livro apresenta princípios claros que podem ser colocados em prática, não importa se sua equipe tem uma ou milhares de pessoas. Conheça alguns deles: – Contrate apenas pessoas melhores que você em alguma coisa, não importa quanto tempo isso leve. – Não confie somente no instinto: use dados para prever e moldar o futuro. – Faça da transparência o padrão e esteja aberto para receber feedback. – Aprenda com os melhores funcionários – e também com os piores. – Tire o poder dos gerentes e confie em seu pessoal. – Se você estiver confortável com a liberdade que deu a seus funcionários, não deve ter dado liberdade o bastante.

 

Esperamos que você goste das nossas 10 dicas de livros que vão melhorar a sua gestão, e qualquer dúvida, crítica ou sugestão utilize o campo de comentários abaixo!

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