Planejamento Estratégico não é Evento… é Processo!

Planejamento Estratégico não é evento… é processo! Ao reduzirmos o Planificación estratégica a um evento, temos uma visão de que o mesmo é estático, inflexível ou – até mesmo – inútil, pois resulta apenas na elaboração de documentos extensos sobre o que foi discutido, mas que, ao longo do tempo, permanecerão engavetados.

Tais documentos – chamados de “Planejamento Estratégico” – verão a luz do dia apenas no “evento de revisão do Planejamento Estratégico”, normalmente realizado uma vez por ano. E pior, os participantes verão que nada do que foi discutido e definido foi realmente executado. Isto, com certeza, não é PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO!!! 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é o processo de formulação, execução e gestão da Estratégia Organizacional, estabelecida a DIREÇÃO, de forma que a empresa se desenvolva e obtenha melhores resultados e performance no futuro.

As reuniões de formulação da Estratégia Organizacional, neste caso eventos, onde se faz o diagnóstico estratégico, se define os objetivos estratégicos, as metas e os planos de ação, são apenas o pontapé inicial do “Processo Contínuo de Planejamento Estratégico”.

Planejamento Estratégico não é evento… é processo!

Ao assumirmos o Planejamento Estratégico como evento, levantamos em conta apenas a formulação e esquecemos a EXECUÇÃO e a  GESTÃO, as quais proporcionaram a verdadeira Performance de Resultados.  Mas, para isso, é preciso DISCIPLINA! Sim, disciplina para que todos os níveis da organização se comprometam com o Plano, de forma que o estratégico vire parte do dia a dia. Assim, aqueles que estão mais próximos dos produtos e dos clientes dentro deste processo contínuo de Planejamento Estratégico podem e devem trazer ideias e soluções que contribuam para os resultados desejados.

Disciplina que também envolve o monitoramento constante da execução e de reuniões de acompanhamento. Isto, entretanto, não significa duvidar da Estratégia a todo momento! Pelo contrário significa estar atento ao surgimento de mudanças ambientais (internas ou externas) e à agilidade dos mercados e capacitar a empresa a responder efetivamente por meio de Estratégias Emergentes, o que, definitivamente, nunca será possível num “Planejamento Estratégico como evento”… Será que dois ou três anos depois do “evento”, nada mudou? Será que não entraram novos concorrentes? Será que novas tecnologias não surgiram?

Disciplina para manter o foco na MISSÃO e não se deixar distrair por qualquer promessa de “lucro fácil a baixo custo”! Disciplina para gerenciar as mudanças que ocorrem! Disciplina para manter atualizados os Objetivos Estratégicos, assim como medi-los constantemente com base nos Indicadores! Disciplina para recompensar os esforços das equipes pelas Metas atingidas!

Esqueça o “Planejamento Estratégico como Evento” que está engavetado, desacreditado e sem resultados!!! Planejamento Estratégico é trabalho contínuo e disciplina. Planejamento Estratégico não é evento… é processo!

Fonte:

Ficou interessado em implementar o Scopi em sua empresa?  Entre em contato!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *