Mundo VUCA e BANI: o que difere esses conceitos?

Mundo VUCA e BANI: o que difere esses conceitos?

Mundo VUCA e BANI são conceitos que têm como objetivo a compreensão da realidade atual. Isto é, eles direcionam nossa percepção acerca das mudanças na sociedade que afetam nossas vidas e a forma como as organizações atuam.

Contudo, apesar das similaridades, os conceitos não são exatamente idênticos, uma vez que o olhar sobre o cenário atual é percebido de formas distintas. Quer entender melhor? Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o mundo VUCA e BANI:

  • O que é Mundo VUCA?
  • O que é o Mundo BANI?
  • Quais as diferenças entre Mundo VUCA e BANI? 
  • Como se preparar para o Mundo VUCA e BANI?

O que é Mundo VUCA?

O conceito do Mundo VUCA não é algo relativamente novo, tendo o seu surgimento em 1990, no final da Guerra Fria. Na época, os soldados estadunidenses torciam para que o desfecho da guerra fosse favorável a eles e ao país, mas, na verdade, estavam diante de um cenário imprevisível.

A partir disso, as estratégias traçadas pelas forças armadas sofreram mudanças drásticas de um dia para o outro — surgindo, então, o acrônimo VUCA, formado por características que foram marcantes para esse momento:

  • Volatility (volatilidade): a agilidade do mercado exige que as empresas se ajustem rapidamente e constantemente às exigências de cada mudança;
  • Uncertainty (incerteza): é cada vez mais difícil fazer previsões sobre o que irá ou não acontecer, logo, ser flexível é essencial;
  • Complexity (complexidade): é essencial contar com uma visão ampla do negócio e entender a complexidade que aborda todas as áreas;
  • Ambiguity (ambiguidade): é essencial trabalhar com foco e entender os fatores que citamos anteriormente.

No mundo corporativo, o conceito VUCA passou a fazer parte a partir de 2008, uma vez que as organizações entenderam que o “cenário de guerra” também é reproduzido no mercado econômico com acontecimentos imprevisíveis e incertos.

Basicamente, a velocidade que as tecnologias e novas ferramentas estão surgindo no mundo forçou o capitalismo a olhar para si mesmo, trazendo complexidade para todos os âmbitos e gerando visões diferentes devido a ambiguidade que esse excesso de informação pode causar.

– Leia também: Tomada de decisão nas organizações: conheça as etapas do processo e importância

Banner para o ebook

O que é o Mundo BANI?

O conceito de Mundo BANI foi criado em 2018 pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, mas ganhou relevância no ambiente corporativo em 2020, com a incidência da pandemia de coronavírus.

A metodologia traz um olhar principalmente para a aceleração digital que estamos acompanhando nos últimos tempos, e que foi ainda mais perceptível durante o período da pandemia.

Além disso, o Mundo BANI também tem o objetivo de manter as empresas alerta sobre os desafios provenientes dessas mudanças no ambiente corporativo, que podem deixar os negócios fragilizados quando estes não encontram-se preparados.

Mundo BANI é a sigla em inglês para:

  • Brittle (Frágil): vivemos em um mundo frágil e incerto, ou seja, tudo pode mudar a qualquer momento;
  • Anxious (Ansioso): a ansiedade é uma emoção natural em períodos de incerteza, mas, esse sentimento precisa ser controlado e bem direcionado para evitar decisões abruptas e não estratégicas;
  • Nonlinear (Não linear): não-linearidade é uma premissa intrínseca de períodos de incerteza, por isso, é interessante evitar planejamentos muito amplos e de longo prazo;
  • Incomprehensible (Incompreensível): em períodos de adversidade há uma grande quantidade de informações somadas às mudanças constantes, o que costuma deturpar nossa compreensão da realidade.

Quais as diferenças entre Mundo VUCA e BANI? 

O Mundo BANI é visto por muitos estudiosos como uma evolução do Mundo VUCA, conceito que está relacionado com a rapidez das mudanças no mercado e como os negócios precisam desenvolver táticas flexíveis a todas essas variações.

Portanto, podemos dizer que passamos de uma percepção de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo para um que é frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

As questões ressaltadas no Mundo BANI se mostraram mais atualizadas com a realidade da nossa sociedade, principalmente após o início da pandemia de coronavírus, que influenciou uma série de comportamentos de forma definitiva.

Em outras palavras, a nossa sociedade passou a enfrentar novos desafios.

Sendo assim, foi proposta a criação do BANI, de modo que as empresas poderiam ter um entendimento ainda mais aprofundado da realidade nas quais elas estão inseridas.

O autor do conceito, Jamais Cascio, traz uma reflexão entre ambos conceitos em seu artigo oficial:

“Um paralelo intencional com VUCA, BANI é uma estrutura para articular as situações cada vez mais comuns nas quais a simples volatilidade ou complexidade são lentes insuficientes para entender o que está acontecendo”.

Como se preparar para o Mundo VUCA e BANI?

Ambos cenários apontados acima evidenciam a necessidade das empresas se adaptarem continuamente para se manterem revelastes e competitivas.

Tendo isso em vista, elencamos algumas dicas para adaptar seu negócio aos conceitos do Mundo VUCA e BANI. Veja:

1. Seja ágil e flexível 

Empresas que são ágeis e flexíveis têm maior capacidade de adaptação e resposta rápida a mudanças. Adotar uma cultura de experimentação, inovação e aprendizado contínuo pode ajudar as empresas a se adaptarem mais rapidamente às mudanças repentinas.

– Leia também: 7 ferramentas para estimular a inovação nas organizações

2. Fomente uma cultura de resiliência

A resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente após um revés. As empresas podem fomentar uma cultura de resiliência incentivando seus colaboradores a enfrentar desafios, aprendendo com erros e buscando soluções inovadoras para os problemas.

3. Invista em tecnologia e digitalização 

A tecnologia pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças do mundo VUCA e BANI, permitindo maior flexibilidade, automação e eficiência nos processos.

A digitalização também pode ajudar as empresas a se manterem conectadas e a se comunicarem com seus clientes e colaboradores em tempo real.

4. Esteja preparado para o inesperado

As empresas devem estar preparadas para enfrentar o inesperado e devem ter planos de contingência em vigor para lidar com cenários imprevistos. A criação de equipes dedicadas a monitorar e responder a mudanças pode ser uma estratégia eficaz para lidar com eventos imprevistos.

– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

5. Priorize a colaboração 

A colaboração é essencial para a adaptação em um mundo incerto e adverso. As empresas devem buscar trabalhar em parceria com outras empresas, organizações e indivíduos para obter novas perspectivas e soluções inovadoras para desafios complexos.

6. Esteja disposto a repensar seus modelos de negócios 

As empresas devem estar abertas a repensar seus modelos de negócios para se adaptarem às mudanças. Isso pode envolver a criação de novos produtos ou serviços, a expansão em novos mercados ou a adoção de novas tecnologias, por exemplo.

7. Coloque o cliente no centro de tudo

As empresas devem priorizar as necessidades e desejos dos clientes e adaptar seus produtos e serviços para atender às suas expectativas. Uma abordagem centrada no cliente pode ajudar as empresas a se manterem relevantes e competitivas em um mundo BANI e VUCA.

– Leia também: Customer Centric: conheça a estratégia que coloca o cliente em primeiro lugar

Dica extra: invista em um software de planejamento estratégico 

O Mundo VUCA e BANI tratam sobre as incertezas que todas as empresas enfrentam em suas rotinas e sobre a importância de se criar um planificación estratégica para lidar com elas com mais precisão.

Investir em um software de planificación estratégica como o Scopi, por exemplo, pode ser a solução ideal para ajudar seu negócio a traçar as melhores estratégias, assim como coletar e organizar as informações que são mais cruciais para o seu negócio.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico y identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *