Mundo VUCA e BANI são conceitos que têm como objetivo a compreensão da realidade atual. Isto é, eles direcionam nossa percepção acerca das mudanças na sociedade que afetam nossas vidas e a forma como as organizações atuam.
Contudo, apesar das similaridades, os conceitos não são exatamente idênticos, uma vez que cada um propõe um olhar diferente sobre os desafios do cenário atual. Quer entender melhor? Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o mundo VUCA e BANI:
- O que é Mundo VUCA?
- O que é o Mundo BANI?
- Quais as diferenças entre Mundo VUCA e Mundo BANI?
- Como se preparar para o Mundo VUCA e BANI?
O que é Mundo VUCA?
O conceito do Mundo VUCA não é novo, tendo surgido na década de 1990, ao final da Guerra Fria. Na época, os soldados estadunidenses torciam para que o desfecho da guerra fosse favorável a eles e ao país, mas, na verdade, estavam diante de um cenário de extrema incerteza.
A partir disso, as estratégias traçadas pelas forças armadas sofreram mudanças drásticas de um dia para o outro — surgindo, então, o acrônimo VUCA, formado por características que foram marcantes para esse momento:
- Volatility (volatilidade): a rapidez das mudanças exige ajustes constantes e o desenvolvimento de estratégias dinâmicas;
- Uncertainty (incerteza): o futuro se tornou cada vez menos previsível, demandando flexibilidade e capacidade de resposta rápida;
- Complexity (complexidade): é essencial contar com uma visão ampla do negócio e entender a complexidade que aborda todas as áreas;
- Ambiguity (ambiguidade): é fundamental trabalhar com foco e interpretar corretamente os cenários incertos e contraditórios.
No mundo corporativo, o conceito VUCA começou a ser adotado de maneira mais ampla a partir de 2008, uma vez que as organizações entenderam que o “cenário de guerra” também é reproduzido no mercado econômico com acontecimentos imprevisíveis e incertos.
Basicamente, a velocidade com que as tecnologias e novas ferramentas estão surgindo no mundo forçou o capitalismo a olhar para si mesmo, trazendo complexidade para todos os âmbitos e gerando visões diferentes devido à ambiguidade que esse excesso de informação pode causar.
– Leia também: Tomada de decisão nas organizações: conheça as etapas do processo e importância
O que é o Mundo BANI?
O conceito de Mundo BANI foi criado em 2018 pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, mas ganhou relevância no ambiente corporativo em 2020, com a crise desencadeada pela pandemia de coronavírus.
A metodologia traz um olhar principalmente para a aceleração digital e o impacto emocional e social gerado pela imprevisibilidade dos eventos recentes, que foi ainda mais perceptível durante o período crítico da COVID-19.
Além disso, o Mundo BANI também tem o objetivo de manter as empresas atentas sobre os desafios provenientes dessas mudanças no ambiente corporativo, que podem deixar os negócios fragilizados quando estes não se encontram preparados.
Mundo BANI é a sigla em inglês para:
- Brittle (Frágil): vivemos em um mundo frágil e incerto, ou seja, tudo pode mudar a qualquer momento;
- Anxious (Ansioso): a ansiedade é uma emoção natural em períodos de incerteza, mas, esse sentimento precisa ser controlado e bem direcionado para evitar decisões abruptas e não estratégicas;
- Nonlinear (Não linear): não-linearidade é uma premissa intrínseca de períodos de incerteza, por isso, é interessante evitar planejamentos muito amplos e de longo prazo;
- Incomprehensible (Incompreensível): em períodos de adversidade há uma grande quantidade de informações somadas às mudanças constantes, o que costuma deturpar nossa compreensão da realidade.
Quais as diferenças entre Mundo VUCA e Mundo BANI?
O Mundo BANI é visto por muitos estudiosos como uma evolução do Mundo VUCA, conceito que está relacionado ao ritmo das transformações no mercado e ao modo como os negócios precisam desenvolver táticas flexíveis a todas essas variações.
Portanto, podemos dizer que passamos de uma percepção de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo para um que é frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
As questões ressaltadas no Mundo BANI se mostraram mais atualizadas com a realidade da nossa sociedade, principalmente após o início da pandemia de coronavírus, que influenciou uma série de comportamentos e padrões de consumo de forma definitiva.
Em outras palavras, a nossa sociedade passou a enfrentar novos desafios.
Sendo assim, foi proposta a criação do BANI, de modo que as empresas pudessem ter um entendimento ainda mais aprofundado da realidade em que estão inseridas.
O autor do conceito, Jamais Cascio, traz uma reflexão entre ambos conceitos em seu artigo oficial:
“Um paralelo intencional com VUCA, BANI é uma estrutura para articular as situações cada vez mais comuns nas quais a simples volatilidade ou complexidade são lentes insuficientes para entender o que está acontecendo”.
Mundo BANI pós-pandemia
Atualmente, em um momento pós-pandemia, outros fatores como mudanças climáticas, avanços da inteligência artificial, conflitos geopolíticos e crises econômicas reforçam a relevância do conceito BANI.
As empresas precisam desenvolver não apenas agilidade, mas também capacidade de prever tendências e responder de forma antecipada aos desafios do mercado.
Como se preparar para o Mundo VUCA e BANI?
Ambos os cenários apontados acima evidenciam a necessidade das empresas se adaptarem continuamente para se manterem relevantes e competitivas.
Tendo isso em vista, elencamos algumas dicas para adaptar seu negócio aos conceitos do Mundo VUCA e BANI. Veja:
1. Seja ágil e flexível
Empresas que são ágeis e flexíveis têm maior capacidade de adaptação e resposta rápida a mudanças. Adotar uma cultura de experimentação, inovação e aprendizado contínuo pode ajudar as empresas a se adaptarem mais rapidamente às mudanças repentinas.
– Leia também: 7 ferramentas para estimular a inovação nas organizações
2. Fomente uma cultura de resiliência
A resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente após um revés. As empresas podem fomentar uma cultura de resiliência incentivando seus colaboradores a enfrentar desafios, aprendendo com erros e buscando soluções inovadoras para os problemas.
Porque operam em um cenário de constantes mudanças e incertezas, empresas que adotam os princípios do Mundo VUCA e BANI se beneficiam de metodologias ágeis como Scrum, Kanban y OKRs, que permitem maior adaptação, flexibilidade e eficiência na tomada de decisões.
3. Invista em tecnologia e digitalização
A tecnologia pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças do mundo VUCA e BANI, permitindo maior flexibilidade, automação e eficiência nos processos.
A digitalização também pode ajudar as empresas a se manterem conectadas e a se comunicarem com seus clientes e colaboradores em tempo real.
4. Esteja preparado para o inesperado
As empresas devem estar preparadas para enfrentar o inesperado e devem ter planos de contingência em vigor para lidar com cenários imprevistos. A criação de equipes dedicadas a monitorar e responder a mudanças pode ser uma estratégia eficaz para lidar com eventos imprevistos.
– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la
5. Priorize a colaboração
A colaboração é essencial para a adaptação em um mundo incerto e adverso. As empresas devem buscar trabalhar em parceria com outras empresas, organizações e indivíduos para obter novas perspectivas e soluções inovadoras para desafios complexos.
6. Esteja disposto a repensar seus modelos de negócios
As empresas devem estar abertas a repensar seus modelos de negócios de maneira recorrente, criando novos produtos ou serviços, expandindo-se para novos mercados e adotando novas tecnologias.
7. Coloque o cliente no centro de tudo
As empresas devem priorizar as necessidades e desejos dos clientes e adaptar seus produtos e serviços para atender às suas expectativas. Uma abordagem centrada no cliente pode ajudar as empresas a se manterem relevantes e competitivas em um mundo BANI e VUCA.
– Leia também: Customer Centric: conheça a estratégia que coloca o cliente em primeiro lugar
Dica extra: invista em um software de planejamento estratégico
O Mundo VUCA e BANI tratam sobre as incertezas que todas as empresas enfrentam em suas rotinas e sobre a importância de se criar um planificación estratégica para lidar com elas com mais eficiência.
Investir em um software de planificación estratégica como o Scopi, por exemplo, pode ser a solução ideal para ajudar seu negócio a traçar as melhores estratégias, assim como coletar e organizar as informações que são mais cruciais para o seu negócio.
Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico y identificar riscos, além de acompanhar os principais KPIs do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.
Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.