Employer Branding: entenda a importância desse conceito

Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, torna-se imprescindível a implementação de metodologias que ajudem seu negócio a se destacar e atingir bons resultados. Nesse sentido, o employer branding é um dos conceitos que podem contribuir com esses objetivos. 

Direcionado para o setor de RH, essa metodologia visa a melhoria da imagem da empresa frente aos seus colaboradores com o intuito de fortalecer o seu capital humano. Mas afinal, como aplicá-lo? 

Neste artigo você irá conferir mais detalhes sobre o significado de employer branding, sua importância e dicas de implementação. Continue lendo e fique por dentro! 

O que é employer branding?

Em tradução livre, employer branding significa “marca do empregador”. O conceito diz respeito a uma estratégia de marketing aplicada com o intuito de melhorar a imagem da empresa como local de trabalho. 

Por isso, essa estratégia é estruturada e aplicada pelo setor de RH da organização, uma vez que este é responsável pela atração, retenção e elaboração de ações de engajamento dos funcionários com a empresa. 

A ideia é que a organização desenvolva ações que torne vantajoso para o funcionário ingressar neste ambiente de trabalho, assim como para manter os talentos que já fazem parte do quadro de colaboradores. 

Importância do employer branding

O capital humano é o recurso mais importante de qualquer organização. Afinal, são as pessoas que fazem as coisas acontecerem e é através delas, isto é, de suas expertises, que os resultados são alcançados. 

Portanto, a empresa que possui um quadro de funcionários talentosos, que conseguem performar em alto nível, certamente será mais competitiva. Logo, cabe à empresa criar mecanismos para atrair e reter os talentos em seu time. 

São alguns dos benefícios proporcionados por essa prática: 

  • Fortalecimento da imagem da empresa como marca empregadora; 
  • Maior engajamento e produtividade dos colaboradores; 
  • Redução de turnover; 
  • Redução de custos com recrutamento; 
  • Processo seletivo mais assertivo e ágil;
  • Atração de candidatos mais qualificados.

Logo, com as vantagens citadas acima, podemos concluir que as ações de branding employer refletem tanto no público externo, ao atingir potenciais trabalhadores e fortalecer a imagem da empresa frente aos clientes, quanto no público interno, impactando todos os colaboradores. 

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Como aplicar a estratégia em seu negócio?

Agora que você já conhece mais detalhadamente o que é employer branding, chegou a hora de colocar a mão na massa. Listamos abaixo algumas estratégias interessantes para serem colocadas em prática. Veja: 

Comece pela análise interna e externa

Como acontece na grande maioria das estratégias, o primeiro passo aqui deve ser a análise situacional da empresa relacionada ao setor de RH. Isto é, você deve entender o que está sendo feito hoje e buscar entender quais pontos podem ser melhorados. 

Para isso, é interessante utilizar alguma ferramenta de gestão para elaboração do diagnóstico estratégico, como é o caso da Matriz SWOT

Com ela, serão analisadas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio, sendo neste caso, relacionado às estratégias de Recursos Humanos do negócio. 

As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno, enquanto que as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado, já o ambiente externo está fora do controle da organização, o que não impede de ser conhecido e monitorado.

Análise interna 

É nesta etapa que você deve identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Deve-se analisar questões como motivação dos colaboradores, rotatividade da equipe, assim como busca por capacitação e treinamentos. 

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Análise externa 

Existem uma série de aspectos externos que influenciam diretamente os resultados de um negócio. É o caso, por exemplo, de fatores econômicos, políticos, sociais, entre outros. 

Sendo assim, é fundamental que sejam identificados quais são os pontos que mais trazem impactos específicos para o setor de RH, traçando assim as suas oportunidades e ameaças.

Identifique o perfil de colaborador desejado

Para deixar seu processo seletivo ainda mais assertivo, é fundamental que a empresa saiba exatamente qual é o perfil do colaborador ideal para a vaga em questão. 

Procure entender quais são as competências mais importantes e que contribuem para aumentar a produtividade na função em aberto. Assim, sua busca torna-se muito mais estratégica e fica mais fácil direcionar as etapas e características do processo seletivo. 

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Defina quais são os diferenciais do seu negócio

O que torna a sua empresa a melhor opção para os profissionais do mercado de trabalho? O que a diferencia da concorrência? Quais são os benefícios proporcionados? 

Todas essas questões devem estar muito claras e precisam ser definidas de forma estratégica. Após já ter conhecimento do perfil de profissional ideal, você deve buscar entender o que ele busca, quais são as suas ambições, o que o motiva etc. Isso vai te ajudar a definir as ações que vão tornar a sua empresa a melhor opção de trabalho para ele. 

São algumas ações que podem ser aplicadas pelo setor de RH: 

  • Criação de um plano de carreira para cada funcionário;
  • Bonificação por atingimento de metas; 
  • Investimento em treinamentos; 
  • Preparação de lideranças
  • Investir em ações que estimulem o estabelecimento de um ambiente de trabalho integrado e saudável; 
  • Manter uma comunicação aberta e transparente com todos os colaboradores. 

Dê feedbacks

Implementar o hábito de feedback é importante para criar um maior senso de pertencimento do time com a empresa. Ao criar um espaço para falar e ouvir sobre seu desempenho, os colaboradores se sentem mais valorizados, portanto, mais motivados a buscar melhores resultados para a empresa. 

Logo, o feedback tem objetivo de desenvolver as pessoas, ou seja, oferecer retornos que podem ajudá-las a melhorar seu desempenho, e com isso otimizar sua produtividade e resultados. 

Além disso, é importante prezar pela troca de informações nesses encontros. Divida as notícias com todos os membros da equipe, envolva todas nos processos de decisão, celebre as conquistas juntos, enfim, busque formas de alinhar as expectativas de todos em conjunto, funcionários e empresa. 

Use o marketing digital

O marketing digital deve ser usado em conjunto com a estratégia de employer branding com o objetivo de: 

  1. promover as ações vantajosas que a empresa criar para seus funcionários. Afinal, é importante que todos tenham conhecimento de como os colaboradores são valorizados ali, de modo que outros profissionais fiquem interessados em ingressar também neste ambiente;
  2. na divulgação das vagas e valorização dos benefícios proporcionados. 

Portanto, indicamos que sua empresa use os canais de comunicação, como as redes sociais, por exemplo, para divulgar ações de integração entre a equipe, treinamentos, conquistas individuais, entre outras. Busque utilizar esse canal como forma de passar a realidade da cultura organizacional da sua empresa

Leia também: Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

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