Planejamento estratégico de RH: importância e dicas para elaboração

Ter um planejamento estratégico de RH é fundamental para que sua empresa mantenha-se alinhada e competitiva no mercado. Afinal, o capital humano é o recurso mais valioso de qualquer negócio, logo, traçar e acompanhar as metas desse setor é de extrema importância para o alcance dos objetivos.

Nós vamos te ajudar com essa tarefa. Ao longo deste artigo você vai aprender tudo sobre o assunto. Continue a leitura e tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é planejamento estratégico de RH? 
  • Principais vantagens do plano estratégico de RH
  • Dicas de como fazer o seu planejamento estratégico de RH

O que é planejamento estratégico de RH? 

Planejamento estratégico diz respeito a um processo sistêmico criado por empresas para definição de um caminho rumo aos seus objetivos. Para que isso aconteça, deve-se analisar cenários, além de definir metas e planos de ação.

O plano estratégico de RH, portanto, é uma parte integrante do planejamento macro do negócio. Isto é, o setor precisa definir suas próprias metas e planos de ação que vão contribuir, direta e indiretamente para o alcance dos objetivos da organização.

Esse setor lida com questões relacionadas ao capital humano das empresas, logo, podemos destacar como alguns de seus principais objetivos: 

  • Prezar pela produtividade do negócio; 
  • Desenvolvimento de planos de carreira; 
  • Atração e retenção de talentos; 
  • Manutenção de um bom clima organizacional. 

É importante ressaltar ainda que um planejamento estratégico não é uma ação pontual. Ele requer acompanhamento e análises constantes, de modo que adaptações possam ser realizadas sempre que necessário. Assim, o setor e a empresa como um todo mantém-se sempre em constante evolução.

Principais vantagens do plano estratégico de RH

Confira quais são os benefícios de implementar um planejamento estratégico no seu setor de RH.

1. Atração de talentos

Resultados são alcançados graças à expertise, criatividade e alta performance de seus colaboradores. Logo, ter pessoas capacitadas na equipe é um dos elementos mais importantes para ser bem sucedido.

Um planejamento estratégico de RH estruturado vai ajudar sua empresa a se tornar ainda mais atrativa para talentos do mercado. 

2. Retenção de pessoas 

Não basta atrair pessoas, é preciso também ter planos de ação para mantê-las na empresa. Por isso, um plano estratégico vai pensar em formas de reduzir o índice de turnover através da implementação de um plano de carreira, por exemplo.

– Leia também: People Analytics: saiba como usá-lo no processo decisório

3. Aprimoramento da comunicação interna 

Ruídos e falta de alinhamento na equipe são alguns dos problemas mais comuns e que mais limitam o alcance de resultados nas organizações. Contudo, um planejamento estratégico de RH deve propor ações para mitigar essas questões. 

Quando assertivo, este plano torna os objetivos mais claros para toda a equipe, fazendo com que a comunicação flua de forma mais dinâmica e estratégica.

4. Mais produtividade

Com suas funções definidas, todas as pessoas da organização podem ter um foco maior em suas atividades, proporcionando um trabalho bem feito.

Portanto, além de ganhos de produtividade, o planejamento estratégico de RH também contribui para um aumento da qualidade nas entregas.

5. Priorização de demandas 

Uma das principais vantagens de um plano estratégico de RH é a priorização das demandas. Isto é, as ações mais emergenciais ficam mais claras, permitindo que a empresa resolva por ordem de prioridade as questões que mais terão impactos nos objetivos do setor e da empresa como um todo.

6. Economia de tempo

O planejamento estratégico de RH torna mais clara a compreensão de como o trabalho deve ser feito, evitando erros de procedimentos. Assim, reduz-se significativamente o desperdício e o retrabalho.

– Leia também: Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

Dicas de como fazer o seu planejamento estratégico de RH

Agora que você já conhece os benefícios de implementar um planejamento estratégico de recursos humanos, é hora de colocar a mão na massa.

Abaixo listamos os principais passos para elaboração dessa estratégica. Confira!

1. Diagnóstico 

O planejamento estratégico começa pela identificação das forças e fraquezas do setor de RH. Neste caso, você pode reunir toda a equipe para contribuir com essa análise.

Aqui é indicado a utilização da metodologia conhecida como Análise SWOT, que vai ajudar você a identificar esses pontos em seu negócio:

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Oportunidades;
  • Ameaças. 

Com esse diagnóstico em mãos, será possível entender as principais necessidades do RH, tornando o apontamento das metas mais assertivo.

2. Definição de objetivos e metas 

Aqui deve-se ter claro quais são os principais objetivos do RH. Quais resultados são mais importantes neste momento? Como eles vão ajudar a atingir os objetivos gerais da empresa?

Acima citamos alguns exemplos comuns de objetivos para o setor, como o de redução de turnover e aumento de produtividade, por exemplo.

Além disso, será preciso ainda criar metas para avaliar a eficiência no cumprimento dos objetivos estratégicos, assim como estipular os indicadores que permitirão o monitoramento dessas metas.

3. Criação dos planos de ação 

Nesta etapa deve-se listar os planos de ação que irão viabilizar a conquista dos objetivos estratégicos do RH. É importante ainda que sejam previstas datas e responsáveis por cada tarefa.

4. Monitoramento 

Como já mencionado anteriormente, o planejamento estratégico requer acompanhamento e monitoramento. Não adianta apenas criar os planos e achar que está tudo resolvido. É importante revisar as ações e avaliar se aquilo que foi proposto está sendo cumprido.

Por isso, é indicado que sejam realizadas reuniões semanais entre a equipe, de modo que se possa avaliar os números e as demandas realizadas na semana anterior, além de ser o momento para definir as próximas prioridades.

Além disso, é importante que a análise SWOT seja avaliada e redefinida de tempos em tempos, conforme as necessidades mudam e os objetivos são alcançados.

5. Conte com o suporte de um software de gestão estratégica 

Você sabia que existem softwares de gestão estratégica que podem ajudar em todas as etapas de elaboração do seu plano estratégico de RH? O software Scopi é uma delas.

A plataforma traz um passo a passo que facilita a montagem do seu plano e ajuda no monitoramento da execução, com seus avisos e painéis de controle. 

Além disso, ele integra em um só lugar outras ferramentas importantes como SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão é mais fácil e eficaz!

– Leia também: 5 modelos de planejamento estratégico para empresas

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *