People Analytics: saiba como usá-lo no processo decisório

Não muito tempo atrás, a menção People Analytics seria recebida com muitos olhares vazios no local de trabalho. Mas, alguns anos depois, a análise de pessoas passou a estar no centro do planificación estratégica.

O processo decisório sobre pessoas em uma organização é agora, mais do que nunca, analítica e baseada em dados. 

Além disso, houve um avanço nos últimos tempos, passando de relatórios de sistemas de RH, número de funcionários, licenças de férias e dados de licença médica para recursos mais avançados, como gerenciamento de talentos e planejamento da força de trabalho.

Para organizações de alto desempenho, ter e utilizar ferramentas assim, com o apoio de um software de planificación estratégica que funcione bem, é crucial para vencer a guerra por talentos.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre People Analytics com definições, benefícios e ferramentas. Acompanhe!

O que é People Analytics?

People Analytics é a prática de coletar e aplicar dados organizacionais, de pessoas para melhorar os resultados críticos dos negócios. Basicamente, é uma estratégia de gestão de pessoas. 

É um processo que permite os departamentos de RH, por exemplo, desenvolverem insights orientados por dados para tomar decisões sobre talentos, processos de força de trabalho e produtividade. Assim, se pode transformá-los em insights acionáveis, ​​para melhorar o desempenho de uma organização.

Os termos análise de pessoas e análise de RH são frequentemente usados ​​​​de forma intercambiável. No entanto, há uma diferença: a análise de RH implica que os dados são exclusivos dos Recursos Humanos. Por outro lado, o people analytics vai além do RH e inclui finanças, clientes, marketing e outras fontes de dados. 

Nem todas as fontes de análise de pessoas vêm de fontes tradicionais de RH, como dados demográficos, de recrutamento e de gerenciamento de desempenho. Você também precisa vasculhar seus dados de CRM, dados financeiros, dados de vendas e vinculá-los ao seu HRIS e outros dados de RH.

A análise de pessoas não opera sozinha, mas sim como parte integrada de uma capacidade de dados maior e vamos falar sobre os benefícios dessa prática a seguir. 

LEIS MAIS | Data Driven: veja como a cultura orientada por dados pode mudar a sua empresa 

Benefícios do People Analytics

Primeiramente, é importante ressaltar que os dados são mensuráveis e que permitem acompanhamento e mensuração. Ao contrário de decisões baseadas em suposições, ou avaliação não-mensuráveis. 

Diante disso, o People Analytics não apenas oferece às organizações uma vantagem competitiva, mas também oferece vários benefícios. Veja os principais. 

Tomar decisões baseadas em dados 

Ao analisar dados de contratação e melhorar o processo de recrutamento com base nisso, por exemplo, as organizações podem aumentar a eficiência do recrutamento em 80%, e diminuir as taxas de atrito em até 50%.

Em reflexo, você terá equipes mais qualificadas, menores taxas de absenteísmo, melhor execução de tarefas e redução de cursos. 

Moldando a estratégia organizacional 

A utilização do people analytics permite que as organizações traduzam dados em ação e empreguem práticas baseadas em evidências. Dessa forma, os dados ajudam a melhorar a estratégia organizacional geral.

Desempenho aprimorado

Painéis e tendências que destacam problemas específicos, incluindo colaboração, carga de trabalho, diversidade e inclusão, avaliações de risco no local de trabalho. Esses são processos que melhoram o desempenho e a produtividade no local de trabalho.

Em alguns casos, o uso de People Analytics pode dobrar a produção dos funcionários e, portanto, o desempenho.

Obtendo economia de custos

As organizações podem conseguir isso, por exemplo, por meio da redução da rotatividade e do planejamento otimizado da força de trabalho.

Ao usar essa inteligência artificial, a empresa pode prever, com precisão, quais trabalhadores estão prestes a deixar seus empregos.

Isso permite que eles abordem essas preocupações e trabalhem em outras áreas, como futuras contratações para funções em risco.

Entenda as habilidades dos funcionários

O People Analytics permite que as organizações entendam as habilidades atuais dos colaboradores, as habilidades futuras necessárias de acordo com a necessidade do negócio e, assim, suprir a lacuna de talentos.

Dessa forma, a empresa consegue construir um banco de talentos e criar programas de desenvolvimento com base nas necessidades futuras do negócio.

Leia mais: Software Scopi: 10 motivos para usar o nosso sistema de planejamento estratégico

Como implementar o People Analytics?

como implementar people analytics

Seja grande, média, ou pequena, independentemente do tamanho da sua empresa, dá para utilizar o People Analytics na estrutura organizacional, com base em dados disponíveis de forma prática.  

Para implementar essa estratégia, são necessários os seguintes passos:

Escolha o software

Há excelentes empresas que disponibilizam soluções para realizar a inserção do People Analytics, como o Scopi.

Vale lembrar que, antes de optar por um sistema, é necessário determinar os objetivos e as demandas da empresa para, assim, optar por uma que cumpra os processos com eficiência.

O Scopi, por exemplo, oferece uma demonstração para que você possa visualizar e decidir com mais clareza.

LEIA MAIS | A visão do todo e de todos 

Fomentando a cultura orientada a dados

Você precisa desenvolver uma cultura em que as pessoas tomem decisões de negócios com base em dados. Isso requer que os dados necessários estejam prontamente disponíveis e sejam válidos para alterar a cultura.

Ele precisa ser evidente em todos os processos de RH, como recrutamento, integração, desligamento, gerenciamento de talentos, aprendizado, desenvolvimento organizacional e gerenciamento da força de trabalho.

Concentre em áreas relevantes e fuja de análises pontuais

É importante focar nas áreas pertinentes para o seu negócio. Isso vai evitar que você fique parado em dados que não são interessantes para a empresa. 

Além disso, não fique preso a uma análise pontual que pode levar tempo e ser mais complicado de replicar. Por outro lado, identifique tendências no decorrer do tempo. Com isso, é possível centralizar melhor as ações.

Reconheça que é um processo

Como qualquer novidade, poderá haver uma resistência inicial, o que é natural. É importante continuar a melhorar seu repertório de análise de pessoas. 

Soluções novas e avançadas de análise de pessoas estão surgindo todas as semanas, por isso é essencial ficar de olho no que é novo e útil.

Portanto, investir em uma ferramenta de planejamento estratégico, que utilize o People Analytics para criar um plano de ação, é investir no sucesso do seu negócio. 

Por isso, comece agora mesmo a utilizar o Scopi, um software de planejamento estratégico que integra, de forma muito simples, o que você precisa para criar e gerenciar seus planos.

Trabalhamos com disciplina e responsabilidade entregando o melhor serviço e atendimento, e assim construir relacionamentos duradouros. Sempre com a colaboração como aliada, ouvindo todos aqueles envolvidos no processo.

Acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as vantagens em contar com soluções inovadoras e criativas, como o Scopi, gerando um impacto positivo na rotina de nossos usuários.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *