People Analytics: saiba como usá-lo no processo decisório

Compartir en whatsapp
Compartir en facebook
Compartir en linkedin
Compartir en twitter
Compartir en email
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
people analytics

Não muito tempo atrás, a menção People Analytics seria recebida com muitos olhares vazios no local de trabalho. Mas, alguns anos depois, a análise de pessoas passou a estar no centro do planificación estratégica.

O processo decisório sobre pessoas em uma organização é agora, mais do que nunca, analítica e baseada em dados. 

Além disso, houve um avanço nos últimos tempos, passando de relatórios de sistemas de RH, número de funcionários, licenças de férias e dados de licença médica para recursos mais avançados, como gerenciamento de talentos e planejamento da força de trabalho.

Para organizações de alto desempenho, ter e utilizar ferramentas assim, com o apoio de um software de planificación estratégica que funcione bem, é crucial para vencer a guerra por talentos.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre People Analytics com definições, benefícios e ferramentas. Acompanhe!

O que é People Analytics?

People Analytics é a prática de coletar e aplicar dados organizacionais, de pessoas para melhorar os resultados críticos dos negócios. Basicamente, é uma estratégia de gestão de pessoas. 

É um processo que permite os departamentos de RH, por exemplo, desenvolverem insights orientados por dados para tomar decisões sobre talentos, processos de força de trabalho e produtividade. Assim, se pode transformá-los em insights acionáveis, ​​para melhorar o desempenho de uma organização.

Os termos análise de pessoas e análise de RH são frequentemente usados ​​​​de forma intercambiável. No entanto, há uma diferença: a análise de RH implica que os dados são exclusivos dos Recursos Humanos. Por outro lado, o people analytics vai além do RH e inclui finanças, clientes, marketing e outras fontes de dados. 

Nem todas as fontes de análise de pessoas vêm de fontes tradicionais de RH, como dados demográficos, de recrutamento e de gerenciamento de desempenho. Você também precisa vasculhar seus dados de CRM, dados financeiros, dados de vendas e vinculá-los ao seu HRIS e outros dados de RH.

A análise de pessoas não opera sozinha, mas sim como parte integrada de uma capacidade de dados maior e vamos falar sobre os benefícios dessa prática a seguir. 

LEIS MAIS | Data Driven: veja como a cultura orientada por dados pode mudar a sua empresa 

Benefícios do People Analytics

benefícios people analytics

Primeiramente, é importante ressaltar que os dados são mensuráveis e que permitem acompanhamento e mensuração. Ao contrário de decisões baseadas em suposições, ou avaliação não-mensuráveis. 

Diante disso, o People Analytics não apenas oferece às organizações uma vantagem competitiva, mas também oferece vários benefícios. Veja os principais. 

Tomar decisões baseadas em dados 

Ao analisar dados de contratação e melhorar o processo de recrutamento com base nisso, por exemplo, as organizações podem aumentar a eficiência do recrutamento em 80%, e diminuir as taxas de atrito em até 50%.

Em reflexo, você terá equipes mais qualificadas, menores taxas de absenteísmo, melhor execução de tarefas e redução de cursos. 

Moldando a estratégia organizacional 

A utilização do people analytics permite que as organizações traduzam dados em ação e empreguem práticas baseadas em evidências. Dessa forma, os dados ajudam a melhorar a estratégia organizacional geral.

Desempenho aprimorado

Painéis e tendências que destacam problemas específicos, incluindo colaboração, carga de trabalho, diversidade e inclusão, avaliações de risco no local de trabalho. Esses são processos que melhoram o desempenho e a produtividade no local de trabalho.

Em alguns casos, o uso de People Analytics pode dobrar a produção dos funcionários e, portanto, o desempenho.

Obtendo economia de custos

As organizações podem conseguir isso, por exemplo, por meio da redução da rotatividade e do planejamento otimizado da força de trabalho.

Ao usar essa inteligência artificial, a empresa pode prever, com precisão, quais trabalhadores estão prestes a deixar seus empregos.

Isso permite que eles abordem essas preocupações e trabalhem em outras áreas, como futuras contratações para funções em risco.

Entenda as habilidades dos funcionários

O People Analytics permite que as organizações entendam as habilidades atuais dos colaboradores, as habilidades futuras necessárias de acordo com a necessidade do negócio e, assim, suprir a lacuna de talentos.

Dessa forma, a empresa consegue construir um banco de talentos e criar programas de desenvolvimento com base nas necessidades futuras do negócio.

Leia mais: Software Scopi: 10 motivos para usar o nosso sistema de planejamento estratégico

Como implementar o People Analytics?

como implementar people analytics

Seja grande, média, ou pequena, independentemente do tamanho da sua empresa, dá para utilizar o People Analytics na estrutura organizacional, com base em dados disponíveis de forma prática.  

Para implementar essa estratégia, são necessários os seguintes passos:

Escolha o software

Há excelentes empresas que disponibilizam soluções para realizar a inserção do People Analytics, como o Scopi.

Vale lembrar que, antes de optar por um sistema, é necessário determinar os objetivos e as demandas da empresa para, assim, optar por uma que cumpra os processos com eficiência.

O Scopi, por exemplo, oferece uma demonstração para que você possa visualizar e decidir com mais clareza.

LEIA MAIS | A visão do todo e de todos 

Fomentando a cultura orientada a dados

Você precisa desenvolver uma cultura em que as pessoas tomem decisões de negócios com base em dados. Isso requer que os dados necessários estejam prontamente disponíveis e sejam válidos para alterar a cultura.

Ele precisa ser evidente em todos os processos de RH, como recrutamento, integração, desligamento, gerenciamento de talentos, aprendizado, desenvolvimento organizacional e gerenciamento da força de trabalho.

Concentre em áreas relevantes e fuja de análises pontuais

É importante focar nas áreas pertinentes para o seu negócio. Isso vai evitar que você fique parado em dados que não são interessantes para a empresa. 

Além disso, não fique preso a uma análise pontual que pode levar tempo e ser mais complicado de replicar. Por outro lado, identifique tendências no decorrer do tempo. Com isso, é possível centralizar melhor as ações.

Reconheça que é um processo

Como qualquer novidade, poderá haver uma resistência inicial, o que é natural. É importante continuar a melhorar seu repertório de análise de pessoas. 

Soluções novas e avançadas de análise de pessoas estão surgindo todas as semanas, por isso é essencial ficar de olho no que é novo e útil.

Portanto, investir em uma ferramenta de planejamento estratégico, que utilize o People Analytics para criar um plano de ação, é investir no sucesso do seu negócio. 

Por isso, comece agora mesmo a utilizar o Scopi, um software de planejamento estratégico que integra, de forma muito simples, o que você precisa para criar e gerenciar seus planos.

Trabalhamos com disciplina e responsabilidade entregando o melhor serviço e atendimento, e assim construir relacionamentos duradouros. Sempre com a colaboração como aliada, ouvindo todos aqueles envolvidos no processo.

Acesse agora mesmo nosso site e conheça todas as vantagens em contar com soluções inovadoras e criativas, como o Scopi, gerando um impacto positivo na rotina de nossos usuários.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.