Esta é uma pergunta feita especialmente por gestores de micro e pequenas empresas.
Nas empresas maiores não há esta dúvida.
O que há é uma enorme dificuldade em implementar a segunda (Gestão Estratégica).
Mas antes de responder objetivamente, vamos entender o que significa e comporta uma e outra.
É bem provável que ao final da descrição de cada uma já teremos a resposta.
Planejamento estratégico ou gestão?
Tomando como base a Wikipédia,
Planejamento Estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de planos de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. É um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. O planejamento estratégico prevê o futuro, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado, sendo crucial para o sucesso da organização e de responsabilidade sobretudo dos gestores.
A mesma Wikipédia diz que
Gestão Estratégica é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software) concebidas para ajudar organizações privadas e públicas na tomada de decisões estratégicas e no alcance de seus objetivos. Para uma Gestão Estratégica ser implementada é fundamental que o gestor apresente dinamismo e tenha habilidade para organizar uma equipe com missão, visão e valores.
Assim, ficou fácil. Planejamento estratégico ou gestão estratégica são complementares.
Não se trata de um ou outro, mas de um e outro. Um depende do outro.
O planejamento não terá resultados sem uma boa gestão.
É muito comum as organizações elaborarem o planejamento estratégico e não conseguirem executá-lo por problema de gestão.
Os objetivos estratégicos, as metas, os planos de ações somente serão executados com qualidade e dentro do prazo estimado se houver mecanismo de controle, incluindo tecnologias que auxiliam em todo o monitoramento do planejamento.
Uma resposta
Muito boa a colocação, tudo gira em torno do Planejar, Programar, Controlar, mas por trás disso, tem de existir a gestão. Gosto muito de ensinar através do Ver, Julgar (analisar), Agir. O gestor tem de ter a habilidade de ver, enxergar as oportunidades, cenários, entre outros, e a sabedoria de analisar para a partir daí preparar sua equipe para o agir, e também ensinar sua equipe a ver, julgar e agir. Isso se associa ao planejamento, a programação e aos controles. No fundo estamos rodando o velho PDCA.