O mapa de stakeholders é uma ferramenta-chave para o desenvolvimento do seu planejamento estratégico. Através dessa ferramenta visual, sua equipe é capaz de identificar e entender as particularidades de cada parte interessada do seu negócio, e assim garantir que as expectativas e necessidades de todos sejam contempladas da melhor maneira.
Quer entender tudo sobre o mapeamento de stakeholders? Continue a leitura! Até o final do artigo, você vai conferir:
- O que são stakeholders?
- O que é um mapa de stakeholders?
- Importância do mapa de stakeholders
- Como fazer um mapa de stakeholders
- Exemplo de mapa de stakeholders
- Relação dos stakeholders com o planejamento estratégico
- Como o Scopi pode ajudar?
O que são stakeholders?
Para que você entenda melhor como funciona o mapa de stakeholders, precisamos que o conceito de stakeholders esteja claro.
“Stake” em tradução livre significa interesse ou participação e “holder” significa aquele que detém. Portanto, a expressão traz o significado do conceito, que seria algo como parte interessada.
O conceito foi originado na década de 60, pelo filósofo estadunidense Robert Edward Freeman, que definiu stakeholders como: “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.
Stakeholders podem ser desde clientes, colaboradores e fornecedores até investidores, comunidade local e governos. De acordo com o conceito, há um entendimento de que todas essas partes influenciam de alguma forma nos resultados, logo, devem ser criadas estratégias para criar a melhor experiência possível para todos.
O que é um mapa de stakeholders?
Agora vamos à definição do mapa de stakeholders. Este pode ser entendido como uma representação visual que organiza de forma objetiva todos os interessados do projeto, de modo que haja um entendimento claro de cada um deles, assim como do nível de influência que eles possuem.
Logo, esse mapeamento permite que a sua empresa seja capaz de alinhar todas as estratégias de forma mais eficiente e garanta que todos os stakeholders sejam considerados nas decisões importantes.
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Importância do mapa de stakeholders
A seguir listamos os motivos pelos quais sua empresa deve criar um mapa de stakeholders. Veja:
- Esse mapeamento ajuda a alinhar as expectativas dos stakeholders com os objetivos estratégicos do projeto, evitando surpresas desagradáveis durante a execução;
- Permite identificar stakeholders que podem representar riscos ao projeto, seja por sua oposição ou por falta de apoio;
- Facilita a comunicação e o engajamento dos stakeholders, aumentando as chances de sucesso do projeto;
- Ajuda a direcionar recursos para as áreas mais críticas, onde o impacto dos stakeholders é maior.
Como fazer um mapa de stakeholders?
A elaboração de um mapa de stakeholders envolve várias etapas. Confira a seguir um passo a passo de como elaborar esse mapeamento de maneira eficaz para o seu negócio:
1. Identificação dos stakeholders
O primeiro passo para desenvolver um mapa de stakeholders é a identificação de todas as partes interessadas do projeto.
Logo, ao iniciar esse processo, busque entender quem são as pessoas, grupos ou organizações que possuem algum tipo de interesse ou influência no seu projeto. Faça uma lista abrangente, incluindo stakeholders internos (como funcionários e líderes) e externos (como clientes, fornecedores e órgãos reguladores).
2. Análise dos stakeholders
Após a identificação, é hora de analisar cada stakeholder em termos de interesse e poder de influência. Para isso, você pode se fazer os seguintes questionamentos:
- Qual é o interesse desse stakeholder no projeto?
- Qual é o nível de influência que ele possui sobre as decisões do projeto?
Essa análise vai te ajudar a priorizar os stakeholders e, com isso, definir a melhor estratégia de engajamento para cada um.
3. Classificação dos stakeholders
O próximo passo é a classificação dos stakeholders em grupos distintos de acordo com a influência e interesse de cada um. Nossa dica aqui é a utilização de uma matriz de poder-interesse, que divide os stakeholders em quatro categorias:
- Alta influência, alto interesse: Precisam ser gerenciados de perto;
- Alta influência, baixo interesse: Devem ser mantidos satisfeitos;
- Baixa influência, alto interesse: Devem ser mantidos informados;
- Baixa influência, baixo interesse: Exigem monitoramento mínimo.
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4. Mapeamento visual
Após a elaboração da análise e da classificação, é hora de colocar a mão na massa e criar seu mapa visual de stakeholders. Para isso, você deve utilizar uma ferramenta gráfica para representar as diferentes partes interessadas e seu posicionamento na matriz de poder-interesse.
5. Estratégias de engajamento
Por fim, com o seu mapa já criado, você deve pensar em estratégias para cada grupo de stakeholders. Por exemplo, para aqueles com alta influência e alto interesse, você pode manter uma comunicação constante e buscar envolvê-los nas principais decisões. Já para aqueles com baixa influência e interesse, uma comunicação periódica pode ser suficiente.
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Exemplo de mapa de stakeholders
Agora que você já conhece o conceito e o processo de elaboração do mapa de stakeholders, vamos indicar um exemplo prático para tornar o entendimento da metodologia ainda mais claro.
Vamos considerar uma empresa de tecnologia que está desenvolvendo um novo software de gestão empresarial. Os stakeholders identificados e suas respectivas classificações podem ser visualizados na tabela abaixo:
Stakeholder | Interesse | Influência | Estratégia de Engajamento |
Clientes | Alto | Alto | Gerenciamento de perto, envolvimento direto |
Equipe de Desenvolvimento | Alto | Médio | Comunicação constante, reuniões regulares |
Investidores | Médio | Alto | Informações regulares, relatórios de progresso |
Órgãos Reguladores | Médio | Médio | Monitoramento e conformidade |
Fornecedores de Software | Baixo | Baixo | Monitoramento mínimo, contato eventual |
Portanto, com base nessa definição, a empresa sabe exatamente como deve se comunicar com cada grupo e ainda como gerenciar as expectativas de cada um.
Relação dos stakeholders com o planejamento estratégico
Os stakeholders desempenham um papel chave no planejamento estratégico, pois são as partes interessadas que podem influenciar diretamente o sucesso ou o fracasso de uma organização.
Criar estratégias para impactar todas essas partes é fundamental para conquistar os resultados esperados. Fazer isso vai trazer impactos tanto em vendas, no sentido de atrair clientes da melhor maneira possível, quanto ainda internamente, ou seja, focando no alinhamento organizacional.
Além disso, o envolvimento ativo dos stakeholders contribui para a construção de uma boa reputação, essencial para a sustentabilidade e crescimento da organização.
– Leia também: Cultura organizacional: o que é e o que a Apple tem a nos ensinar sobre esse conceito
Como o Scopi pode ajudar?
O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.
Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, gestão de projetos e gestão de tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.
Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.