Parte essencial da função de um gestor é garantir uma boa administração dos recursos financeiros da empresa. Afinal, são estes recursos que vão permitir que o seu negócio não só mantenha as portas abertas, mas também possua o fôlego necessário para crescer e se projetar no mercado.
Não importa o quão pequena ou grande seja a sua empresa: sem uma boa estratégia de gestão financeira ela dificilmente se manterá no jogo pelos próximos 2 a 5 anos. E você não quer que isso aconteça, ou quer?
Mudando o jogo : gestão financeira como base para um planejamento estratégico efetivo
Você já assistiu o filme “Moneyball: o homem que mudou o jogo” ?
Se você ainda não viu, precisa ver. Sério.
Embora tenha sido lançado em 2011, a trama de Moneyball é um verdadeiro clássico da administração financeira!
Baseado no livro homônimo do escritor Michael Lewis, o filme se apresenta como um verdadeiro estudo de caso a partir da história real de Billy Beane, gerente geral de uma equipe americana de baseball.
Mas o que um filme de esportes teria a acrescentar sobre a gestão financeira da sua empresa?
Para começar, Billy Beane é um modelo de gestor que, trabalhando em um time pequeno e com baixo orçamento, soube encontrar as melhores oportunidades de investimento em contratações para a sua equipe.
Moneyball mostra os frutos que uma boa gestão financeira aliada à um planejamento estratégico de qualidade podem gerar.
Da mesma forma, o filme retrata como a atenção aos pequenos detalhes da rotina de funcionamento de uma empresa podem ser de grande impacto na hora de mudar o jogo e dar aquela guinada nos negócios.
Por fim, Billy Beane é um modelo de um administrador com uma visão de mercado – algo que é essencial para que qualquer negócio decole – e com um bom sistema de gestão.
E, convenhamos, saber conciliar diversos planos da administração, tais como controle financeiro, planejamento estratégico, realização de investimentos responsáveis e análise de mercado, é justamente o tipo de knowhow que fará toda a diferença para o sucesso da sua empresa.
Quais os elementos fundamentais para uma boa gestão financeira?
Existem algumas características comuns à qualquer modelo de gestão financeira responsável. Entre eles estão:
- ter o controle de suas principais entradas de capital;
- conhecer não só os principais concorrentes no seu setor, mas também a sua sazonalidade;
- controlar os investimentos realizados, através de acompanhamento contínuo;
- possuir metas de crescimento;
- conhecer os principais custos da sua operação, identificando áreas passíveis de cortes ou reformulações em prol do equilíbrio financeiro da empresa.
Com alguns poucos passos é possível estabelecer esse modelo de gestão financeira de sucesso na sua empresa. A seguir você confere o nosso guia:
Passo a passo para uma gestão financeira mais efetiva:
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Mapeamento de custos
Quais os custos envolvidos na manutenção da sua operação?
Na hora de colocar na ponta do lápis, vale dividir os custos em dois tipos distintos: os custos fixos e os custos variáveis. Na primeira categoria entram todas as despesas que são constantes no seu orçamento, como custos prediais com aluguel, luz, água, telefone, internet e, é claro, com a sua folha de pagamentos.
Já os custos variáveis são aqueles que são inconstantes, como a aquisição de novos itens para estoque e os investimentos em marketing. Os valores dessa categoria variam principalmente em função dos resultados do mês anterior e do seu planejamento estratégico.
A partir do mapeamento de custos a sua gestão terá maior clareza sobre onde e como estão sendo investidos os recursos da empresa.
Dessa forma, é possível identificar os gastos supérfluos – investimentos com pouco ou nenhum retorno – e redirecionar o orçamento da empresa, garantindo que ela esteja sempre no azul.
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Elaboração de um calendário financeiro da empresa
Um calendário financeiro é a melhor forma de identificar visualmente quais as principais épocas de entrada e de saída de recursos da sua empresa. Dessa forma, a sua gestão pode realizar um planejamento mensal que contemple essas épocas, organizando os pagamentos.
Identificar a sazonalidade das suas vendas é outra excelente razão para elaborar um calendário financeiro. Ter clareza das principais épocas de vendas permite que a sua empresa organize a reposição de estoques tendo em vista esses períodos. Ainda, que sejam feitos investimentos em marketing de forma a impulsionar as vendas naqueles períodos de baixa em vendas…
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Escolha de um sistema padronizado de gestão financeira
Para garantir um bom acompanhamento e controle das finanças da sua empresa, opte por uma padronização dos seus sistemas de controle.
Para te ajudar, existem diversas formas de manter um registro e acompanhamento das movimentações financeiras do seu negócio. As opções vão desde planilhas-modelo, que podem ser facilmente encontradas online, até sistemas mais complexos de gestão integrada, como é o caso dos ERPs.
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Estabelecimento de metas e check points
Integrar a sua gestão financeira com um planejamento estratégico de crescimento é uma excelente forma de garantir que a sua empresa contará com os recursos necessários para crescer.
Para conferir maior eficiência ao seu planejamento, vale trabalhar com check points: momentos de análise e reformulação dos planos, distribuídos ao longo do período coberto pelo seu planejamento (anual, semestral, etc.)
Outra excelente forma de garantir um bom controle e acompanhamento do desenrolar do planejamento estratégico-financeiro da sua empresa é optar por um sistema informatizado de suporte ao planejamento estratégico.
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Análise dos resultados financeiros da empresa
Por fim, lembre-se que separar, no calendário de eventos da sua empresa, uma data para realizar o balanço dos resultados financeiros é um passo necessário para dar continuidade ao crescimento dos negócios.
O momento de análise de resultados da empresa é a hora certa para decidir quais os investimentos, procedimentos e iniciativas se mostraram lucrativos e merecem ser continuados. Da mesma forma, é a hora de encerrar ou repensar aqueles que obtiveram resultados abaixo do esperado.
– Leia também: Planejamento estratégico financeiro: como criar o do seu negócio?
Este texto foi escrito pelo nosso convidado Gestão Click 😉