SaaS (sigla em inglês para Software as a Service), modelo de comercialização e distribuição de software como serviço, não se trata mais de uma tendência. Entre as vantagens do SaaS, por exemplo, está a hospedagem do serviço inteiramente na Internet, ou na nuvem, como se costuma dizer, que é uma realidade que cresce no mercado global a cada dia.
Quais são as vantagens dos SaaS?
Dentre as vantagens para o usuário final, na comparação com os softwares tradicionais, instalados nos servidores do cliente, temos:
– Custos menores:
Os softwares comercializados no modelo SaaS possuem valores bem menores do que os softwares tradicionais. O grande objetivo dos desenvolvedores SaaS é a escala, portanto adotam políticas comerciais para vender mais por menos.
– Acesso a qualquer hora e de qualquer lugar:
Os softwares SaaS estão disponíveis 24h por dia. Para acessá-los basta ter uma conexão com a Internet. Além de serem disponibilizados para computadores e tablets, a grande maioria pode ser acessado por meio de aplicativos móveis.
– Atualizações constantes:
Nos formatos tradicionais, atualizar as versões de um software é muito mais trabalhosa. É necessário agendar horário com cada empresa cliente e, no momento da atualização, suspender o uso do sistema momentaneamente. Alguns casos requerem ir até a sede do cliente para atualizar a versão. Já o formato SaaS pode ser atualizado a qualquer momento.
Leia também: Software para MEI: 8 soluções ideais para microempreendedores!
– Velocidade na implantação:
Como não requer instalação na máquina do cliente, a implantação do SaaS é muito mais rápida. Muitos fornecedores liberam a senha de acesso ao software tão logo o contrato entre as partes seja assinado.
– Redução de tempo e custos com manutenção e infraestrutura:
A infraestrutura fica por conta do desenvolvedor. O usuário não precisa investir em servidores, por exemplo, e não precisa ter a preocupação com cópias de segurança (backup).
Para os desenvolvedores, talvez, a principal vantagem é a escalabilidade que o modo SaaS possibilita. Ao mesmo tempo, é bom lembrar, que esta vantagem se estende a todos os fornecedores que estão no mercado e os fornecedores em potencial. Com isso a probabilidade do crescimento do número de competidores é muito maior.