Todo negócio que almeja a otimização da sua performance precisa de indicadores de desempenho para acompanhar o sucesso das ações desenvolvidas. Afinal, esses indicadores fornecem uma visão clara do desempenho de cada área da empresa e ajudam a guiar as decisões estratégicas. Neste artigo, exploramos 12 exemplos de KPIs que podem fazer a diferença para sua empresa. Continue a leitura e confira:
- O que são KPIs e por que eles são Importantes?
- 12 Exemplos de KPIs Essenciais
- Como o Scopi pode ajudar?
O que são KPIs e por que eles são Importantes?
KPI (do inglês key-performance indicators), são indicadores-chave de desempenho que auxiliam as empresas no acompanhamento das ações planejadas. Cada empresa irá definir os seus de acordo com seus projetos, metas e necessidades.
Além disso, cada KPI é projetado para fornecer insights sobre metas específicas e apoiar o crescimento sustentável da empresa.
Na hora de definir os indicadores do seu negócio, eles podem ser divididos em três tipos, sendo eles:
- Primários ou estratégicos: são aqueles acompanhados por diretores ou c-levels e mostram de forma rápida se os objetivos definidos estão sendo atingidos;
- Secundários ou táticos: usados pelos líderes de setores, reforçam os primários e mostram se as ações estão no caminho certo;
- Práticos ou operacionais: acompanhados pelos especialistas de cada área, desdobram em detalhes os resultados primários e secundários.
– Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto
12 Exemplos de KPIs Essenciais
Listamos abaixo alguns exemplos de KPIs mais valiosos para monitorar o desempenho das empresas atualmente. Confira:
1. Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score (NPS) mede a satisfação e lealdade dos clientes. Com base na probabilidade de recomendação, o NPS ajuda a entender o quanto seus clientes estão dispostos a promover sua marca, ou seja, o quanto eles estão dispostos e indicar seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.
2. Taxa de Churn
A Taxa de Churn indica a porcentagem de clientes que deixam de usar seus serviços em determinado período. Portanto, uma taxa de churn elevada pode levantar alguns alertas e sugerir a necessidade de melhorias, como por exemplo, no atendimento, na experiência oferecida, entre outros.
3. Taxa de Retenção de Clientes
A Taxa de Retenção representa o percentual de clientes que permanecem fiéis ao seu negócio em um período de tempo específico. É importante medir esse KPI, pois ele contribui para garantir um crescimento constante, além de contribuir na redução dos os custos de aquisição de novos clientes.
4. Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI calcula a rentabilidade das ações e investimentos feitos pela empresa. Esse KPI é muito importante para que sua empresa entenda o quanto de retorno financeiro foi obtido em relação ao montante investido.
5. Taxa de Crescimento de Receita
Este KPI mede o crescimento da receita em um período determinado. A fórmula para a taxa de crescimento da receita é: Taxa de crescimento da receita (%) = (Receita no período corrente – Receita no período anterior) / Faturamento no período anterior x 100.
Esse indicador vai avaliar o desempenho financeiro e a sustentabilidade do negócio, ajudando a identificar padrões e, consequentemente, contribuir na tomada de decisões estratégicas.
– Leia também: 12 indicadores financeiros para não perder de vista
6. Ticket Médio
O Ticket Médio representa o valor médio das compras de seus clientes em um período específico. Portanto, é um KPI que avalia a lucratividade e também ajuda a medir a eficácia das campanhas de marketing.
7. Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão mostra a porcentagem de visitantes que completam uma ação desejada, como por exemplo, realizar uma compra ou preencher um formulário.
8. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC avalia o custo médio necessário para conquistar novos clientes. Um CAC elevado pode indicar um ROI negativo e exigir ajustes em estratégias de marketing e vendas.
– Leia também: 6 KPIs de marketing que todo gestor deve acompanhar
9. Customer Lifetime Value (CLV)
Esse KPI avalia o retorno sobre o investimento feito em cada cliente ao longo do tempo. Ele é complementar a outros indicadores como taxa de conversão para uma análise completa.
10. Lucro Bruto
Esse KPI mostra o lucro da empresa antes da dedução de impostos e despesas operacionais. É uma métrica essencial para monitorar a rentabilidade e a sustentabilidade financeira.
11. Taxa de Turnover
A taxa de turnover é um dos muitos exemplos de KPIs de Recursos Humanos e mede a eficácia do recrutamento e onboarding através da rotatividade de funcionários. Ele vai medir a quantidade de funcionários que deixam a empresa durante determinado período, que geralmente é de um ano.
12. KPI de produtividade
A produtividade é um KPI que avalia a eficiência dos funcionários e dos processos. Uma alta produtividade indica que a empresa está utilizando seus recursos de maneira eficaz.
Para mensurar a produtividade, podemos analisar a relação entre os outputs gerados (como produtos fabricados ou serviços prestados) e os inputs utilizados (como horas trabalhadas, recursos materiais ou financeiros).
Uma abordagem comum é calcular a produtividade do trabalho, dividindo o total de saídas (por exemplo, número de unidades produzidas) pelo total de horas trabalhadas.
– Leia também: 7 indicadores de produtividade para acompanhar na sua empresa
Como o Scopi pode ajudar?
Implementar o Scopi na sua empresa é simples e intuitivo. O software de planificación estratégica foi projetado para ser fácil de usar, mesmo para aqueles que não têm muita familiaridade com ferramentas de gestão de KPIs.
Além disso, o Scopi oferece suporte completo e uma consultoria de implantação, que ajuda a estruturar o seu modelo de gestão estratégica no Scopi, garantindo que sua equipe esteja capacitada para utilizar todas as funcionalidades da ferramenta. Veja algumas das funcionalidades:
- Monitorar indicadores em tempo real: O Scopi permite que você acompanhe seus indicadores a partir de um dashboard de KPIs com gráficos e relatórios dinâmicos, ajudando a tomar decisões embasadas;
- Notificações automáticas: O software ajuda na definição e no acompanhamento das metas, enviando notificações automáticas a respeito da performance dos indicadores, da proximidade da data de atualização do indicador ou caso haja algum atraso, para que todos estejam alinhados;
- Gerar insights personalizados: O Scopi facilita a criação de análises comparativas, ajudando a entender tendências e pontos de melhoria para cada área da empresa;
- Análise de causa e ações corretivas: O Scopi conta com o recurso de FCA (Fato-Causa-Ação) para auxiliar na identificação das causas de desvios nos resultados dos indicadores, assim como no estabelecimento de ações corretivas para esses desvios;
- Facilidade na atualização dos dados: Os indicadores no Scopi podem ser atualizados de forma simples, através de recursos como atualização manual em lote, importação via planilha e integração via API.
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– Leia também: Indicadores estratégicos: quais são, exemplos e como usar