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Hogar > 12 exemplos de KPIs para aplicar na análise do seu negócio

12 exemplos de KPIs para aplicar na análise do seu negócio

  • noviembre 8, 2024
  • Marcos Kayser
12 exemplos de KPIs para aplicar na análise do seu negócio

Todo negócio que almeja a otimização da sua performance precisa de indicadores de desempenho para acompanhar o sucesso das ações desenvolvidas. Afinal, esses indicadores fornecem uma visão clara do desempenho de cada área da empresa e ajudam a guiar as decisões estratégicas. Neste artigo, exploramos 12 exemplos de KPIs que podem fazer a diferença para sua empresa. Continue a leitura e confira:

  • O que são KPIs e por que  eles são Importantes?
  • 12 Exemplos de KPIs Essenciais
  • Como o Scopi pode ajudar?

O que são KPIs e por que  eles são Importantes?

KPI (do inglês key-performance indicators), são indicadores-chave de desempenho que auxiliam as empresas no acompanhamento das ações planejadas. Cada empresa irá definir os seus de acordo com seus projetos, metas e necessidades.

Além disso, cada KPI é projetado para fornecer insights sobre metas específicas e apoiar o crescimento sustentável da empresa.

Na hora de definir os indicadores do seu negócio, eles podem ser divididos em três tipos, sendo eles:

  • Primários ou estratégicos: são aqueles acompanhados por diretores ou c-levels e mostram de forma rápida se os objetivos definidos estão sendo atingidos;
  • Secundários ou táticos: usados pelos líderes de setores, reforçam os primários e mostram se as ações estão no caminho certo;
  • Práticos ou operacionais: acompanhados pelos especialistas de cada área, desdobram em detalhes os resultados primários e secundários.

– Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto

12 Exemplos de KPIs Essenciais

Listamos abaixo alguns exemplos de KPIs mais valiosos para monitorar o desempenho das empresas atualmente. Confira:

1. Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score (NPS) mede a satisfação e lealdade dos clientes. Com base na probabilidade de recomendação, o NPS ajuda a entender o quanto seus clientes estão dispostos a promover sua marca, ou seja, o quanto eles estão dispostos e indicar seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.

2. Taxa de Churn

A Taxa de Churn indica a porcentagem de clientes que deixam de usar seus serviços em determinado período. Portanto, uma taxa de churn elevada pode levantar alguns alertas e sugerir a necessidade de melhorias, como por exemplo, no atendimento, na experiência oferecida, entre outros.

3. Taxa de Retenção de Clientes

A Taxa de Retenção representa o percentual de clientes que permanecem fiéis ao seu negócio em um período de tempo específico. É importante medir esse KPI, pois ele contribui para garantir um crescimento constante, além de contribuir na redução dos os custos de aquisição de novos clientes.

4. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI calcula a rentabilidade das ações e investimentos feitos pela empresa. Esse KPI é muito importante para que sua empresa entenda o quanto de retorno financeiro foi obtido em relação ao montante investido.

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5. Taxa de Crescimento de Receita

Este KPI mede o crescimento da receita em um período determinado. A fórmula para a taxa de crescimento da receita é: Taxa de crescimento da receita (%) = (Receita no período corrente – Receita no período anterior) / Faturamento no período anterior x 100.

Esse indicador vai avaliar o desempenho financeiro e a sustentabilidade do negócio, ajudando a identificar padrões e, consequentemente, contribuir na tomada de decisões estratégicas.

– Leia também: 12 indicadores financeiros para não perder de vista

6. Ticket Médio

O Ticket Médio representa o valor médio das compras de seus clientes em um período específico. Portanto, é um KPI que avalia a lucratividade e também ajuda a medir a eficácia das campanhas de marketing.

7. Taxa de Conversão

A Taxa de Conversão mostra a porcentagem de visitantes que completam uma ação desejada, como por exemplo, realizar uma compra ou preencher um formulário.

8. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC avalia o custo médio necessário para conquistar novos clientes. Um CAC elevado pode indicar um ROI negativo e exigir ajustes em estratégias de marketing e vendas.

– Leia também: 6 KPIs de marketing que todo gestor deve acompanhar

9.  Customer Lifetime Value (CLV)

Esse KPI avalia o retorno sobre o investimento feito em cada cliente ao longo do tempo. Ele é complementar a outros indicadores como taxa de conversão para uma análise completa.

10. Lucro Bruto

Esse KPI mostra o lucro da empresa antes da dedução de impostos e despesas operacionais. É uma métrica essencial para monitorar a rentabilidade e a sustentabilidade financeira.

11.  Taxa de Turnover

A taxa de turnover é um dos muitos exemplos de KPIs de Recursos Humanos e mede a eficácia do recrutamento e onboarding através da rotatividade de funcionários. Ele vai medir a quantidade de funcionários que deixam a empresa durante determinado período, que geralmente é de um ano.

12. KPI de produtividade

A produtividade é um KPI que avalia a eficiência dos funcionários e dos processos. Uma alta produtividade indica que a empresa está utilizando seus recursos de maneira eficaz.

Para mensurar a produtividade, podemos analisar a relação entre os outputs gerados (como produtos fabricados ou serviços prestados) e os inputs utilizados (como horas trabalhadas, recursos materiais ou financeiros).

Uma abordagem comum é calcular a produtividade do trabalho, dividindo o total de saídas (por exemplo, número de unidades produzidas) pelo total de horas trabalhadas.

– Leia também: 7 indicadores de produtividade para acompanhar na sua empresa

Como o Scopi pode ajudar?

Implementar o Scopi na sua empresa é simples e intuitivo. O software de planificación estratégica foi projetado para ser fácil de usar, mesmo para aqueles que não têm muita familiaridade com ferramentas de gestão de KPIs. 

Além disso, o Scopi oferece suporte completo e uma consultoria de implantação, que ajuda a estruturar o seu modelo de gestão estratégica no Scopi, garantindo que sua equipe esteja capacitada para utilizar todas as funcionalidades da ferramenta. Veja algumas das funcionalidades:

  • Monitorar indicadores em tempo real: O Scopi permite que você acompanhe seus indicadores a partir de um dashboard de KPIs com gráficos e relatórios dinâmicos, ajudando a tomar decisões embasadas;
  • Notificações automáticas: O software ajuda na definição e no acompanhamento das metas, enviando notificações automáticas a respeito da performance dos indicadores, da proximidade da data de atualização do indicador ou caso haja algum atraso,  para que todos estejam alinhados;
  • Gerar insights personalizados: O Scopi facilita a criação de análises comparativas, ajudando a entender tendências e pontos de melhoria para cada área da empresa;
  • Análise de causa e ações corretivas: O Scopi conta com o recurso de FCA (Fato-Causa-Ação) para auxiliar na identificação das causas de desvios nos resultados dos indicadores, assim como no estabelecimento de ações corretivas para esses desvios;
  • Facilidade na atualização dos dados: Os indicadores no Scopi podem ser atualizados de forma simples, através de recursos como atualização manual em lote, importação via planilha e integração via API.

Solicite uma demonstração gratuita e veja como podemos ajudar seu negócio na otimização dos resultados.

– Leia também: Indicadores estratégicos: quais são, exemplos e como usar

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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