Diagrama de Pareto: o que é, para que serve e dicas de uso

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta voltada para a gestão de qualidade muito utilizada para identificação e priorização de problemas. A metodologia, que faz uso de estatísticas, pode ser utilizada em diversas áreas, como marketing, vendas, entre outras.

Portanto, se você busca métodos para tomar decisões mais assertivas e buscar a melhoria contínua em seu negócio, pode ser interessante considerar a aplicação do Gráfico de Pareto. Continue a leitura e confira:

  • O que é o Diagrama de Pareto?
  • Para que serve o Diagrama de Pareto?
  • Passo a passo para construir um Diagrama de Pareto
  • Exemplo de Diagrama de Pareto
  • Como o Scopi pode ajudar? 

O que é o Diagrama de Pareto?

O Diagrama de Pareto foi nomeado por Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios, em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto e baseia-se no Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20.

Em suas pesquisas, Juran descobriu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. 

Essa descoberta passou a ser utilizada também no mundo corporativo, sugerindo que 80% dos problemas geralmente são causados por 20% das possíveis causas. Isto é, podemos fazer uso da proporção 80/20 para definir a relação em diferentes circunstâncias.

Isso quer dizer que, ao resolver as principais causas dos problemas, cerca de 80% dos problemas serão solucionados. Vamos exemplificar essa proporção com alguns cenários: 

  • 80% das reclamações de seus clientes podem ser geradas por 20% dos produtos/serviços;
  • 80% do lucro do seu negócio provém de 20% de seus serviços/produtos;
  • 80% dos atrasos nos projetos são por conta de 20% de motivos específicos.

Portanto, é fundamental identificar os problemas e as suas respectivas causas, de modo a saber exatamente onde você deve agir para otimizar seus processos.

Em outras palavras, o Diagrama de Pareto vai ajudar você a identificar as causas mais impactantes para o negócio.

– Leia também: Ciclo PDCA: o que é, benefícios e como aplicar no seu negócio

Para que serve o Diagrama de Pareto?

Veja abaixo algumas situações onde a utilização do Gráfico de Pareto pode ser interessante:

  • Identificação de problemas críticos: Ajuda a identificar as causas mais significativas que precisam ser abordadas primeiro;
  • Otimização de recursos: Facilita o foco nos problemas que terão o maior impacto, economizando tempo e recursos;
  • Melhoria de processos: Pode ser usado para analisar processos de negócios e identificar áreas onde melhorias podem ser realizadas;
  • Análise de Marketing e Vendas: No contexto de marketing, pode ser usado para identificar quais produtos ou canais de vendas estão gerando a maioria dos lucros ou problemas.

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Vantagens do uso do Diagrama de Pareto

  • Identificação de Prioridades;
  • Alocação eficiente de recursos;
  • Oferece uma representação clara e visual dos dados, facilitando a compreensão dos problemas;
  • Promove uma abordagem objetiva e orientada a dados na tomada de decisão;
  • Economiza tempo e dinheiro;
  • Promove uma cultura de melhoria e aprendizado contínuos;
  • Pode ser aplicado em diversos contextos e indústrias, oferecendo flexibilidade;
  • Ajuda na escolha das ações mais eficazes para resolver problemas.

Passo a passo para construir um Diagrama de Pareto

Construir um Diagrama de Pareto é um processo sistemático que pode ser feito seguindo os passos abaixo.

1. Identifique o problema 

Defina claramente o problema ou o conjunto de dados que você deseja analisar. Pode ser algo como defeitos em um produto ou algum serviço que não está dando resultados esperados, reclamações de clientes, ou canais de marketing não estão trazendo leads qualificados, por exemplo.

2. Colete os dados

Após identificar o problema, você deve coletar dados relacionados ao assunto. Por exemplo, se você está analisando defeitos de produto, colete a frequência de cada tipo de defeito.

3. Organize os dados

Classifique os problemas do maior para o menor, baseando-se na frequência ou na métrica escolhida (por exemplo, custo ou impacto).

4. Calcule as porcentagens

Você deve calcular a porcentagem de cada problema em relação ao total. Além disso, também deverá ser feito o cálculo da porcentagem acumulada para cada problema, somando as porcentagens de forma sequencial.

5. Analise o diagrama

Identifique os problemas que estão na parte esquerda do diagrama, pois geralmente representam os mais críticos;

Utilize a regra 80/20 como um guia para determinar quais problemas precisam ser abordados primeiro.

6. Tome ações baseadas na análise

Após a elaboração do gráfico, defina planos de ação para abordar os problemas identificados como mais críticos.

– Leia também: Modelos de plano de ação: confira exemplos e entenda de vez o documento

Exemplo de Diagrama de Pareto

Para tornar o entendimento da metodologia ainda mais claro, vamos apresentar um exemplo de aplicação do Diagrama de Pareto.

Aqui o problema seria o excesso de reclamações de clientes relacionadas a cinco diferentes canais de marketing, sendo eles:

  • E-mail: 50 reclamações;
  • Mídias Sociais: 30 reclamações;
  • Site: 20 reclamações;
  • Anúncios PPC: 10 reclamações;
  • SEO: 5 reclamações.

Total: 115 reclamações

Organização e porcentagens:

  • E-mail: 50 reclamações (43% do total, 43% acumulado);
  • Mídias Sociais: 30 reclamações (26% do total, 69% acumulado);
  • Site: 20 reclamações (17% do total, 86% acumulado);
  • Anúncios PPC: 10 reclamações (9% do total, 95% acumulado);
  • SEO: 5 reclamações (4% do total, 100% acumulado).

Análise e ações:

  1. Os dois primeiros canais (E-mail e Mídias Sociais) são responsáveis por 69% das reclamações totais.
  2. Você pode decidir focar seus esforços em melhorar a comunicação nesses dois canais, já que eles representam a maioria das reclamações.

Portanto, este exemplo demonstra como o Diagrama de Pareto pode ser utilizado para identificar e priorizar problemas em um contexto de marketing.

Focar nos canais com as maiores quantidades de reclamações permite que a equipe tome ações corretivas eficientes e otimize a satisfação do cliente.

– Leia também: Análise de Causa Raiz (ACR): o que é, como fazer e ferramentas utilizadas na metodologia

Como o Scopi pode ajudar? 

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