As metodologias BSC e OKR estão entre as mais utilizadas pelas empresas na atualidade e entendemos que não há uma melhor do que a outra. Ambas contribuem para a busca por resultados estratégicos, cada qual com suas características, estrutura, ciclos de duração, entre outros pontos que vão influenciar no planejamento das ações e no monitoramento.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para conhecer mais detalhadamente essas metodologias. Além disso, vamos apresentar como o Scopi, um software de gestão estratégica, que reune ambos os métodos pode ajudar na implementação e acompanhamento dos resultados.
Continue a leitura e confira:
- O que é OKR?
- O que é BSC?
- Principais características e diferenças entre BSC e OKR
- Conte com o suporte de um software de gestão estratégica que reúne BSC e OKR num só lugar
O que é OKR?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que significa, na tradução literal, objetivos e resultados-chave.
Portanto, a metodologia propõe a elaboração de objetivos, assim como de resultados-chave que serão utilizados para mensurar a eficiência das ações propostas.
Em linhas gerais, a OKR consiste em um sistema de metas coletivas e individuais, que convergem para a busca de objetivos globais de uma organização.
- Objectives são uma definição clara e geral sobre o que a empresa deseja alcançar;
- Key Results são as metas que ajudam a definir o melhor trajeto para chegar ao objetivo final.
O que é BSC?
BSC é a sigla para Balanced Scorecard, termo que significa Indicadores Balanceados de Desempenho. A metodologia vai auxiliar num entendimento mais amplo das necessidades do negócio, a partir de 4 perspectivas distintas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento).
Em resumo, os principais objetivos do Balanced Scored são:
- Comunicar estratégias e objetivos;
- Agilizar o feedback;
- Alinhar as estratégias e estabelecer metas;
- Esclarecer a estratégia e a visão.
Para aplicar a metodologia, a empresa deve criar um mapa estratégico, onde deve constar a visão de futuro e objetivos da sua empresa, de cada setor e os pontos de interseção entre as diferentes áreas.
– Leia também: Guia Completo do Planejamento Estratégico
Principais características e diferenças entre BSC e OKR
Agora que você já conhece um pouco melhor o conceito dessas metodologias, chegou a hora de entender quais são as suas particularidades e diferenças. Veja tudo a seguir.
1. Ciclos de duração
Começamos com uma das características mais distintas entre BSC e OKR, que é o ciclo de duração de cada metodologia.
O BSC trata de um planejamento a longo prazo, buscando uma visão mais geral das estratégias que podem impactar o negócio. Em geral, os ciclos costumam ser de um ano, podendo chegar a até cinco anos ou mais.
Mas, isso não significa que as ações serão propostas e esquecidas durante a vigência do ciclo. Muito pelo contrário, o BSC surgiu justamente para conectar os objetivos da empresa a longo prazo com as ações e resultados executados no presente.
Com a OKR, já temos ciclos mais curtos de definição dos objetivos. O mais comum é que eles aconteçam de forma trimestral.
Portanto, essa é uma metodologia mais dinâmica, que parte de necessidades pontuais dos setores. Isto é, são propostos objetivos que vão gerar mais valor durante os próximos três meses.
– Leia também: OKR ou Smart? Saiba qual metodologia utilizar na sua estratégia
2. Estrutura de planejamento
BSC e OKR partem de filosofias de planejamento distintas. O BSC, como já citado anteriormente, aplica as suas ações com base em perspectivas específicas. Já a OKR tem uma estrutura mais livre, deixando essa definição para ser decidida de acordo com as necessidades atuais do negócio.
As perspectivas de planejamento do método BSC são:
- Financeiro: relacionado aos indicadores de desempenho financeiro do negócio. Aqui deve ser respondida a seguinte pergunta: “Quais objetivos financeiros devemos seguir para satisfazer os acionistas?”;
- Cliente: deve-se incluir ações voltadas para o oferecimento de real valor para os clientes. Portanto, aqui a pergunta deve ser: “Quais necessidades dos nossos clientes devemos atender para atingir os objetivos financeiros?”;
- Processos: o foco aqui se volta para a análise dos processos pensando em sua otimização. A pergunta que norteia esta perspectiva é: “Em quais processos internos devemos ter excelência para satisfazer nossos acionistas e clientes?”;
- Aprendizado e crescimento: vivemos em um mercado que está cada vez mais competitivo, por isso, é fundamental que a empresa busque formas de se reinventar constantemente. Portanto, a pergunta aqui deve ser: “Como a organização deve aprender e inovar para atingir nossas metas?”.
3. Hierarquização
Outro ponto importante que diferencia as metodologias OKR e BSC é em relação a hierarquização no processo de elaboração dos planos.
No caso do BSC, a definição do planejamento e objetivos é realizada pelas lideranças. Isso significa que as definições mais estratégicas e abrangentes da empresa serão definidas pelas pessoas que exercem cargos de maior influência.
Mas, isso não quer dizer que os colaboradores não estarão envolvidos no processo, pois é interessante sim que isso aconteça, mas, cabe ao alto escalão a definição e conclusão dos objetivos de longo prazo.
Já no caso da OKR, essas escolhas são mais niveladas, isto é, os membros têm participação ativa e decisiva no processo de definição de objetivos e metas.
Afinal, nesse caso é interessante que isso aconteça, pois é indicado que cada departamento tenha as suas metas, logo, quem trabalha diretamente com a função terá mais propriedade para definir o que pode ser feito para otimizar as atividades.
Principais diferenças entre BSC e OKR
– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos
Conte com o suporte de um software de gestão estratégica que reúne BSC e OKR num só lugar
É isso mesmo, o Scopi é uma plataforma de criação e execução do planejamento estratégico que permite seus usuários criarem objetivos estratégicos com base tanto no BSC como no OKR.
No Scopi os objetivos do BSC se desdobram em indicadores (KPIs) e planos de ações e os objetivos do OKR se desdobram em resultados chaves e também em planos de ações. Assim é possível conciliar ambas as metodologias.
Além disso, o Scopi integra em um só lugar outras ferramentas importantes como a Matriz SWOT, a Análise Pestal, Curva de Valor, gestão de riscos, gestão de projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão se torna mais fácil, seguro e eficaz!