O benchmarking é uma das estratégias mais relevantes para empresas que desejam melhorar sua performance e se manter competitivas no mercado.
Essa prática tem o objetivo de analisar as melhores referências do setor, e com isso proporciona benefícios como identificação de oportunidades de melhoria, redução de custos e aumento da qualidade dos produtos e serviços.
Para te ajudar na aplicação dessa metodologia, preparamos este artigo com informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira:
- O que é benchmarking?
- Importância do benchmarking para empresas
- Tipos de benchmarking
- Como fazer benchmarking em sua empresa
- Exemplos de benchmarking
- Benchmark ou benchmarking? Qual a diferença?
- Como o Scopi pode ajudar?
O que é benchmarking?
O conceito de benchmarking começou a ser formalmente utilizado na década de 1970 pela empresa americana Xerox. O objetivo da marca era recuperar sua competitividade frente à concorrência japonesa.
Na época, o CEO da empresa, David Kearns, definiu o conceito como um “processo contínuo de medir produtos, serviços e práticas dos concorrentes que nossas empresas reconhecem como líderes do setor”.
Portanto, benchmarking é um processo sistemático de pesquisa e comparação das melhores práticas de mercado. Ou seja, para aplicá-lo sua empresa deve fazer pesquisas entre a concorrência, de modo a identificar práticas bem-sucedidas.
É importante ressaltar que essa análise não é uma forma de copiar outras empresas, mas sim uma maneira de ter melhores insights, adaptando as estratégias de acordo com as particularidades da sua organização.
Importância do benchmarking para empresas
Ao implementar o benchmarking, seu negócio ganha várias vantagens estratégicas. Por exemplo, ao compreender os fatores que contribuem para o sucesso de empresas líderes em seu segmento, seu negócio pode identificar maneiras de aplicá-los dentro de sua própria realidade.
Além disso, ao adotar essa prática, é possível antecipar tendências, melhorar processos internos, reduzir desperdícios e criar um ambiente de inovação contínua.
Outro aspecto importante do benchmarking é a possibilidade de identificar pontos fracos que podem estar prejudicando a competitividade. Muitas vezes, as empresas não percebem falhas internas até que comecem a se comparar com outras organizações. Mas, com o benchmarking, é possível avaliar os desempenhos de forma objetiva e assim, estabelecer metas realistas de crescimento.
– Leia também: 10 estratégias empresariais para ter sucesso nos negócios
Tipos de benchmarking
Existem vários tipos de benchmarking, cada um com um objetivo específico. Confira a seguir quais são os principais e entenda quando usar cada um:
- Benchmarking competitivo: é o tipo de bench mais comum. Foca na análise de empresas concorrentes diretas. Permite comparar estratégias, produtos e serviços para encontrar diferenciais competitivos;
- Benchmarking interno: realizado dentro da própria empresa, comparando setores e processos para identificar boas práticas e padronizá-las em toda a organização;
- Benchmarking genérico: avalia metodologias e estratégias amplamente reconhecidas como eficazes, independentemente do setor de atuação;
- Benchmarking colaborativo: modelo de benchmarking entre empresas não concorrentes diretas para troca de informações. Dessa forma, as organizações ganham aprendizado mútuo e inovação compartilhada.
Como fazer benchmarking em sua empresa
A implementação eficaz do benchmarking requer um planejamento estruturado. Aqui estão os principais passos para conduzir esse processo:
1. Definir o objetivo
Antes de iniciar, é necessário que você tenha clareza sobre qual aspecto do seu negócio precisa ser melhorado. Você pode buscar referências relacionadas à eficiência operacional, a experiência do cliente, a produtividade da equipe ou qualquer outro fator estratégico.
– Leia também: Objetivos estratégicos: o que são, como defini-los e exemplos
2. Escolher empresas de referência
O segundo passo do benchmarking é a seleção de empresas que sejam referência no critério definido anteriormente. Essas organizações podem ser concorrentes diretos, líderes do mercado ou até empresas de outros setores com boas práticas aplicáveis.
3. Coletar dados
Em seguida, você deve coletar informações úteis sobre a concorrência. Isso pode ser feito por meio de relatórios do setor, entrevistas, visitas técnicas, estudos de caso e até benchmarking colaborativo, quando há troca de informações entre empresas.
4. Analisar e comparar
Após coletar os dados, é hora de comparar os resultados obtidos com os da sua empresa. Essa análise deve considerar os números obtidos, além dos métodos e estratégias adotadas pelas empresas de referência.
5. Adaptar as boas práticas
Como mencionado anteriormente, a ideia não é copiar exatamente o que outras empresas fazem. O ideal é adaptar as melhores práticas à realidade do seu negócio, sempre considerando suas limitações e necessidades.
6. Implementar as mudanças
Por fim, você deve criar um plano de ação para colocar as melhorias em prática. São alguns exemplos nesse sentido:
- Treinamentos com a equipe;
- Adoção de novas tecnologias;
- Mudanças na estrutura organizacional;
- Entre outras iniciativas.
– Leia também: Curva de Valor: o que é, importância, como construir e exemplos
Exemplos de benchmarking
Empresas de diversos segmentos utilizam o benchmarking para se destacar no mercado. A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de benchmarking aplicado em diferentes setores:
Setor | Empresa de Referência | Estratégia Utilizada | Impacto |
Automotivo | Toyota | Implementação do Lean Manufacturing para otimização da produção | Redução de custos e aumento da eficiência |
Tecnologia | Apple | Análise de tendências e comportamento do consumidor para inovação de produtos | Lançamento de produtos disruptivos |
Varejo | Magazine Luiza | Digitalização do atendimento e omnichannel | Expansão das vendas e fidelização de clientes |
Financeiro | Nubank | Atendimento 100% digital e foco na experiência do usuário | Crescimento acelerado e lealdade dos clientes |
Benchmark ou benchmarking? Qual a diferença?
Muitas vezes, os termos “benchmark” e “benchmarking” são usados de forma intercambiável, mas há uma diferença importante entre eles.
Como dissemos anteriormente, benchmarking é o processo de estudar e comparar as práticas de empresas de sucesso para identificar o que elas fazem de diferente e aplicar essas práticas no seu negócio
Já benchmark é um ponto de referência ou padrão utilizado para medir o desempenho de algo. Pode ser uma métrica, um concorrente ou até mesmo uma meta de desempenho. Por exemplo, se a média de vendas de um setor for 7% ao mês, esse valor pode ser considerado o benchmark para medir o sucesso da sua empresa;
Ou seja, benchmark é o padrão ou a referência de comparação, enquanto benchmarking é o processo de comparar e aplicar essas referências no seu negócio.
Confira um exemplo prático: Se você está no setor de vendas e sabe que a média de conversão de leads é de 10%, esse 10% é o benchmark. Para melhorar suas conversões, você faz benchmarking, ou seja, estuda as empresas que têm taxas de conversão mais altas para entender o que elas fazem de diferente. Com base nesse estudo, você pode aplicar as melhores práticas no seu próprio processo de vendas.
Como o Scopi pode ajudar?
Como apresentamos ao longo deste artigo, o benchmarking é uma ferramenta estratégica poderosa para empresas que desejam aprimorar seu desempenho e se destacar no mercado. Ao identificar e adaptar as melhores práticas, as organizações podem otimizar processos, aumentar a eficiência e gerar maior valor para seus clientes.
Se sua empresa deseja um método eficiente para acompanhar indicadores estratégicos e estruturar suas análises de benchmarking, o Scopi pode ser a solução ideal. Com um sistema especializado em planificación estratégica, ele permite monitorar metas, e comparar desempenhos de forma prática e organizada. Além de contar com recursos como a curva de valor que facilita o comparativo entre concorrentes, produtos ou serviços.
Experimente o Scopi e leve sua gestão para o próximo nível!