A Análise PEST, também chamada de Análise PESTAL ou Análise PESTEL, é mais uma metodologia utilizada para a realização do diagnóstico estratégico nas organizações. Seu foco é nas oportunidades e ameaças externas do negócio, ajudando, portanto, a identificar as tendências que influenciam de alguma forma a rotina organizacional.
Quer entender melhor como funciona e como aplicar a metodologia em sua empresa? Continue a leitura e confira:
- O que é Análise PEST?
- Diferenças entre Análise PEST e Matriz SWOT
- Como fazer a Análise PESTEL?
- Conte com o Scopi para a Analise PEST da sua empresa
O que é Análise PEST?
Essa metodologia analisa quatro diferentes áreas com o intuito de identificar as oportunidades e ameaças da empresa.
As áreas analisadas formam o acrônimo que dá nome ao conceito, sendo eles: Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T). Portanto, a metodologia vai estudar como esses pontos podem afetar o ambiente empresarial de forma negativa ou positiva, auxiliando na definição dos melhores caminhos a serem seguidos pelas organizações.
Você também já pode ter ouvido falar em denominações como PESTAL ou PESTEL, elas são utilizadas quando é interessante para a empresa analisar outros fatores para o negócio. Entenda as nomenclaturas utilizadas e as áreas relacionadas:
- Análise PEST: Política, Economia, Social e Tecnologia;
- Análise PESTAL: Política, Economia, Social, Tecnologia, Ambiental e Legal; ou
- Análise PESTEL: Political, Economic, Socio-Cultural, Technological, Environmental and Legal.
A ideia, então, é separar esses fatores em tópicos e, em um exercício de pesquisa e raciocínio, listar as tendências relacionadas a eles que podem ter algum reflexo no negócio. Para isso, é preciso entender quais são os elementos externos considerados relevantes para essa análise.
Diferenças entre Análise PEST e Análise SWOT
É muito comum confundirem a Análise PEST/PESTEL/PESTAL com a Análise SWOT, uma vez que ambas são utilizadas no diagnóstico estratégico das empresas. Mas, apesar das similaridades em alguns pontos, as metodologias possuem características distintas.
A Matriz SWOT vai avaliar a empresa olhando para as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, além de levar em consideração os fatores internos e externos do negócio.
Já a Análise PEST direciona a análise para os fatores macros do ambiente externo, isto é, fatores que podem afetar de alguma forma o negócio, impedindo seu crescimento. Além disso, essa análise serve também para identificar possíveis novos rumos para a empresa.
Portanto, a grande diferença entre ambas metodologias é o fato da Análise PEST realizar um estudo mais aprofundado dos fatores externos. E a SWOT traz também a visão dos aspectos internos do negócio, o que não acontece com a PEST.
– Leia também: Análise SWOT cruzada (TOWS): como aplicar essa ferramenta em seu negócio?
Como fazer a Análise PESTEL?
Como adiantamos acima, a Análise PESTEL consiste no estudo de fatores externos que podem afetar os resultados da empresa. Abaixo listamos e descrevemos quais são essas áreas. Veja:
1. Fatores políticos
Aqui são analisados todos os pontos relacionados ao grau de intervenção das situações políticas na empresa e no cenário econômico como um todo. São alguns dos aspectos a serem considerados nesse sentido:
- Política de impostos;
- Leis trabalhistas;
- Órgãos fiscalizadores;
- Legislações relacionados à empresa;
- Código de Defesa do Consumidor;
- Regulamentações de segurança.
2. Fatores econômicos
Deve-se analisar questões econômicas que trazem impacto para o negócio em suas operações. Por exemplo, a oscilação na taxa de juros pode impactar nos resultados de vendas, representando uma ameaça ou oportunidade em determinado período.
Portanto, nesse momento a empresa deve avaliar pontos como:
- Inflação do país;
- Taxa de câmbio;
- Nível de renda dos clientes;
- Crescimento econômico;
- Taxa de desemprego.
3. Fatores sociais
Os fatores sociais consideram aspectos culturais, demográficos e outras variáveis da sociedade que influenciam o ambiente organizacional.
Por exemplo, questões como distribuição etária, segurança e distribuição populacional podem influenciar na dinâmica de distribuição de produtos, estratégia de marketing, entre outras decisões estratégicas da empresa.
São alguns fatores sociais importantes a serem considerados:
- Taxa de crescimento da população;
- Aspectos demográficos;
- Grau de instrução dos clientes;
- Distribuição de renda;
- Questões relacionadas ao estilo de vida do seu público-alvo.
4. Fatores tecnológicos
A tecnologia está presente em nosso cotidiano a todo momento e para as empresas ela representa otimização de tempo, organização e simplificação da rotina. Por isso, é fundamental estar atento às mudanças e novidades tecnológicas presentes no mercado.
Nesse sentido, a empresa deve ficar de olho em questões como:
- Mudanças na internet;
- Lançamento de novos produtos e serviços tecnológicos;
- Ciclo de vida da tecnologia;
- Questões relacionadas à energia.
5. Fatores ambientes
Presente nos estudos da Análise PESTAL, os fatores ambientais dizem respeito à influência de questões relacionadas ao meio ambiente na empresa.
Por exemplo, aqui deve-se considerar itens como procedimentos de reciclagem, eliminação de resíduos, entre outros. São outros pontos a serem analisados:
- Regulamentação ambiental e ecológica da empresa;
- Uso de energia renovável;
- Descarte de lixo;
- Importância da sustentabilidade para o seu público-alvo.
6. Fatores legais
Aqui devem ser analisados todos os pontos relacionados à legislação que impactam a organização. É importante entender o que é e o que não é permitido, como é o procedimento adequado para operações comerciais e financeiras no setor, entre outros pontos.
São exemplos de análises a serem realizadas nesse sentido:
- Legislação laboral;
- Direito do consumidor;
- Restrições internacionais e comerciais;
- Mudanças em leis que podem afetar a empresa.
– Leia também: Diagrama de Ishikawa: encontre as causas dos seus problemas!
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