Home > Case de Sucesso Funarbe
Sucesso
Funarbe
FUNARBE
Como a empresa aumentou em 50% a aderência ao planejamento estratégico.
Entenda como a Funarbe otimizou processos e tomadas de decisão, aumentou a aderência ao planejamento e diminuiu o tempo de entrega dos projetos.
Cliente
A Fundação Arthur Bernardes tem como missão possibilitar o avanço da ciência, tecnologia e inovação do país. E faz isso há 40 anos. Oferecendo soluções em gestão de projetos, viabilizando contratações, compras, importações, pagamentos, prestações de contas e todas as demandas administrativas e financeiras dos projetos de pesquisas nacionais e internacionais com clientes de destaque como: UFV, Petrobrás, Fundação Bill e Melinda Gates, Instituto Serrapilheira, Nestlé, EMBRAPII, FIDA, Embrapa, Vale, BID entre outros de grande impacto em cenário nacional. Hoje o grupo conta com mais de 300 profissionais atuando diretamente em suas unidades e mais de 200 em projetos de pesquisa, mais de 2000 bolsistas, 200 estagiários em projetos de pesquisa, 25 estagiários internos e mais de 600 parceiros.
Desafio
A estratégia da Funarbe é composta por diversos projetos, processos, indicadores, metas, objetivos, direcionadores estratégicos. Até 2015, o planejamento era realizado por meio sistemas e planilhas paralelas, que não traziam a agilidade necessária em tomadas de decisões e a percepção geral do planejamento. Em 2018, a fundação entendeu a necessidade de ter um sistema que integrasse todos os projetos e processos da organização. Para isso, tentou utilizar outras plataformas, porém sem a devida aplicação.
Solução
O uso do Scopi proporcionou um grande avanço no planejamento estratégico, possibilitando a criação, integração e gestão de todos os projetos, processos e indicadores. Uma solução completa o planejamento, com ferramentas e métodos que já utilizados, como Balanced Score Card, Canvas, FCA’s, SWOT, além da possibilidade de gerar relatórios e informações gerenciais.
Resultados
A Funarbe ganhou em escala com a gestão de indicadores, tomadas de decisões mais ágeis, organização de informações, registro histórico, redução de papéis e tempo, maior integração dos times dos projetos, engajamento, motivação e ritmo ao planejamento. Agora consegue visualizar de forma sistêmica e em tempo real todas as iniciativas, além disso, as informações são expostas por meio do Scopi em reuniões mensais. Com uma plataforma intuitiva, é mais fácil a integração dos profissionais de diferentes níveis no planejamento. A integração dos dados e mensuração do planejamento como um todo foi de suma importância para a Funarbe perceber de forma clara a evolução da gestão estratégica.
Resultado em números
100%
do planejamento
integrado na plataforma
50%
de aumento na aderência ao
planejamento estratégico.
Quer tornar a execução do planejamento estratégico da sua empresa mais eficaz?
gratuita do Scopi e evolua seu planejamento!