Planilha de Planejamento Estratégico: 11 vantagens que você ganha quando escolhe um software de planejamento

As planilhas de planificación estratégica podem ser ótimas. Até certo ponto. Planilhas costumam funcionar de forma isolada uma da outra (boa sorte ao tentar utilizar fórmulas para integrá-las) e, por serem estáticas, não nos provocam a evoluir. Além disso, esse método de planificación estratégica nos exige sempre um olhar ativo e atencioso para descobrirmos insights e ligarmos os pontos. Por outro lado, os sistemas nos avisam sobre tudo, dão alertas sobre tarefas e nos dão a chave para evoluir quando os resultados saem abaixo do esperado. Já começamos com uma vantagem logo na largada!

Está na hora de admitir: planilhas eletrônicas podem dificultar a construção e a gestão e o acompanhamento do planejamento estratégico. Você é daqueles que simplesmente não consegue acreditar nessa afirmação? Confira neste texto as 11 vantagens que você ganha quando escolhe um software de planejamento ao invés das velhas planilhas.

11 vantagens que você ganha quando escolhe um software de planejamento estratégico ao invés de optar pelas planilhas

1 – A segurança dos seus dados está garantida

Você preza pela segurança das informações administrativas da empresa e dos seus colaboradores? Bem, se você ainda trabalha com planilhas, a segurança dos dados fica bastante comprometida… Por outro lado, se você escolheu o poderoso lado dos softwares de planejamento estratégico, a segurança dos seus dados está garantida.

Lembra do grande risco de perder as referências registradas? Ou da necessidade de realizar backups manuais regularmente? É, você já pode ir dizendo adeus a todos esses entraves. Além de tudo isso, um software ainda mostra o acesso de cada usuário, o que permite que você tem um controle muito mais efetivo sobre a circulação da informação.

2 – Independência na hora de organizar os dados

Sim, planilhas de planificación estratégica costumam ser fáceis de montar. Mas habilitar macros, gerar interdependência entre documentos e outras planilhas, criar fórmulas e gerar análises precisas necessitam de um conhecimento (bem) mais aprofundado – e, geralmente, você vai precisar de um especialista para realizar tudo isso. Já em um software, os resultados, gráficos e relatórios são muito mais intuitivos e fáceis de extrair e analisar. Consequência? Uma independência muito maior na hora de analisar e organizar dados para basear seu planejamento.

3 – Olá, facilidade de atualização

Quando se opta por planilhas de planejamento estratégico, é preciso que cada colaborador monitore continuamente os arquivos para evitar alguma desatualização. E temos aí mais uma atividade operacional que poderia poupar muito tempo se fosse automatizada. Quando utilizamos um sistema de gestão estratégica online como o Scopi, o próprio software dispara um e-mail avisando a situação de um indicador, projeto ou ação.

4 – Compartilhando as informações

O compartilhamento das informações é um dos itens mais importantes para o sucesso de uma organização com foco na qualidade e na competitividade – afinal, todo mundo precisa estar ciente do que está acontecendo com os resultados da empresa. Ao adotar um software de planejamento estratégico, compartilhar dados se torna um processo mais ágil, simples e prático. Literalmente ao alcance de um clique.  

5 – O fim do pesadelo de integrar dados

Tente colocar em uma só planilha de planejamento estratégico informações de gestão, diagnósticos, mapas, indicadores, metas, projetos e processos. Nós, do Scopi, desafiamos você! É praticamente impossível! O resultado? Para que uma melhor navegabilidade seja alcançada, você se vê obrigado a desintegrar as informações.

Por outro lado, um sistema de planejamento estratégico facilita essa questão, pois pode ser integrado com outras ferramentas e softwares de uma forma prática, proporcionando atualização automática e facilidade no acompanhamento de dados.

6 – Tudo centralizado em um só lugar

O que é mais fácil: ensinar a equipe a trabalhar em 20 planilhas diferentes ou em apenas um software de planejamento? Acreditamos que você saiba a resposta para isso, não é? Se você pensa que vai levar muito tempo para a equipe se adaptar com o software e você perderá tempo e dinheiro em treinamentos, fique sabendo que o Scopi tem uma interface bastante intuitiva, nosso suporte e conteúdos estão sempre a disposição para ajudar!  

7 – A Fantástica História da Equipe que Não Conhecia a sua Empresa

Você pode achar que essa história não passa de um conto de terror, mas ela é real. Inúmeras empresas passam anos e anos pensando a melhor forma de fazer com que seus colaboradores se inteirem dos processos internos e do fluxo de trabalho.

Ao escolher planilhas de planejamento estratégico, você só cria mais adversidades para superar esse desafio. Por outro lado, ao optar pela tecnologia dos softwares, você bota abaixo o muro que separa a sua equipe de históricos e informações.

8 – Colaboradores com autonomia

Já imaginou que maravilha um mundo com colaboradores que sabem exatamente o que está ocorrendo na empresa a ponto de poderem fazer uma autogestão de seus trabalhos? Isso não é nada mais do que um sonho distante quando adotamos o uso de planilhas de planejamento estratégico. Por quê? A informação descentralizada só facilita os ruídos de comunicação e a confusão de dados.

Com o Scopi, seus colaboradores se sentem muito mais seguros na hora de tomar decisões e saber quais tarefas devem fazer (e como devem fazê-las). No nosso software de planejamento estratégico, todos possuem indicadores com metas, para saber para onde devem ir com segurança e autonomia.

Além disso, esses indicadores são diretamente vinculados aos objetivos estratégicos da empresa, para garantir que tudo funcione em consonância. E claro, por mais que a autonomia seja excelente, é sempre bom estar de olho nas ações dos colaboradores e controlar suas tarefas, sem perder datas e prazos – sim, você, como líder, também tem essa possibilidade no Scopi.  

9 – A comunicação interna é um problema?

A comunicação interna da sua empresa é um problema que tira seu sono? Bem, ao adotar um software de planejamento estratégico, podemos dizer que você logo voltará a dormir tranquilo.

Com a tecnologia de um software, você consegue reunir todas as informações sobre a execução de um projeto, sem nenhum desencontro de informação e total controle sobre o que está acontecendo em cada ação. Setores trabalhando com objetivos e metas diferentes um do outro? Nunca mais!

10 – Cumprindo prazos em 3,2,1…

Planilhas de planejamento estratégico não avisam quando os prazos de entrega e finalização de ações estão para vencer. Além disso, as chances de você perder aquele post-it no qual você deixou a relação de datas são bastante grandes. Com um software de planejamento estratégico, você não perde seu deadline e fica alerta para os prazos dos seus liderados.  

11 – Analisando os indicadores de forma aprofundada

A regra é geral: se não temos as informações relativas aos indicadores registradas, não podemos analisar e acompanhar se estamos ou não atingindo as metas. E se não temos as tarefas registradas com prazos e nomes dos responsáveis, não conseguimos saber onde o nosso planejamento falhou.

Softwares de gestão estratégica permitem que esse controle de dados seja feito de uma maneira muito mais efetiva, mas claro, alguns preferem utilizar planilhas…. Tudo bem, desde que você admita que prefere ter mais trabalho e processos ineficientes. Vamos dar o próximo passo para aprimorar o seu planejamento?

Quer ler mais dicas sobre o porquê optar por um software de gestão estratégica?

Que tal começar por estes conteúdos?

Mas o melhor mesmo é ficar atento ao nosso blog e não perder nada! Acredite: você vai estar dominando o mundo do planejamento estratégico rapidinho.


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *