Torna-se cada vez mais importante que as empresas incluam em seu planificación estratégica questões relacionadas à sustentabilidade. Ter um compromisso, que se traduz em boas práticas, com o meio ambiente e com a sociedade, é uma demonstração de respeito ao outro, do qual depende a sobrevivência de todos, tanto na condição de indivíduos como de empresas.
Essa abordagem, que pressupõe uma consciência planetária, como defende Edgar Morin e outros pensadores, implica na adesão de ações em diferentes áreas que irão colaborar para a sustentabilidade nos âmbitos da natureza e da sociedade e, por consequência, fortalecer a imagem das empresas que a adotarem.
Quer entender melhor o conceito ESG e como aplicá-lo na sua empresa? Continue a leitura!
O que é ESG?
ESG é sigla para Environmental, Social and Governance, que em tradução significa Ambiental, Social e Governança.
O conceito foi criado em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado de “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”). Foram reunidas 20 instituições financeiras, de 9 países, incluindo o Brasil, para definição de diretrizes que incluíssem questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro.
A abordagem deu tão certo que se expandiu para outros setores da economia. Em 2020, a necessidade de um desenvolvimento consciente se tornou ainda mais evidente por conta da pandemia de Covid-19. Inclusive, o Fórum Econômico Mundial, durante a Reunião Anual de 2020, lançou um guia de métricas com bases nos valores do ESG.
O intuito do conceito é aumentar o foco nessas áreas no âmbito empresarial, trazendo benefícios tanto para a sociedade como para o próprio negócio.
– Leia também: Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e como desenvolvê-la
Importância e benefícios do ESG para as empresas
As práticas do ESG ajudam as empresas a realizarem práticas mais sustentáveis, contribuindo para evitar danos ao meio ambiente, além de incentivar políticas sociais e gestões mais justas no ambiente de trabalho.
Portanto, ao implementar a metodologia em seu dia a dia, sua empresa pode ganhar com vantagens como:
- Melhoria do posicionamento e imagem da empresa;
- Alcance mais fácil do planejamento estratégico;
- Melhores resultados;
- Trabalhadores mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.
Pilares do ESG
Como adiantado acima, o ESG se baseia em três pilares principais: ambiental, social e de governança. Conheceremos mais a fundo o objetivo de cada um deles a seguir. Confira:
Ambiental (Environmental)
Diz respeito às práticas voltadas para o meio ambiente e preservação dos recursos naturais. Portanto, são as ações que a empresa pode realizar com intuito de reduzir os impactos ambientais nocivos.
Além disso, essa conscientização também ajuda a empresa a manter a regularidade perante as leis ambientais.
Nesse sentido, listamos abaixo algumas práticas que podem ser implementadas com essa finalidade:
- Gestão de resíduos sólidos;
- Investimento em energias limpas e renováveis;
- Uso consciente dos recursos naturais;
- Diminuição da poluição;
- Investir em ações que protegem a biodiversidade;
- Investir na certificação em normas ISO.
Social (Social)
É o pilar que considera todas as questões sociais envolvidas em uma organização. Isto é, aborda a relação com os funcionários, questões de direitos humanos e com a sociedade como um todo.
Veja abaixo algumas boas práticas nesse sentido:
- Investimento em diversidade na equipe;
- Criar um bom ambiente de trabalho;
- Uso de proteção de dados;
- Manutenção de questões relacionadas aos direitos humanos;
- Satisfação dos clientes;
- Investimento em capacitação para os funcionários;
- Políticas de inclusão social;
- Contribuição em projetos sociais;
- Investimento em ações que beneficiam a comunidade local.
Governança (Governance)
Aqui são consideradas questões referentes à administração e alta gestão das empresas. Portanto, são as práticas adotadas no cotidiano que trazem impactos no negócio como um todo.
São exemplos de ações de governança:
- Diversidade e inclusão em cargos no conselho e alta gestão;
- Ética e transparência nas decisões;
- Realização de auditorias fiscais;
- Governança de risco e compliance;
- Investimento em uma boa relação com órgãos públicos;
- Regularidade legal das atividades da empresa;
- Conduta corporativa integra.
Dicas de como implementar a abordagem em sua empresa
Agora que você já conhece mais detalhes sobre o que é ESG, chegou a hora de colocar a mão na massa e implementar na sua empresa. Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Veja só!
Utilize uma ferramenta de diagnóstico estratégico
O primeiro passo para implementar o ESG na sua empresa é, claro, definir e direcionar as estratégias a serem aplicadas. Para tornar essa etapa mais ágil e organizada, o mais recomendado é começar por uma ferramenta de diagnóstico estratégico.
É o caso, por exemplo, de ferramentas como a Análise SWOT, 5W2H, PDCA. Todas elas vão ajudar você a encontrar as melhores soluções para o seu negócio, além do melhor método de implementação.
Melhoria contínua
Como toda metodologia, o ESG exige acompanhamento e aprimoramento constante. Isto é, as ações planejadas devem ser acompanhadas, de modo a analisar sua eficiência e identificar possíveis melhorias. Dessa forma, sua empresa certifica-se de estar sempre em regularidade com questões sociais e àquelas relacionadas à sustentabilidade.
Crie um conselho de ESG
Outra dica importante para implementar as práticas de ESG na sua empresa é investir na criação de um conselho específico para o assunto. Dessa forma, serão designadas pessoas especificamente para debater, planejar e implementar as ações para cada um dos pilares da metodologia.
Atenção com o Greenwashing
Greenwashing é quando a empresa diz que adota práticas sustentáveis, quando na verdade isso não acontece. Portanto, não adianta apenas ter um discurso pensando na imagem do negócio, é preciso realmente investir em práticas sustentáveis e de impacto social.
Por isso, é tão importante que as ações de ESG estejam sempre claras para toda a empresa, assim como os resultados obtidos com elas.
Como o software Scopi pode ajudar na implantação do ESG?
O Scopi é um software de planejamento estratégico que ajuda empresas de qualquer tamanho e segmento a estruturar os seus próprios modelos de gestão estratégica. Modelo este que não só pode como deveria incorporar o ESG.
Além de ajudar no diagnóstico estratégico, o Scopi possibilita que o ESG venha compor o mapa estratégico da organização. Vinculados ao mapa, indicadores (KPIs) de medição poderão ser criados, bem como projetos desenvolvidos com todo o planejamento das ações, prazos e responsáveis realizado numa mesma ferramenta: o Scopi.
Se quer visualizar como todo o planejamento e o monitoramento funcionam na prática, agende uma demonstração pelo site do Scopi.