A importância do consultor de planejamento estratégico

De uma maneira bem sintética, consultor de planejamento estratégico é aquele profissional que ajuda a fazer diagnósticos e apresentar soluções. Mesmo que uma empresa precise de ajuda externa para encontrar soluções para os seus problemas, ou melhorar a sua gestão, muitas ainda não reconhecem o valor do consultor.

Quando o assunto é planificación estratégica, boa parte dos gestores acham que o consultor não pode ajudar muito pois ele não conhece a realidade da empresa e o trabalho dele “pode ser feito pela equipe interna”.

Algumas empresas até conseguem fazer seu planificación estratégica porque já possuem uma certa maturidade e conhecem as metodologias e as tecnologias existentes, mas muitas não.

Mas será que a empresa conhece mais do que o consultor?

A questão não é confrontar conhecimentos. O consultor de planejamento estratégico, quando bem preparado, pode contribuir muito com o seu conhecimento técnico e a sua experiência prática, quando já auxiliou muitas empresas a não apenas criarem seus planos estratégicos mas, principalmente, criarem o seu modelo de governança, de acompanhamento do planejamento que não tem fim. O consultor com seu olhar externo, de fora do negócio, pode agregar muito à empresa.

Uma visão externa, com certa distância, consegue ver coisas que os gestores e os funcionários da empresa não vêem. Quem já não ouviu a frase: “é preciso que alguém de fora diga o que fazer para tomarmos consciência e realizarmos o que já sabíamos que tínhamos que fazer”.


A seguir relacionamos 10 atribuições bem pontuais de um consultor de planejamento estratégico:

  • Ajudar a organizar o cronograma e a comunicação das reuniões para criação ou revisão do planejamento estratégico
  • Ajudar a conscientizar o gestor que ele deve ser o líder do processo, do qual depende o engajamento de todos e o sucesso do planejamento
  • Ajudar a desenhar o modelo de negócio com os sócios da empresa
  • Apresentar técnicas que auxiliam no trabalho da elaboração e gestão do planejamento estratégico
  • Ajudar na elaboração do diagnóstico estratégico
  • Ajudar na definição da filosofia da instituição
  • Ajudar na montagem do mapa estratégico com os objetivos da organização
  • Ajudar na definição e na distribuição das metas aos coordenadores e responsáveis
  • Ajudar na definição do cronograma e dos responsáveis pelos planos de ações
  • Acompanhar as primeiras reuniões de avaliação para que o hábito seja criado e mantido

O consultor de planejamento estratégico como um facilitador

Vejam que tivemos aqui o cuidado em posicionar o consultor como aquele que ajuda e acompanha, mas jamais executa. O consultor no planejamento estratégico, não pode ser um executor, mas sim um facilitador. Quem executa são os gestores e os funcionários. Consultores que assumem a execução colocam em risco a criação da tão sonhada e necessária cultura do planejamento. Enquanto o planejamento é um processo sem fim, o trabalho do consultor deve ter início e fim.

Claro, não podemos ignorar que há consultores bons e maus profissionais, como ocorre em todas as profissões. Fazer uma boa escolha passa pela análise do currículo do profissional e também o resultado da entrevista. Às vezes o profissional tem um bom currículo mas no contato pessoal acaba não gerando aquela empatia necessária.

Se você é consultor e acredita que o uso de um software especializado em planejamento estratégico pode ajudar e qualificar o seu trabalho, não deixe de conhecer o Scopi
Assista uma demonstração e entenda mais sobre o nosso programa de parceiros.

Se você é gestor e quer saber mais sobre gestão estratégica, acesse o Diagnóstico da Gestão Estratégica e veja em quais itens você pode melhorar. Leia mais conteúdos como este e fique por dentro de todas as informações que você precisa para contar com o mais completo sistema de Planejamento Estratégico do Brasil.
 
Um abraço e até a próxima!

Letícia
CS da Scopi


O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *