7 Ferramentas para estimular a inovação nas organizações

A inovação e a constante busca por aperfeiçoamento são pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável de toda organização. Inovar é buscar o sucesso por meio de práticas e ideias ainda não exploradas. São muitas as ferramentas e metodologias que impulsionam a inovação e estimulam o processo criativo. Listamos, abaixo, 7 ferramentas para estimular a inovação nas organizações para você conhecer.

7 ferramentas para estimular a inovação nas organizações

  1. Benchmarking

Método de comparação de produtos, processos e desempenho de uma organização com outra de referência.

  1. Brainstorming (Tempestade de Ideias)

Técnica grupal ou individual, na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos, explorando a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo.

  1. Comunidades de Prática

Grupo de pessoas que se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, por meio da interação regular.

  1. Design Thinking

Conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de solução, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a criatividade para a geração da solução e a razão para analisar e adaptar as soluções.

  1. Prototipagem Acelerada

Métodos ou ferramentas que reduzem o time to market, custos de desenvolvimento, os riscos e as possibilidades de seus concorrentes.

  1. Radar de Inovação

Método desenvolvido pelos professores da Kellog Business School, abrange as diferentes dimensões do negócio, a intensidade da inovação e seu grau de dependência. As inovações ocorrem em diferentes partes do modelo de negócios de uma organização ou nele como um todo.

  1. Sistemas de Cocriação (ou Sistemas Colaborativos)

Processos que permitem que o usuário e outras partes interessadas participem da criação de novos produtos ou soluções.

Fonte: Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

4 respuestas

  1. 7 Ferramentas para estimular a inovação nas organizações

    Com relação a estas. Quais o SCOPI, focará apoio e contemplara em seu escopo de produto.

    Cordialmente
    ABASE SISTEMAS E SOLUÇÕES LTDA

    1. Obrigado pelo comentário Ildo, para uma empresa criar um ambiente favorável a inovação, planejar estrategicamente é fundamental, e o Scopi ajuda tanto na construção como na execução do planejamento. Por melhor que seja uma ferramenta ou um método, se a organização não tiver a cultura do planejamento, dificilmente terá êxito!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *