O marketing deve seguir boas práticas que contribuam para facilitar o contato de uma empresa com os consumidores e os clientes em potencial. Uma dessas iniciativas é a criação de personas, o que ajuda no desenvolvimento de ações mais direcionadas para os clientes.
À medida que uma companhia cria conteúdos e serviços direcionados de forma personalizada para o seu público, maiores são as chances de conquistar leads, fortalecer o engajamento, aumentar a base de consumidores e expandir os lucros de forma sustentável.
Neste artigo, vamos destacar vários aspectos que ajudam na construção de personas e no uso dessa estratégia para obter bons resultados. Confira!
O que é persona?
Consiste na elaboração de um personagem semifictício, criado a partir de dados reais e atualizados. Também conhecido como avatar ou buyer persona, essa prática permite definir um cliente considerado ideal para a empresa.
A meta é sintetizar as características de um consumidor que terá não apenas identificação com os valores da empresa, mas também interesse em adquirir produtos ou serviços.
As personas são feitas com base em informações, como idade, sexo, profissão, hábitos, interesses pessoais, prioridades na careira, dificuldades enfrentadas e metas a serem atingidas.
A partir da criação de uma persona, uma empresa pode definir ações de marketing para ter mais visibilidade e condições de gerar engajamento, fatores imprescindíveis para expandir as vendas.
Persona x público-alvo
É nítido que existem diferenças consideráveis entre as personas e o público-alvo. As primeiras indicam um retrato bastante detalhado de um cliente, com grandes possibilidades de se identificar com as ações e os serviços da empresa.
Com relação ao público-alvo, as informações apresentadas (renda, escolaridade, faixa etária, entre outras) criam um nível de impessoalidade, o que dificulta, por exemplo, definir campanhas de marketing que tenham um conteúdo capaz de envolver as pessoas de forma impactante.
A persona mostra um consumidor muito bem detalhado, o que cria um cenário mais favorável para desenvolver ações capazes de estimular um relacionamento mais próximo, duradouro e consistente entre o cliente e a instituição.
Enfim, por apresentar informações mais amplas e menos personalizadas, o público-alvo pode levar a definições que não retratam os consumidores de forma fiel.
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Como criar personas
Há uma série de procedimentos que devem ser feitos para a elaboração de personas ser executada seguindo as melhores práticas. Com a intenção de ajudar você a entender isso de forma plena, vamos apresentar atividades relevantes desse processo. Acompanhe!
Coletar os dados de clientes
É uma etapa muito importante na criação de personas, porque ajuda a obter as informações necessárias para montar o personagem semifictício que viabilizará a apresentação do cliente ideal.
É preciso ter em mente que os dados devem ser obtidos para uma marca contar com uma buyer persona devidamente estruturada. Dessa maneira, aumentam as chances de construir um avatar mais próximo do que a empresa considera como cliente perfeito.
Realizar perguntas a esses clientes
Ter em mente quais informações são primordiais para a construção de personas é um fator positivo. Por outro lado, é necessário elaborar os questionamentos a serem feitos para a obtenção dos dados.
É recomendado que as perguntas sejam de fácil compreensão e que não gerem dúvidas nos entrevistados. Esse trabalho é necessário para adquirir informações qualificadas e que ajudem, de fato, a definir um personagem semifictício que esteja o mais próximo possível do cliente ideal.
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Analisar os dados coletados
É uma etapa imprescindível para a construção de personas, porque a empresa está com as informações solicitadas para definir de que forma será estruturado o avatar.
Todos os dados obtidos devem ser analisados de maneira muito cuidadosa e atenta para a interpretação ser a melhor possível. À medida que uma empresa elabora uma persona mais complexa e embasada por análise de dados, maiores são as chances de estabelecer um “consumidor ideal”, o que é muito importante para a marca ter uma comunicação mais eficiente.
Estruturar a persona
Com os dados devidamente coletados e analisados, a próxima etapa é a montagem da persona. É uma tarefa que exige muita responsabilidade e bom senso, pois tem um grande impacto na maneira como uma empresa vai interagir com os clientes.
É crucial que as informações obtidas sejam apresentadas de maneira bem clara e de fácil compreensão para não haver nenhuma dúvida sobre o perfil do consumidor.
Compartilhar a persona com a equipe
Após os trabalhos de elaboração de uma persona serem concluídos, é necessário que a equipe tenha conhecimento sobre as características do personagem criado.
O compartilhamento de informações tem um grande peso no desenvolvimento de ações que colaborem para não apenas aumentar o nível de engajamento, mas também para expandir as vendas de forma consistente, bem direcionada e sustentável. Uma boa comunicação deve ser uma prioridade para o seu negócio ter uma boa imagem perante os stakeholders.
Vantagens de criar personas
Inegavelmente, o desenvolvimento de uma persona pode gerar benefícios para uma empresa. Um deles envolve a capacidade de obter um maior conhecimento sobre as preferências do público, o que é fundamental para definir quais produtos e serviços devem ser disponibilizados durante um determinado período.
A partir da criação de personas, também é possível entender como os consumidores se relacionam com os produtos e as formas de atendimento. Além disso, uma companhia pode verificar quais são os canais de comunicação capazes de proporcionar melhores resultados.
O estabelecimento de uma linguagem mais convincente, o foco em oferecer uma experiência mais personalizada e o uso adequado dos recursos são outros aspectos que justificam a criação de personas.
Conheça o Mapa da Empatia
Uma medida bastante válida para a criação de personas consiste na aplicação do Mapa da Empatia, software desenvolvido pela Scopi. Com base na ferramenta, é possível dividir essa atividade em quadrantes que contemplam fatores, como visão, audição, sentimentos, ações, falas, dores e necessidades.
A partir da coleta de informações relacionadas com esses itens, é viável ter dados que permitam construir personas que estejam alinhadas com os serviços, produtos e valores de uma marca. Isso é muito relevante para melhorar a comunicação com o público, prestar um melhor atendimento e, principalmente, aumentar as bases de clientes.
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