Ir al contenido
  • Idioma
    • pt_BRPortuguês (BR)
    •     English
    • es_ESEspañol (ES)
  • Idioma
    • pt_BRPortuguês (BR)
    •     English
    • es_ESEspañol (ES)
  • Hogar
  • Soluções
    • Software Scopi
    • Consultoría de implementación
  • Contenido
    • Blog da Scopi
    • Materiais Educativos
    • Guia do Planejamento Estratégico
    • Diagnóstico da Gestão
  • Consultores
    • Consultores Parceiros
    • Marketplace
    • Plan Brasil
  • Clientes
  • Hogar
  • Soluções
    • Software Scopi
    • Consultoría de implementación
  • Contenido
    • Blog da Scopi
    • Materiais Educativos
    • Guia do Planejamento Estratégico
    • Diagnóstico da Gestão
  • Consultores
    • Consultores Parceiros
    • Marketplace
    • Plan Brasil
  • Clientes
LOGIN
AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

Hogar > Mapa da Empatia: o que é, como fazer e exemplos para o seu negócio

Mapa da Empatia: o que é, como fazer e exemplos para o seu negócio

  • agosto 18, 2024
  • Marcos Kayser
Mapa da Empatia: o que é, como fazer e exemplos para o seu negócio

Você sabe o que é empatia? A capacidade de se colocar no lugar do próximo vem ganhando espaço em grandes eventos como SXSW e TED nos últimos anos, assim como virou pauta entre as empresas. Como resultado, ferramentas que facilitam o desenvolvimento dessa competência, como o Mapa da Empatia, estão se tornando cada vez mais relevantes, e é sobre ele que falaremos nesse artigo.

Afinal, hoje mais do que nunca, é preciso entender as dores e necessidades de seus clientes para oferecer produtos e serviços que atendem o que eles precisam. Dessa forma, é possível construir um relacionamento fiel e duradouro com pessoas que vão sempre escolher a sua marca diante dos concorrentes. 

Continue a leitura para saber mais sobre o Mapa da Empatia. Até o final do artigo, confira: 

  • A importância da empatia para as empresas
  •  O que é Mapa da Empatia? 
  • Como fazer o Mapa da Empatia e exemplos
  • Conte com o Scopi 

A importância da empatia para as empresas

Antes de mais nada, vamos entender o conceito de empatia. Em geral, a empatia é entendida como a capacidade que uma pessoa tem em se colocar no lugar de outra pessoa, sentindo o que ela sentiria caso estivesse na mesma situação. Através de uma projeção psicológica, busca-se analisar e compreender os sentimentos e as emoções de outras pessoas. 

Trazendo isso para o dia a dia das empresas, ter empatia é algo necessário, principalmente para humanizar suas ações. Afinal, estratégias de sucesso são aquelas que colocam o consumidor em primeiro lugar, entendendo o que ele espera, precisa e necessita para solucionar seus problemas cotidianos. 

Empatia nas empresas

Ou seja, saber a dor do cliente é fundamental para conseguir cumprir com sua proposta de valor y entregar as melhores soluções a quem está na outra ponta de uma negociação: seu cliente. 

– Leia também: A visão do todo e de todos

O que é o Mapa da Empatia?

O Mapa da Empatia nasceu do raciocínio de Scott Mattews, um executivo da empresa norte-americana de consultoria Xplane e, como o nome já diz é um mapa que apresenta as características que definem o perfil de um cliente. 

Ao desenvolver a ferramenta, Mattews buscava visualizar de forma mais nítida o pensamento e as necessidades das pessoas que ele queria atingir com uma campanha publicitária. No marketing, a técnica também é amplamente empregada em um processo semelhante, chamado de Buyer Persona, para definir o perfil de quem será atingido em estratégias de marketing digital. 

Mas no universo empresarial, o Mapa da Empatia é empregado para identificar oportunidades de negócios, riscos e também para detectar possíveis melhorias em produtos e serviços. Além de claro, orientar as melhores ações com foco no consumidor final. Confira na sequência como construir o da sua empresa!

Como fazer o Mapa da Empatia e exemplos

O Mapa da Empatia é dividido em seis quadrantes e para entender seu cliente, o segredo é fazer as perguntas certas. Investigue, descubra como ele se sente, o que pensa, ouve, vê, fala, faz. Quais são suas dores e necessidades. E isso não diz respeito apenas ao consumo do seu produto: você precisa entender o contexto no qual ele está inserido.

Exemplo de Mapa da Empatia

BAIXE AQUI NOSSO MAPA DA EMPATIA EM PDF!

Ou seja, diversos aspectos alheios ao que você quer vender podem interferir na decisão de compra e na percepção de mundo dele. Descubra o que faz brilhar o olho dele e venda mais! Para isso, responda: 

1. O que ele vê?

No primeiro quadrante, falamos basicamente de duas situações: o que ele vê no seu dia a dia e o que ele consome de conteúdo visual. Foque em perguntas como:

  • O que ele vê no seu ambiente profissional e pessoal?
  • O que ele vê outras pessoas fazendo e falando?
  • O que ele assiste na televisão, no streaming, na internet de modo geral?
  • Como ele percebe o mundo em que ele vive? 
  • Quais produtos ele costuma pesquisar sobre?

2. O que ele ouve? 

Em seguida, falamos não apenas do que o cliente ouve através de seu sentido auditivo, como músicas ou pessoas conversando. Mas também da influência que meios de comunicação, ídolos ou autoridades em algum assunto têm sobre ele. Responda:

  • Quem são seus ídolos?
  • Quais músicas ele escuta? 
  • Quais frases ele ouve desde criança de familiares e amigos?
  • Quais pessoas influenciam suas decisões de compra? 
  • O que dizem as marcas que ele mais consome? 

3. O que pensa e sente?

Aqui, vamos mais a fundo em seu comportamento. Quais são seus pensamentos e sentimentos a respeito do mundo, suas dores, seus medos, seus desejos. Procure responder perguntas como: 

  • O que ele espera do futuro?
  • Quais são seus sonhos profissionais e pessoas? 
  • O que tem preocupado ele ultimamente?
  • Como ele se sente em relação ao produto que sua empresa oferece? 
  • O que ele pensa que seu produto precisa fazer por ele? 

4. O que ele fala e faz? 

Logo após, vamos entender suas ações e seu discurso. Aqui, podemos avaliar de uma forma mais abrangente em relação ao seu comportamento, e também por uma ótica mais focada no produto que sua empresa oferece. Responda: 

  • Quais assuntos ele gosta de falar?
  • O que ele costuma dizer sempre?
  • Como ele costuma agir quando precisa tomar um decisão? É impulsivo ou cauteloso?
  • Quais atividades ele costuma fazer? 
  • Ele costuma falar bem ou mal das marcas que consome?

5. Quais suas dores? 

Da mesma forma que nas perguntas anteriores, analise tanto sua relação com o mundo de forma geral, como a relação que ele terá com seu produto. Leve em consideração: 

  • Do que ele tem medo?
  • Quais são suas maiores frustrações?
  • O que atrapalha sua vida?
  • O que ele gostaria de mudar em sua vida?
  • O que impede que ele adquira o produto que sua marca oferece?
  • Qual problema da vida dele sua marca pode resolver?

6. Quais suas necessidades?

Por fim, entenda quais são suas necessidade, o que o move como pessoa. Neste quadrante, você vai entender como sua empresa pode ajudá-lo e o que ela pode fazer para torná-lo um cliente fiel. Analise: 

  • O que tornaria a vida dele melhor?
  • Onde ele deseja chegar como pessoa e como profissional?
  • O que é sucesso para ele?
  • O que acabaria com seus problemas?
  • O que seu produto pode oferecer de bom para facilitar sua rotina?
  • Como seu produto traria mais felicidade para ele? 

Dessa forma, ao responder todas essas questões, sua empresa consegue desenhar o perfil de cliente e entender o que o motiva a comprar da sua marca. E o melhor: irá ajudar na construção de estratégias de valorização do seu produto ou serviço, fazendo com que ele seja notado e consumido pelo público certo. 

Assim como entender o Modelo de Negócio da sua empresa, entender o perfil do seu cliente é o primeiro passo para desenhar ações estratégicas assertivas e alinhadas com suas necessidades. 

– Leia também: Mapa de stakeholders: importância, como fazer e exemplos

Conte com o Scopi

Mas atenção! De nada adianta construir o Mapa da Empatia de seu cliente e não usá-lo da melhor correta. Ele pode ser feito direto no papel ou até mesmo no quadro da sala de reunião da sua empresa. Mas o mais indicado é que ele esteja sempre disponível aos colaboradores da sua empresa, seja para consulta ou para lembrar para quem sua marca vende e com quem se comunica.

O software de planificación estratégica del Scopi possui o Mapa da Empatia como uma de seus funcionalidades. Afinal, as ações de um planificación estratégica precisam estar alinhadas com o consumidor da marca para ter sucesso. 

Mapa da Empatia no Scopi

Quer conhecer mais sobre o Mapa da Empatia e outras funcionalidades do Scopi? Preencha o formulário abaixo para que nossos consultores entrem em contato para agendar uma reunião. 

 

Picture of Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
Todos os posts

Deja una respuesta Cancelar la respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

AntAnteriorMapa de stakeholders: importância, como fazer e exemplos
Próximo12 exemplos de OKR para inspirar a construção das suas metasSiguiente

Mais lidas

  • Pessoa interagindo com quadro do método Kanban, movendo post-its coloridos organizados por tarefas e etapas
    Método Kanban: o que é, como funciona e quais suas vantagens
    01 May 2025
  • Post-it com a sigla PMBOK (Project Management Body of Knowledge)
    PMBOK: o que é, vantagens e desvantagens e exemplos de uso do guia
    01 May 2025
  • Mulher refletindo com gráficos e elementos visuais, representando o pensamento sistêmico e a interconexão de diferentes áreas
    Pensamento sistêmico: o que é, importância, exemplos e por que aplicar na sua organização
    28 Abr 2025
  • Pessoa segurando celular com câmera focada no logo da Nike, representando a percepção de uma proposta de valor forte para a marca
    Proposta de valor: o que é, benefícios, como fazer e exemplos para sua empresa
    28 Abr 2025
  • Sprint no Scrum
    Sprint no Scrum: entenda como executar da forma correta
    25 Abr 2025
  • Blocos representando a análise de causa raiz (ACR): investigação (lupa) e solução (ideia e engrenagens)
    Análise de Causa Raiz (ACR): o que é, como fazer e ferramentas utilizadas na metodologia
    24 Abr 2025

Categorias

Scopi é um software de planejamento estratégico e OKR que integra, de forma muy sencilla, lo que necesitas para crear y gestionar tus planes.

Sobre

  • Empresa
  • Contenido
  • Camaradería
  • Clientes

Servicios

  • Software
  • Consultoría

Útiles

  • Acceso
  • Solicite una demostración
  • Política de privacidad
  • Blog Scopi

App Scopi

      
Whatsapp Facebook Linkedin Instagram Youtube

Scopi © 2023 Todos os direitos reservados