7 livros para entender tudo sobre planejamento estratégico

O universo do planificación estratégica não tem limites quando o assunto é conhecimento. Livros sobre planejamento estratégico, marketing, vendas, psicologia, economia ou administração, podem servir para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades na hora de planejar. 

Para te dar aquela mãozinha com as escolhas, listamos 7 livros imperdíveis para você entender tudo sobre planejamento estratégico. Continue a leitura para conhecer mais!

1. A Arte da Guerra de Sun Tzu 

Por mais que a palavra estratégia seja muito comum no ambiente empresarial, sua origem está diretamente ligada à guerra. A palavra vem do grego stratègós, que é a união das palavras stratos (exército) e ago (liderança) e significa “a arte do general”. 

Livro A Arte da Guerra de Sun Tzu

Por isso, A Arte da Guerra de Sun Tzu é um dos livros obrigatórios para quem trabalha com gestão empresarial e planejamento estratégico. Ao abordar questões sobre como manobrar um campo de batalha, trabalhar com disfarces e artimanhas ou ocupar o terreno inimigo, ele traz ensinamentos que não se aplicam apenas ao militarismo, mas também à liderança e administração

→ A Arte da Guerra – Editora Penguin 

2. Comece pelo porquê de Simon Sinek

Desde que empresas são empresas inspirar pessoas é um desafio. Sejam os próprios colaboradores ou até mesmo os clientes. Para ajudar a desvendar esse mistério, Simon Sinek escreveu este livro. Para ele, a razão para qual algumas pessoas e organizações são mais admiradas, lucrativas e inovadores do que outras está no senso de propósito que inspiraram, ou seja, o porquê. 

Livro Comece Pelo Porquê de Simon Sinek

Como resultado, ele inspirou um movimento que vem ajudando milhares de empresas e pessoas a encontrarem seus propósito. Através de histórias como Martin Luther King e Steve Jobs, ele mostra que as pessoas só vão se conectar verdadeiramente com uma ideia, produto ou serviço se compartilharem do mesmo propósito.  

→ Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Editora Sextante 

3. Safári de Estratégia de Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel 

Sempre reforçamos que planejamento estratégico é para qualquer empresa, grande ou pequena, de qualquer área. Neste livro vamos entender justamente como são os processos de administração estratégicas em várias áreas. 

Livro Safári de Estratégia

Inegavelmente didático, ele aborda sistematicamente as premissas, práticas e fundamentos de 10 escolas de administração estratégica, como por exemplo, Escola do Design, do Planejamento, da Cultura entre outros. Indicadíssimo para quem está começando no assunto. 

→ Safári de Estratégia – Editora Bookman 

4. Rápido e Devagar de Daniel Kahneman

Antes de mais nada, já falamos aqui sobre a importância da inteligência emocional para o profissional de planejamento do futuro. E é isso que faz dessa leitura tão importante para quem trabalhar na área. 

Livro Rápido e Devagar de Daniel Kahneman

Aqui, o teórico de economia comportamental Daniel Kahneman mostra que existem duas formas de pensar: uma rápida, intuitiva e emocional e outra mais lenta, deliberada e lógica. Além de levantar questionamentos sobre como essas duas formas de pensar moldam nossos julgamentos e influenciam nossas decisões, sejam pessoais ou estratégicas. 

→ Rápido e Devagar – Editora Objetiva 

5. Competindo pelo Futuro de C. K. Prahalad

Em resumo, planejar é criar um caminho para atingir um objetivo. Ou seja, é criar o próprio futuro. E para isso esta leitura é fundamental! Nela, o autor apresenta um panorama sobre o que uma empresa deve fazer hoje se quiser ser líder no futuro

Livro Competindo Pelo Futuro

Serve tanto como um manual para empreendedores como um guia para o futuro dos mercados, mostrando a importância da estratégia, dos recursos e principalmente da revitalização dos processos de criação de novos negócios. 

→ Competindo pelo Futuro – Editora Elsevier 

6. Transformação Digital de David L. Rogers

A tecnologia trouxe mudanças imensas para a sociedade. Desde a forma como consumimos conteúdo, fazemos nossas compras ou gerenciamos nossa empresa. E para acompanhar essa revolução é preciso entender de um assunto: transformação digital. 

Seja como for, adaptar negócios à era digital não é apenas se adequar a uma tendência, mas sim uma decisão estratégica. Neste livro, somos convidados a refletir para entender o que é preciso para adaptar uma empresa aos novos tempos de forma inteligente. 

Livro Transformação Digital

Analisando os cinco domínios da transformação digital – clientes, competição, dados, inovação e valor -, o autor desmistifica o tema e pavimenta o acesso à sua implementação

→ Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital – Editora Autêntica Business

7. O Verdadeiro Poder de Vicente Falconi

Do consultor e administrador brasileiro Vicente Falconi, este livros foi feito para as lideranças do nosso país. Através de cases e exemplos reais, o autor aborda todas as questões fundamentais para que uma empresa cresça e se desenvolva.

Livro O Verdadeiro Poder

De forma didática, o livro esclarece quais atitudes de sucesso se escondem por trás do sucesso de grandes empresas e instituições governamentais. Ou seja, ele mostra o caminho por trás dos resultados. 

→ O Verdadeiro Poder – Editora Falconi

Bônus: A Transição Para o Oceano Azul de Renée Mauborgne e W Chan Kim

Dos mesmos autores do clássico A Estratégia do Oceano Azul, que mudou a forma de fazer negócio ao trazer conceitos como oceanos vermelhos e oceanos azuis, agora temos A Transição Para o Oceano Azul. 

Livro A Transição Para o Oceano Azul

Nele, você vai aprender como líderes de diferentes setores e empresas, largaram uma competição nada saudável entre para atingir novos níveis de produtividade com suas equipes, através de processos e ferramentas inovadoras. 

→ A Transição Para o Oceano Azul – Editora Sextante 

Certamente, ao fim dessas leituras você terá aprendido muito sobre como planejar estrategicamente. Vale reforçar que é só através do conhecimento que podemos alcançar o sucesso. E claro, colocando o que aprendemos em prática! 

Pensa em melhorar seu planejamento estratégico? Clique no banner e baixe nosso teste de Gestão Estratégica gratuito e saiba por onde começar.

E ah, não esqueça de compartilhar com a gente suas dicas de leitura! 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *