Gestão por Diretrizes (GPD): o que é, como funciona e quais as vantagens do método

Vivemos em um período em que o mercado impõe metas cada vez mais desafiadoras. Pensando nisso, falaremos  hoje será sobre a Gestão por Diretrizes (GPD), um método focado em otimizar o gerenciamento e o estabelecimento de metas.

Continue a leitura e confira:

  • O que é Gestão por Diretrizes (GPD)?
  • Como funciona a Gestão por Diretrizes?
  • Gestão por Diretrizes (GPD) e Balanced Scorecard (BSC)
  • GPD e engajamento
  • GPD e colaboradores
  • O papel do líder no GPD
  • Vantagens da Gestão por Diretrizes
  • Como o Scopi pode ajudar na implementação da Gestão por Diretrizes?

O que é Gestão por Diretrizes (GPD)?

Gestão por Diretrizes (GPD), também conhecido como método Falconi, é um modelo de gestão que consiste em identificar para todos qual é a meta individual de cada colaborador da empresa e apontar como isso ajuda no alcance do objetivo macro.

Em resumo, é mostrar qual a porcentagem de responsabilidade de cada um no sucesso de uma meta batida, por exemplo. Isso é muito importante para que todos reconheçam sua participação no processo e no êxito dele!

A Gestão por Diretrizes assegura a consistência do desdobramento de metas. Com isso, garante a coerência entre os indicadores (KPIs) utilizados na avaliação de desempenho dos processos.

– Leia também: Metodologia OKR: o que é e como implementá-la na sua empresa

Como funciona a Gestão por Diretrizes?

O processo se inicia com a elaboração do quadro de objetivos. Após aprovado, este quadro é compartilhado entre os gerentes dos diferentes departamentos, que elaboram metas secundárias alinhadas com ele.

Em geral, este processo é conduzido pelo presidente da empresa. Hoje, sabe-se que a Gestão por Diretrizes é o modelo de gestão utilizado por gigantes como Massey Ferguson e Peugeot.

Gestão por Diretrizes (GPD) e Balanced Scorecard (BSC)

A Gestão por Diretrizes e o Balanced Scorecard (BSC) guardam muitas semelhanças entre si.

O BSC é um sistema de gestão que permite desdobrar objetivos anuais em metas e ações (medidas) que serão tomadas em todos os níveis hierárquicos.

GPD fortalece o engajamento

Qualquer contexto empresarial precisa contar com direcionamento. Saber onde está e para onde vai é o segredo do sucesso de qualquer companhia.

E se para você esta é uma obviedade, para outros gestores não é tanto assim… Os dois maiores motivos da falta de engajamento de um time são:

Não importa o tamanho da sua empresa: se você sabe para onde sua companhia está indo, seus gestores também precisam saber e atuar alinhados com essa visão.

GPD e colaboradores

São eles que vão fazer as entregas de alta qualidade que você tanto precisa para fazer sua empresa prosperar. Logo, todos estão interligados de alguma forma e, se algum dos participantes do processo não estiver alinhado, todos perdem.

O papel do líder no GPD

Este processo é liderado pelo diretor presidente. Afinal de contas, ele é elaborado a partir dos objetivos da empresa, como um todo. E logo depois, é desdobrado em metas menores e imediatas, correspondentes à cada setor.

Exatamente como no BSC, tanto em nível macro como em nível micro, o papel do líder (gestor) é fundamental na execução. Apenas o acompanhamento e o alinhamento da visão entre todos os setores pode garantir que a metodologia vai, realmente, trazer os resultados esperado e engajar a equipe.

– Leia também: Tipos de liderança: os 8 principais estilos e suas características

Vantagens da Gestão por Diretrizes

  • Potencializa o alcance das metas estratégicas, uma vez que tem grande foco no desdobramento das metas estratégicas até o nível operacional;
  • Reduz significativamente o grau de incerteza do planejamento anual, já que conta com o processo de catch-ball, isto é, a negociação de metas em cada um dos níveis da organização;
  • Padroniza o acompanhamento de metas e criação de planos de ação, visto que estabelece resultados e atividades até o nível de rotina da organização.

Como o Scopi pode ajudar na implementação da Gestão por Diretrizes?

O Scopi é uma ferramenta que auxilia na implementação e no monitoramento do planificación estratégica, empregando o modelo BSC, conhecido por ser o mais completo método de planejamento estratégico existente no mercado.

Ao contar com o Scopi, você tem na palma da mão as mesmas possibilidades que o Gerenciamento pelas Diretrizes pode oferecer à sua empresa. Veja:

1. Todos sabem quais são suas metas

Indicadores com suas metas servem para que todos saibam para onde a organização está indo e onde deve chegar. Dessa forma, é fundamental que o trabalho seja balizado por metas, em qualquer esfera.

No Scopi, as metas são distribuídas para os coordenadores das áreas (diretores, gerentes, gestores) e para os responsáveis (pessoas dedicadas à operação), que são usuários do sistema.

2. O sistema é colaborativo

O Scopi permite que você monitore o status de cada atividade de forma rápida e transparente. Cada colaborador tem um login com o qual pode acessar o sistema.

Lá, é possível criar um processo e compartilhá-lo com todos os envolvidos nele.

Dessa forma, você obtém datas sempre atualizadas pelo próprio executor do processo, o que facilita a transparência e a comunicação interna.

Conheça o Scopi

Acesse nosso site e descubra todas as possibilidades que nosso software de planejamento e gestão estratégica vai trazer para o sucesso da sua empresa.

O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *