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Hogar > Ferramenta SMART: como ela pode ajudar na definição de metas do planejamento

Ferramenta SMART: como ela pode ajudar na definição de metas do planejamento

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  • mayo 25, 2021
  • Marcos Kayser

As ações de um planificación estratégica são o coração do processo. Porém, é importante que elas deixem de ser apenas planos para se tornarem ações concretas. Por isso, estabelecer metas é fundamental — e com a ferramenta SMART tudo pode ser feito de forma mais eficiente. 

Neste artigo vamos apresentar:

  • As diferenças entre objetivo e meta;
  • O que é a ferramenta SMART;
  • Como utilizar a ferramenta SMART;
  • Vantagens de utilizar a metodologia SMART.

Continue a leitura para saber como utilizar esse recurso, otimizando o planejamento estratégico da sua empresa. 

Leia também: Planejamento estratégico: tudo que você precisa saber

Objetivo e meta: diferenças e importância no planejamento

Embora qualquer empresa deseje alcançar um objetivo, nem sempre elas conseguem colocá-lo em prática. Talvez, isso ocorra em função de  dois problemas: a) falta de planejamento e b) falta de compreensão sobre as diferenças entre objetivos e metas. 

Portanto, entenda que:

  • Objetivo é um termo amplo e genérico, e refere-se a aspectos qualitativos. Sua empresa pode, por exemplo, estabelecer o objetivo de fazer crescer sua participação no mercado. Porém, essa é uma decisão muito global, que envolve uma série de fatores e ações para que seja alcançada. 
  • Meta expressa o sentido mais específico do objetivo, referindo-se aos aspectos mais quantitativos. Ou seja, se o objetivo da empresa é crescer sua participação no mercado, deve-se definir quantos por cento espera-se de crescimento, durante qual período e quais ações devem ser feitas para alcançar o objetivo.  

Em resumo, ao dividir os objetivos estratégicos em metas, sua empresa estará sequenciando esse desejo em ações práticas, tornando mais fácil sua execução. É isso que torna  ambos tão importantes para o planejamento estratégico. 

De nada adianta sua empresa entender seus clientes, seu modelo de negócio, as ameaças e oportunidades que o mercado reserva, se não traduzir todo esse conhecimento em objetivos, metas, projetos e processos. 

Além disso, objetivos e metas bem definidos ajudam no acompanhamento do planejamento estratégico através dos indicadores-chave de desempenho. O que ajuda a garantir que os objetivos estão sendo atingidos. 

O que é a ferramenta SMART

A melhor definição para esse recurso envolve a capacidade de auxiliar gestores e funcionários a estabelecerem metas para um setor ou a empresa. Um dos motivos é que essa ferramenta permite traçar as ações de maneira bastante clara — o que é fundamental para o alinhamento das iniciativas voltadas para cumprir os objetivos.

À medida que as metas estão devidamente especificadas, maiores são as chances de definir as atividades necessárias para alcançá-las de forma plena. Assimilar o significado do termo SMART é um passo muito importante para usar a ferramenta com inteligência. Vale destacar que a tradução para português das letras de SMART é, respectivamente: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Uma meta deve conter essas cinco características para motivar os funcionários e ajudar uma empresa a crescer.

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Como aplicar a ferramenta SMART

A ferramenta SMART também é conhecida por denominações como meta SMART, método SMART ou apenas SMART. Ela é uma ferramenta que ajuda empresas – e até mesmo pessoas – na definição de metas, estabelecendo critérios que irão orientar para que eles sejam o mais objetivos possível, facilitando seu alcance. 

Nesse sentido, o nome SMART é um acrônimo que traz os principais critérios que devem ser levados em conta na definição das metas. Confira cada um logo abaixo! 

1. Specific/Específico

A palavra specific tem o significado de específico em português. Além disso, tem um peso muito importante para o conceito SMART ser colocado em prática de forma consistente.

Definições muito amplas como “faturar mais” podem deixar uma equipe desorientada. Afinal, para aumentar o faturamento é necessário executar várias atividades. Então, é necessário estabelecer uma porcentagem para ter uma dimensão de como a expansão do faturamento pode contribuir para o crescimento do negócio. 

Por isso, é relevante definir o máximo de informações possível a respeito da meta, sendo claro e específico. Se o objetivo é aumentar o faturamento, defina  a estimativa de crescimento esperada, a data limite para atingir essa meta, as ações que podem ser feitas, etc. 

Dessa forma, sua equipe saberá onde precisa chegar de forma objetiva. Contar que ter essas informações ajuda no foco das ações e no aumento da produtividade, fatores que impactam e muito nos resultados! 

2. Measurable/Mensurável

Para não deixar dúvidas, a tradução de measurable para o português é mensurável. Compreender esse significado é peça-chave para estabelecer os objetivos de maneira clara e precisa. 

Como saber se as metas da  empresa estão sendo atingidas? A melhor resposta é por meio de dados, obviamente! Por isso, é fundamental que elas sejam mensuradas por números e porcentagens.

mulher apresentando as metas mensuráveis de uma empresa

Por exemplo, se o time de vendas da pretende prospectar mais clientes por ligações, é preciso ter um histórico do número de ligações atuais e uma projeção do quanto desejam aumentar. 

Assim, fica mais fácil mensurar a quantidade de ligações que eles conseguiram de um mês para o outro e saber se estão obtendo um bom resultado. E caso o desempenho não seja o esperado, com os dados mensurados será mais fácil identificar o que precisa ser aperfeiçoado no processo de prospecção. 

3. Achievable/Atingível

A tradução da palavra achievable em português é atingível. Podemos dizer que esse termo pode ser sinônimo de alcançável. Sem dúvida, é necessário que um objetivo seja possível de ser concretizado. Do contrário, a equipe ficará desmotivada e sem foco.

Por isso, é fundamental analisar a probabilidade e a viabilidade da meta ser atingida pela sua empresa. Leve em conta quais são os recursos que estão disponíveis para colocá-las em prática. 

Embora existam milhares de ações que possam ser feitas para aumentar o faturamento de uma empresa, por exemplo, nem sempre isso significa que sua empresa vai executar com eficiência. 

Lançar um novo produto talvez seja muito mais difícil do que mudar sua estratégia de vendas. Tudo isso depende de uma série de fatores, como momento econômico, prestígio da empresa perante o público-alvo, entre outros.

Por isso, seja racional e defina metas atingíveis. Além de aproveitar melhor o potencial da corporação e da equipe, isso evita a frustração de não chegar onde desejamos. 

4. Relevant/Relevante

Para um objetivo impactar os funcionários, é preciso que ele seja capaz de transformar o ambiente de forma significativa. Portanto, é necessário usar a ferramenta SMART e valorizar o conceito do termo Relevant que, em português, significa relevante. 

Sem dúvida, as metas da empresa devem ser relevantes. Elas precisam ter um grau de importância dentro da operação do negócio. Nesse atributo, vale a pena revisitar a Missão, Visão e Valores da companhia. 

Afinal, a filosofia da empresa é uma espécie de bússola que ajuda a guiar as ações. Se a missão é levar mais qualidade de vida para seus consumidores, é  crucial adotar práticas que ajudem, por exemplo, a preservar o meio ambiente e a tornar o cotidiano das pessoas mais saudável e prático. Por isso, é válido avaliar o quanto as metas estão alinhadas com a filosofia e o propósito da instituição. Os objetivos também devem ser coerentes com as ações previstas no planejamento estratégico.  

5. Time/Temporal

Um bom caminho para utilizar o conceito SMART de forma inteligente é explorar o atributo Time, cuja tradução em português é tempo. Toda meta deve ter um prazo para ser atingida. Dessa maneira, pode gerar um maior comprometimento da equipe.

É possível estabelecer as datas de várias maneiras, dependendo da complexidade e da grandeza do objetivo. Mas é crucial definir cronogramas, prazos de entregas e datas de reuniões, pois são atitudes vitais para avaliar o cumprimento das metas. 

Dessa forma, fica mais fácil motivar os colaboradores envolvidos, atribuir responsabilidades — mantendo tudo organizado e com foco nos melhores resultados. 

Resumidamente, as metas  precisam ser específicas, claramente alcançáveis e mensuráveis, com um prazo definido e em sintonia com os objetivos e o propósito corporativo. Assim, as ações se tornarão mais objetivas, facilitando seu alcance.

Vantagens de utilizar o método SMART

Trabalhar corretamente com o conceito de SMART pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio. Para você assimilar isso de maneira plena, vamos apresentar vantagens impactantes de adotar essa metodologia. Acompanhe!

Foco em resultado aprimorado

Ter metas é muito importante para qualquer corporação. Por outro lado, os objetivos devem ser construídos para mostrar que os resultados podem ser alcançáveis e indispensáveis para fortalecer a imagem corporativa.

A partir de um planejamento devidamente estruturado, uma empresa pode ter um maior foco em resultados. E isso se torna perfeitamente possível quando a ferramenta SMART passa a fazer parte do cotidiano de todos os membros da equipe. 

Engajamento maior dos colaboradores

Não basta qualificar os funcionários e contar com um processo de recrutamento de alto nível. Também é imprescindível fazer com que o time esteja motivado para superar obstáculos e continuar caminhando rumo à melhoria contínua.

Nesse cenário, a ferramenta SMART tem um papel indispensável, porque mostra para os funcionários que as metas foram feitas de acordo com as necessidades da empresa, levando em consideração todos os recursos disponíveis para atingir a performance prevista.

Se essa postura for identificada pelos empregados com clareza, são enormes as possibilidades de o time estar devidamente engajado e identificado com os objetivos a serem concretizados.  

Resultados mais expressivos

Não adianta estabelecer metas extremamente audaciosas, caso elas não sejam viáveis de atingir. Se uma empresa deseja crescer, por exemplo, 50% ao ano, necessita ter uma dimensão clara se realmente é possível alcançar esse desempenho.

Com a ferramenta SMART sendo aplicada com maestria, uma corporação pode avaliar o cenário de forma mais racional e inteligente. Assim, terá um ambiente mais favorável para fixar metas que realmente condizem com a capacidade da organização no momento.

Ao estruturar os objetivos com bom senso e inteligência, uma empresa pode se estruturar para ter resultados mais expressivos em longo prazo. Não se trata de uma ação simples de ser executada. Por outro lado, o uso da metodologia SMART na elaboração do planejamento estratégico tem uma contribuição relevante para analisar a conjuntura e expandir a capacidade de uma empresa crescer de forma sustentável.   

Valorização da tecnologia 

A transformação digital está modificando, de maneira significativa, o jeito de os consumidores se relacionarem com as empresas. E isso não pode ser ignorado em hipótese nenhuma.

Para aproveitar a tecnologia de forma inteligente, uma excelente alternativa é adotar a ferramenta SMART, pois aumenta as chances de identificar o momento e as soluções ideais para expandir a produtividade e a comunicação com o público-alvo.

Para isso ser viável, é relevante uma empresa ter condições de transformar as metas em realidade. Um bom caminho para concretizar essa tarefa é por meio do software de planejamento estratégico Scopi. Com ele, uma corporação centraliza todo o planejamento em apenas uma ferramenta, com acesso on-line de qualquer lugar e a qualquer momento.

Além disso, todos os objetivos, metas, projetos e processos podem ser cadastrados dentro do sistema, com responsáveis, prazos e indicadores de desempenho para mensurar seus resultados.

Se você busca de resultados mais expressivos, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a planejar e se desenvolver dentro das melhores práticas do mercado!

Preencha o formulário abaixo para agendar uma reunião com nossos consultores e conhecer tudo que o Scopi pode fazer pela sua empresa!

 

Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e filósofo. CEO da Scopi e Co-criador do software Scopi. Autor do livro Um lugar de primeiro mundo. Investidor anjo e mentor.
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