DESDOBRAMENTO DE METAS Esse é um texto sobre empresas ou sobre realizar sonhos? Que tal os dois?

Essa foto foi escolhida por uma única razão: deixar claro que ter sonhos não é coisa de criança ou de adolescente.

Todos nós sonhamos. Mas há duas categorias de sonhadores:

  • Alguns acreditam que sonhos nunca vão se realizar.
  • Outros sabem que podem, com suas próprias mãos, realizá-los.

Esta segunda categoria está muito familiarizada com métodos que fazem os sonhos se tornarem realidades. O desdobramento de metas é um desses métodos.

Se você quiser tirar seus sonhos da gaveta, precisa começar a pensar sobre ele!

Afinal, este é um texto sobre empresas ou sobre sonhos?

Sobre os dois. Sonhar está no nosso DNA. E não se pode tirar aquilo que VOCÊ É da sua figura profissional.

Por exemplo: se entre os seus valores está a importância de ser honesto, você será sempre um profissional honesto.

Seguindo essa linha, qualquer empresário de sucesso é, antes de qualquer coisa, um sonhador genuíno. Isso porque, houve um dia no qual ele sonhou em ter uma empresa incrível que, hoje, é realidade.

A diferença entre o sonhador que ele já foi e o empresário de sucesso que ele se tornou é que o primeiro deles não foi um mero sonhador: ele fez acontecer.  

Quero dizer que sonhar é algo muito mais corriqueiro do que você pensa. E o desdobramento de metas pode ser a parede que separa o seu sonho da realidade.

Desdobramento de metas: o método fada madrinha!

Pode não ser familiar à suas referências. Mas é algo muito presente no universo feminino: a fada madrinha é quem realiza os sonhos nos contos de fadas.

Claro que a sua vida é muito diferente dos contos de fadas. Mas, como qualquer lenda, resguarda algumas semelhanças.

Por exemplo, você sabe por que o desdobramento de metas pode ser considerado o método fada madrinha?

Porque este é o PONTO DA VIRADA (como diria Gladwell nesse livro AQUI): é o momento em que os sonhos deixam de ser apenas sonhos e se desdobram em metas totalmente possíveis e realizáveis.

O que é desdobramento de metas?

Antes de responder essa pergunta, é importante explicar bem o conceito de meta: são os objetivos da empresa mostrados em números. Esses números mostram “o seu local de chegada”.

Diferente de dados como “maturidade no mercado” ou “resultados alcançados”, as metas definem:

  • ONDE ESTÁ A EMPRESA
  • ONDE ELA QUER ESTAR

É importante que você saiba que não há limites para a sua projeção. Aliás, limites são para aqueles que não planejam.

Um dos passos de um planificación estratégica é o desdobramento de metas: este poderoso componente de um sistema de gestão guiada para os melhores e esperados resultados.

Esta ideia exprime a ligação que têm as metas de longo prazo e os resultados do dia a dia. Isto é, ela traduz a estratégia de crescimento para os níveis gerencial e operacional.

Entendeu como o desdobramento de metas é um método fada madrinha? Ele representa o momento em que você começa a OPERACIONALIZAR O SEUS SONHOS.

Por onde começar?

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas para o desdobramento de metas potencializar o alcance de resultados. A definição de qual seria a melhor opção para o seu negócio vai depender de vários fatores.

O principal deles é que você precisa de um método de planejamento estratégico que seja completo e condizente com a estrutura hierárquica de sua empresa.

O Scopi, por exemplo, adota o sistema BSC, o Balanced Scorecard. É o modelo de Planejamento Estratégico mais completo do mundo empresarial.

Ele desenvolve indicadores baseados nos objetivos traçados e os alinha à operação e aos processos. Tudo isso de um jeito prático y intuitivo.

Vamos começar?


O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *