Como desenvolver um Plano Estratégico: Dicas para elaborar e executar um plano na medida certa

Sua empresa está crescendo. Ótimo! Agora você precisa elaborar um planejamento. Como desenvolver um plano estratégico na medida certa?

Como desenvolver um plano estratégico

Ao tomar essa decisão, é quase imediato o surgimento de dúvidas: saber como desenvolver um plano estratégico adequado à sua força de trabalho é uma das primeiras. E trata-se de algo definitivo: ou você elabora um bom plano ou você corre o risco de não conseguir tirar o planejamento do papel.   

Por isso, nós pensamos em dar dicas para facilitar esse processo. E não só pensamos, como concretizamos também… Eles estão logo abaixo.

Escolhemos um material intitulado Tips to Keep in Mind When developing an Strategic Plan, do Blog “On Strategy”, que mostra de forma bem simples e elucidativa o quão simples é elaborar um Planificación estratégica e o quanto esta etapa é importante. Veja:

“Qualquer organização pode se organizar e criar um “planejamento”. Mas não todas conseguem implementá-lo efetivamente, tornando-o um plano concreto, sustentável e eficiente. Qualquer planejamento começa a ser elaborado com a esperança de que ele realmente será implementado. Só que as dificuldades começam a aparecer já nessa etapa, que é a parte mais difícil de todo o processo de planejamento. É em virtude disso que, em geral, eles são abandonados “sem nem mesmo começar”.

Então, nós reunimos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar seu planificación estratégica. Como? São dicas para ter em mente quando você começar a desenvolver o seu, já que deve estar preparado para criar um planejamento estratégico de sucesso que realmente será tirado do papel e executado.”

No infográfico acima, é possível observar que todas as questões que norteiam a cultura do Planejamento Estratégico são tópicos básicos de organização e algumas definições. Basta que você analise sua realidade para descobrir como fazer para alcançar suas metas e ter sucesso. É quase uma equação exata.

Dica mestre:

Não tenha medo de mudar o rumo caso você, ao executar o plano estratégico elaborado, perceba que há algo errado ou fora do lugar. Por isso, acompanhar as métricas é fundamental para fazer diagnóstico de onde você pode estar falhando. Veja o que diz o material:

“Às vezes, pensar sobre detalhes é o que vai, realmente, fazer maior diferença na execução do planejamento estratégico. Isso seria contemplado com um seguinte hábito: dar um passo para trás, periodicamente, para se certificar de que seu plano responde às questões básicas acima e segue as diretrizes de “boa estratégia”. Se a resposta for sim, você pode voltar a focar seu planejamento. Se for não, você poderá ajustar o que for necessário.

Vemos clientes repetidamente ficando perdidos nas ervas daninhas e perdendo a visão de que seu plano deve se concentrar no porquê, onde e como. Nós não usamos o acrônimo KISS (Keep It Simple Stupid) para nada!”

Agora, se você quer saber mais sobre como ter bons resultados na sua empresa, eu recomendo que você BAIXE GRÁTIS o Guia Prático do Planejamento Estratégico, onde juntamos as principais dicas para você não errar no seu planejamento.

Um abraço e até a próxima!

Letícia

CS da Scopi


O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *