O papel do líder no planejamento estratégico

O papel do líder no planejamento estratégico

O líder é peça chave em qualquer organização, independentemente do segmento e do seu tamanho. Não há sucesso sem uma boa liderança. Haverá sempre um líder por trás ou na base de uma grande realização. Mas por que isso? Qual é o papel do líder em um negócio?

No passado, os líderes, considerados chefes, eram autoritários, não compartilhavam suas ideias e, praticamente, não abriam espaços para seus subordinados opinarem e criarem. O líder da atualidade compartilha seus desejos e objetivos com a equipe, que é estimulada a desenvolver um processo de construção conjunta e contínua.

Continue a leitura e entenda melhor sobre o papel do líder no planejamento estratégico de uma organização.

A importância do líder no planejamento estratégico

Na construção do planificación estratégica e no acompanhamento de sua execução, a participação do líder é fundamental.

Um bom software de planificación estratégica e uma equipe com potencial de engajamento são importantes, mas nada substitui a atuação do líder.

Desde a análise de cenários, até o processo de controle das metas e dos projetos, a presença ativa do líder se faz necessária.

Se o líder não assumir o seu verdadeiro papel, ele passa a ser o problema e não a solução. Como consequência, o planejamento estratégico morre e o maior responsável será o líder, ou melhor, a ausência dele.

– Leia também: Tipos de liderança: os 8 principais estilos e suas características

 

Competências necessárias para um líder estratégico

Antes de falar sobre o papel do líder no planejamento estratégico, vamos citar quais competências são mais importantes para conduzir a organização ao sucesso. Confira a seguir: 

Visão sistêmica

Visão sistêmica pode ser entendida como a capacidade de enxergar a organização como um todo, ou seja, deve-se ter uma compreensão global de todos processos e departamentos. Cabe à liderança analisar como cada parte da empresa influencia a outra e assim identificar como elas contribuem para os objetivos macros do negócio. 

Essa habilidade permite que o líder identifique oportunidades de melhoria e seja capaz de alinhar com maior facilidade as atividades da empresa ao planejamento estratégico. 

Tomada de decisão baseada em dados

Uma das competências mais importantes para as lideranças da atualidade é a capacidade de tomar decisões baseadas em dados concretos, e não apenas em intuição ou experiência pessoal. Isto é, a liderança estratégica deve ser capaz de indicadores de desempenho (KPIs), métricas financeiras e relatórios detalhados para tomar decisões informadas que maximizem os resultados

Roadmap: o que é, importância na gestão estratégica e como implementa-lo

Comunicação assertiva

Para que o líder tenha controle das ações estratégicas, é muito importante que ele tenha uma comunicação clara e assertiva. Dessa forma, é possível engajar e motivar os colaboradores com mais facilidade. 

O líder deve ser capaz de transmitir a estratégia de forma simples, garantindo que cada membro da equipe entenda seu papel no alcance das metas.

Inovação e flexibilidade

Inovação e flexibilidade são habilidades-chave no cenário volátil que vivemos atualmente, afinal, sabemos que o ambiente de negócios pode mudar rapidamente. Logo, a liderança deve ser flexível para se adaptar a novas circunstâncias e demandas sempre que necessário. 

Além disso, é papel da liderança também incentivar a inovação e promover uma busca contínua por novas soluções que possam otimizar processos, melhorar produtos e aumentar a competitividade da empresa.

Capacidade de delegar e gerenciar pessoas

Delegar e gerenciar o capital humano são algumas das competências mais importantes de um líder estratégico. Ele deve ser capaz de identificar as habilidades e pontos fortes de cada membro da equipe e distribuir responsabilidades de acordo com essas competências. 

É importante também que o líder acompanhe o progresso das atividades sempre que possível, oferecendo feedback constante e orientando a equipe rumo ao melhor caminho para o alcance dos resultados esperados. 

Pensamento estratégico

O pensamento estratégico é a capacidade de olhar para o futuro e desenvolver um plano para alcançar os objetivos de longo prazo da empresa. Para que isso seja possível, o líder deve ter habilidade para antecipar tendências do mercado, além de identificar oportunidades de crescimento e mitigar riscos. 

Em outras palavras, podemos dizer que ele precisa entender como as ações de hoje podem impactar os resultados de amanhã.

Gestão de crises

Crises são comuns ao longo de qualquer planejamento, porém, é fundamental que se tenha uma boa liderança para manter a calma e para tornar decisões rápidas e eficientes. Portanto, o líder deve ter o controle nesse momento, ao mesmo tempo que avalia os riscos envolvidos e realiza os ajustes necessários no plano estratégico.

Banner para ebook

Qual o papel do líder no planejamento estratégico?

1. Pensar

Líder que é líder não para de pensar. Pensa sobre o que quer, sobre seus potenciais e os potenciais de sua equipe, sobre o que está acontecendo e sobre o que está por vir.

2. Planejar

Para alcançar aquilo que deseja, antes de sair fazendo, o líder planeja, porque sabe que sem planejamento as chances de sucesso se reduzem e o retrabalho aumenta.

3. Coordenar

Principalmente em organizações menores o próprio líder assume a coordenação do planejamento estratégico e da grande maioria dos projetos, realizando ele próprio algumas ações e delegando outras.

4. Acompanhar

O sucesso do planejamento depende do monitoramento constante das metas e dos prazos das ações. Também para poder proceder com os ajustes sempre que necessários. O bom líder, com a visão do todo, faz isso muito bem!

5. Orientar

O bom líder não simplesmente reprime quando uma ação não é realizada no prazo ou é realizada sem a qualidade pretendida. Ao em vez disso, ele apresenta alternativas e orienta sobre o melhor caminho.

– Leia também: Liderança estratégica: entenda o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

6. Incentivar

A equipe precisa ser constantemente motivada, principalmente, para vencer as contingências e os obstáculos que se apresentam. Uma palavra de confiança, um elogio, tem sua força.

7. Dar o exemplo

Talvez a atribuição mais importante. É difícil a equipe seguir um líder que manda, mas não faz. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia.

Outro detalhe muito importante: o líder não faz gestão por obrigação, mas por satisfação. O prazer de liderar contamina positivamente a sua equipe.

– Veja também: Infográfico sobre o papel do líder no planejamento estratégico

Conheça o Scopi

O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil, utilizados por muitos líderes. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do planejamento estratégico . Integra num só lugar canvas, SWOT , mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer.  Solicite uma demonstração gratuita e entenda como o Scopi pode ser uma peça fundamental para melhoria dos resultados das suas lideranças.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan