Leia o relato do Armando, esse cara da foto. Ele tem uma história interessante para compartilhar com você sobre adotar a metodologia OKR para fazer planificación estratégica:
“Quando eu li as notícias sobre a metodologia OKR para fazer planejamento estratégico e descobri quais empresas tinham adotado ela, pensei que estava com a faca e o queijo na mão para fazer da minha empresa o novo Google…
Transformar a minha empresa no Google era tudo que eu queria. Não estou falando apenas da lucratividade… Estou falando de ser a melhor e mais conhecida empresa do ramo, líder de mercado e tudo que o Google representa.
Eu pensei que o segredo estava no método OKR. Mas estava ENGANADO!
Eu não sabia que o Google utiliza o planejamento estratégico com o método OKR por ser um método simplificado de planejamento estratégico que se enquadra bem na estrutura deles. E que, independente disso, o Google é uma empresa que monitora todos os seus indicadores minuciosamente…
Foi isso que os levou a excelência. E eu achando que era o OKR…
Eu descobri que por melhor que fosse a metodologia de planejamento estratégico que eu adotasse, ela não sustentaria o sucesso da empresa isoladamente.
Método simples para uma sistemática simples
Apenas para que você saiba: a sigla OKR significa Objectives and Key Results (objetivos e resultados-chave em tradução livre) e funciona de um jeito muito simples.
Como o próprio nome diz, baseia-se na gestão por objetivos. Consiste no cascateamento de objetivos da empresa para:
- executivos,
- departamentos,
- equipes,
- pessoas.
Para cada um dos objetivos definidos, definem-se também alguns resultados-chave a serem atingidos em um espaço de tempo (trimestral, geralmente).
A dinâmica garante um sólido alinhamento estratégico, já que reduz à zero a margem para problemas de comunicação, além de conferir transparência ao Planejamento Estratégico e autonomia aos colaboradores, facilitando o acompanhamento de prazos, status dos projetos e autogestão dos envolvidos.
3 coisas sobre o OKR:
- No OKR, os objetivos estão disponíveis para a consulta de todos, com um alinhamento fácil e simplificado.
- Isso faz com que o OKR seja o método certo para empresas que investem em trabalho colaborativo, onde todas as equipes trabalham juntas e compartilham o mesmo escopo de trabalho.
- A metodologia OKR se popularizou em startups, onde não há um grande número de gestores ou escalada hierárquica.
Zero implicações com o resultado final
Ele é um método simples direcionado para empresas com estrutura simples. Isso não faz dele pior ou melhor… Uma vez que você tem o método adequado para o formato da sua empresa, o que vai trazer o resultado é a forma como você o utiliza!
Nós adotamos o OKR, mas não acompanhamos os indicadores.
Por quê nós fizemos isso? Bem, ‘nós tínhamos o método de planejamento estratégico do Google, era só deixar acontecer e ele faria tudo sozinho… ’
Nem os próprios gestores acompanhavam os resultados. Por razões óbvias: as métricas faziam sentido nenhum, nós não sabíamos que era necessário definir as prioritárias de acordo com a nossa realidade…
Acompanhe o caminho, algo que eu não fiz e me arrependo
Descobri que, para ter uma empresa com um planejamento estratégico de sucesso, não basta apenas adotar a metodologia de uma empresa notável: há muitas outras coisas que você precisa observar.
Eu fui amador ao pensar que bastava implantar o OKR e que eu não precisaria mais me preocupar em monitorar semanalmente os resultados.
Desde que resolvi adotar o Planejamento Estratégico para ter um crescimento sustentável, eu pensei que bastava delegar tarefas e deu.
- Desconsiderei as reuniões de segunda-feira, que são tão indispensáveis para acompanhar os resultados e alinhar todos os envolvidos nos projetos.
- Desconsiderei rever a estratégia nos momentos em que senti que a empresa estava fraquejando (se eu tivesse analisado os dados, certamente teria conseguido fazer algo antes de deixar tudo virar uma bagunça);
- Desconsiderei motivar o pessoal para continuar no caminho, registrando dados e monitorando.
Preste atenção! Não importa qual seja o método de Planejamento Estratégico: estabelecer uma rotina de análise é indispensável. O que você não analisa, você não melhora. E o que você não melhora, não evolui.
É preciso, ainda, registrar e atualizar os planos, as metas, os indicadores… Enfim, alimentar y analisar os relatórios de acompanhamento. Isso vai fazer com que você saiba ONDE ESTÁ e para ONDE QUER IR.
Claro! Com um software de planejamento, isso fica muito mais fácil…
Se eu tivesse feito isso, o planejamento estratégico teria cumprido o seu papel: elevar os resultados da minha empresa e fazê-la aparecer entre os melhores do meu ramo.
Conheça a sua empresa e procure entender o que ela precisa. Você pode adotar qualquer método para Planejamento Estratégico: sem acompanhamento, nenhum deles vai funcionar, independente da metodologia escolhida”.
Armando tem uma história que poderia ser a sua… Sabe por quê?
Porque esta regra se aplica à todos os métodos: não basta se sustentar apenas na metodologia, mesmo se você adotar o famoso BSC (ou qualquer outra metodologia)… Sem acompanhamento, nada feito!
Aprenda com os erros dos outros e use estas histórias para não repetir as mesmas falhas na sua empresa.
Se você já conhece a sua sistemática y sabe quais são as necessidades da sua empresa, qual método de Planejamento Estratégico você vai escolher?
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