Mapa estratégico: o que é, qual sua função e como criar o seu

Estruturar o seu planejamento estratégico e colocá-lo em prática ainda é um desafio para muitos gestores. Para facilitar isso, uma das ferramentas que pode ser utilizada é o mapa estratégico.

Uma organização é um todo formado de partes que se relacionam e interdependem. É a integração destas partes que determina o sucesso do planejamento. O mapa estratégico é um componente que faz com que todos saibam quais são os objetivos estratégicos, de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, garante que todos caminhem na mesma direção.

Quer entender mais sobre o mapa estratégico ? Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre essa estratégia:

  • O que é mapa estratégico?
  • Qual a função do mapa estratégico?
  • Quais são as quatro perspectivas da ferramenta?
  • As vantagens do mapa estratégico
  • Como construir um mapa de estratégia para empresas?
  • Crie o mapa estratégico na sua empresa com o Scopi

O que é mapa estratégico?

Um mapa estratégico é um diagrama visual que ilustra os objetivos e as estratégias de uma organização e que são subdivididos em perspectivas. Pelo mapa é possível ter uma melhor visualização e, por consequência, uma melhor compreensão por parte das pessoas e dos setores, sobre onde a empresa quer chegar.

Lembrando que  nenhum departamento ou processo deve funcionar de forma isolada. Para que os objetivos sejam alcançados com sucesso, num ambiente competitivo e no tempo esperado, todos devem ter a visão do todo, ao que chamamos de visão sistêmica. Caso contrário, estamos diante de um grande problema.

Os mapas estratégicos tradicionais, que foram desenvolvidos como parte do modelo de execução da estratégia do Balanced Scorecard (BSC), ajudam a resolver esse problema, facilitando a definição e a comunicação das estratégias, através de uma representação visual de página única.

– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

Qual a função do mapa estratégico?

O mapa estratégico coloca todos os objetivos nas principais perspectivas de negócios em uma única página. Dessa forma, facilita a visualização de todos sobre os processos, demandas e a causa e efeito deles no negócio.

Caso contrário, o perigo é que os objetivos estratégicos sejam vistos isoladamente. Em vez disso, um mapa estratégico deixa claro que todos os objetivos estratégicos estão ligados e todos podem ver como os objetivos para os quais estão trabalhando ajudam a entregar a estratégia geral do negócio.

Uma vez que a estratégia é definida, acordada e compreendida, uma organização pode identificar os planos de ação que precisa implementar para entregar a estratégia, bem como desenvolver métricas e KPIs (Key Performance Indicator) relevantes para monitorar a implementação da estratégia.

Os Mapas Estratégicos, portanto, descrevem o que uma organização deseja realizar (objetivos financeiros e de clientes) e como planeja entregar suas realizações (processo interno e objetivos de aprendizado e crescimento).

Quais são as quatro perspectivas da ferramenta?

Um mapa estratégico típico consiste em quatro perspectivas que geram resultados. Esses incluem:

1. Pessoas, aprendizado e crescimento

A cultura da organização, a tecnologia e o conhecimento e as competências dos funcionários necessários para apoiar a estratégia da organização e fazer os processos e atividades funcionarem.

2. Processos e atividades de produção e operacionais

Os processos internos que ajudam as pessoas a atingir as metas e objetivos financeiros e do cliente.

3. Relacionamentos com clientes, processos e atividades

As maneiras pelas quais a organização entrega valor aos clientes e ao mercado e fornece produtos ou serviços inovadores que levarão à diferenciação e ao crescimento lucrativo.

4. Atividades financeiras

A estratégia é aumentar o valor para o acionista, por meio do crescimento da produtividade e da receita.

Dessa forma, esta estrutura ilustra que o que uma organização faz, leva ao sucesso financeiro e estratégico.

Banner para o ebook

As vantagens do mapa estratégico

O mapa estratégico é uma maneira eficaz e eficiente de explicar como a organização opera e as principais atividades de negócios que irão gerar resultados estratégicos. Veja outras vantagens dessa ferramenta: 

  • Ele facilita conversas importantes sobre o futuro e as mudanças que a empresa precisa fazer para sustentar o crescimento e a prosperidade de longo prazo;
  • Os mapas estratégicos mantêm essas conversas focadas e ajudam as pessoas em toda a organização a encontrar uma linha de visão sobre as principais atividades e metas estratégicas;
  • Isso inclui objetivos, planos e indicadores de desempenho estratégico que criarão uma vantagem competitiva e diferenciar sua empresa de concorrentes e rivais;
  • Um mapa estratégico claro para a empresa fornece uma estrutura que permite que equipes e indivíduos criem seu próprio plano de ação estratégico de suporte para apoiar a empresa;
  • Garante que cada função se adapte e evolua para permanecer relevante e contribuir para o sucesso sustentado e de longo prazo da organização;

Por fim, um mapa estratégico ajuda os líderes a tomar decisões importantes relacionadas à alocação de recursos escassos para cada função da organização, desdobrando efetivamente as pessoas, orientando a execução de atividades e processos, e otimizando relacionamentos que sustentam a busca dos objetivos estratégicos.

Como construir um mapa de estratégia para empresas?

Na maioria dos casos, um mapa estratégico é criado quando os líderes seniores se reúnem no que chamamos de reunião de alinhamento estratégico.

Durante esta reunião de alinhamento, os líderes de cada área funcional se envolvem em uma conversa para identificar:

  • As metas;
  • Os objetivos;
  • Os planos essenciais de longo prazo.

Por exemplo, uma empresa determina que existem sete atividades essenciais que compõem seu mapa estratégico. Essas atividades incluem:

  • Desenvolvimento de negócios;
  • Pesquisa e inovação;
  • Produção e operações;
  • Distribuição de serviços e produtos;
  • Operações financeiras;
  • Gestão de produtos.

Embora um mapa estratégico típico tenha quatro perspectivas, cada organização pode criar seu próprio mapa estratégico de atividades alinhadas, que representam os relacionamentos interconectados, criando uma receita única para o sucesso a longo prazo.

A tarefa final é construir um consenso sobre as oportunidades estratégicas que cada função executará para estar melhor posicionada para executar os objetivos estratégicos da organização.

E em todo esse processo, um software de planejamento estratégico pode ajudar, como você verá logo abaixo!

– Leia também: A importância das reuniões no acompanhamento das metas do planejamento estratégico

Crie o mapa estratégico na sua empresa com o Scopi

Como vimos, um mapa estratégico ajuda a entender os principais objetivos do seu negócio. E para que todo processo seja realizado com eficiência, investir em tecnologia é essencial.

O ideal então é contar com soluções como Scopi, que engloba mapa estratégico, metas e projetos em um único lugar.

Portanto, seu o seu objetivo é aperfeiçoar ainda mais as ações estratégicas da empresa, contrate agora mesmo o melhor software de planejamento estratégico.

Acesse também o nosso site e conheça mais sobre a nossa ferramenta.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *